Bem-vindo à página do curso de de Licenciatura em Letras com ênfase em Línguas Portuguesa e Espanhola da  AJES Guarantã do Norte.

 

A AJES GUARANTÃ DO NORTE faz parte do seleto grupo de Instituições de Ensino Superior Brasileiras, segundo classificação do Ministério da Educação e Cultura - MEC, no Índice Geral de Cursos – IGC. A AJES está entre as 50 melhores do Brasil e no estado de Mato Grosso é a primeira colocada.

 

Sobre o curso

 

O CURSO DE LICENCIATURA em LETRAS da AJES – Unidade Guarantã do Norte forma, prioritariamente, acadêmicos que possam atuar como professores do Ensino Fundamental e Médio, habilitados para os desafios da Educação Básica brasileira e o prosseguimento de estudos em nível de pós-graduação, capazes de exercer o magistério, a cidadania e a pesquisa com capacidade de reflexão crítica e tomada de iniciativas, especialmente sobre temas relativos à educação e aos estudos linguísticos, literários e culturais de caráter universal e local, a fim de que ultrapassem a função de meros veículos de transmissão de conhecimento e então produzam, juntos com seus pares, soluções para os problemas que se apresentem em qualquer tempo e circunstâncias.

 

Objetivos do curso

  • Ensinar, qualificar, formar e aperfeiçoar o profissional de Letras, capacitando-o ao exercício do Magistério na área de Língua Portuguesa, de Língua Espanhola e de suas respectivas Literaturas, apto à crítica e transformação do espaço social quando se fizer necessário, à produção do conhecimento na prática do magistério; além de se oferecer condições para que ele atue nas áreas afins aos conhecimentos próprios ao Curso de Letras;
  • Refletir sobre os processos educacionais diversos, bem como sobre os específicos que caracterizam a região geográfica de abrangência do curso, com vistas à formação de profissionais críticos e capazes de atuar em diferentes contextos;
  • Promover e estimular a pesquisa nas áreas de Educação e Letras, com vistas à produção e ao aprimoramento dos múltiplos saberes que compõem estas áreas;
  • Incentivar e promover a extensão, visando a integração da comunidade às atividades acadêmicas e científicas.

 

Perfil do egresso

A formação em Letras deve preparar o profissional da docência não somente para atividades ligadas ao conhecimento formal, mas também para o exercício da cidadania com ética e atuações responsáveis no meio socioambiental, com competência, qualidade, disciplina e segurança.

O Curso deve oferecer à sociedade um profissional capaz de pensar na Língua e na Literatura como caminhos para o conhecimento e a educação das sociedades e dos povos. Este indivíduo deve demonstrar coerência entre as teorias estudadas no Curso de Letras e as práticas pedagógicas e/ou profissionais da área, obtendo domínio pessoal e o aprimoramento de seu desempenho profissional por meio da autocrítica da sua formação.

Assim, o egresso do Curso de Letras da AJES deverá possuir conhecimento das Línguas, Literaturas e Culturas estudadas, com capacidade de elaboração crítica e posicionamento frente à prática do magistério nas áreas de conhecimento abrangidas pelo curso.

 

Área de atuação

O Licenciado em Letras – Português/Espanhol atua no magistério, na coordenação e direção de Escolas de Ensino Fundamental e Médio ou em Escolas que oferecem cursos de ensino da língua portuguesa, da língua espanhola e de suas respectivas literaturas.

Continuando seus estudos em nível de pós-graduação, o profissional de Letras poderá também atuar em instituições de nível superior, como docente de disciplinas de língua e literatura, e também de outras disciplinas a elas correlatas, como Antropologia Cultural, Sociologia, Didática do Ensino, Alfabetização e Letramento etc.

Ainda na área acadêmica, o profissional de Letras pós-graduado pode atuar em cursos de capacitação e nos Programas de Pós-Graduação de diversas áreas do conhecimento.

O profissional de Letras pode, ainda, exercer sua formação como empreendedor, criando escolas, metodologias inovadoras e materiais didático-pedagógicos voltados ao processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura; bem como atender a outros segmentos do mercado profissional como tradutor, intérprete, corretor, revisor, editor e produtor de textos e artes textuais verbais e não verbais, marcando assim sua presença em espaços extra escolares como cinema, televisão, jornal, revista, redes sociais e outras mídias e ambientes físicos ou virtuais.

           

O coordenador

            Cláudio Silveira Maia é Mestre e Doutor em Estudos Literários pela Universidade do Estado de São Paulo – UNESP, campus de Araraquara. Possui 17 anos de experiência no magistério, sendo 15 anos no Ensino Superior. Orientou a elaboração de dezenas de monografias na graduação e pós-graduação, é autor de vários artigos na área de língua e literatura, e um dos organizadores do livro Caminhos da Leitura, pela Editora Lumen Juris. Atualmente, exerce também a função de Diretor de Ensino da Faculdade do Norte de Mato Grosso e segue como único representante do Centro-Oeste na Comissão Elaboradora do ENADE Letras/Inglês no período de 2017 a 2019.