Bem-vindo à página do curso de Bacharelado em Fisioterapia da AJES Guarantã do Norte

 

A AJES GUARANTÃ DO NORTE faz parte do seleto grupo de Instituições de Ensino Superior Brasileiras, segundo classificação do Ministério da Educação e Cultura - MEC, no Índice Geral de Cursos – IGC. A AJES está entre as 50 melhores do Brasil e no estado de Mato Grosso é a primeira colocada.

 

Conceito

O curso de Fisioterapia da AJES GUARANTÃ DO NORTE tem como enfoque a formação de profissionais generalistas, com visão crítica e humanística, aptos a realizarem prevenção, diagnóstico e tratamento fisioterapêutico em qualquer especificidade da profissão. Além disso, o curso conta com um corpo docente altamente qualificado, com professores mestres e doutores, que prezam pelo ensino de qualidade, além de práticas didático-pedagógicas em laboratórios muito bem equipados, onde o aluno pode vivenciar situações práticas do cotidiano do profissional de Fisioterapia.

 

Objetivos do curso e público-alvo

Objetivo geral

O curso de Fisioterapia da IES tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

  • (a) Atenção à saúde: o fisioterapeuta, dentro de seu âmbito profissional, deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas e de procurar soluções para o mesmo, agindo dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
  • (b) Tomada de decisões: o trabalho do fisioterapeuta deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões em relação ao uso apropriado e à eficácia da: força de trabalho, técnicas, recursos e procedimentos terapêuticos;
  • (c) Comunicação: o fisioterapeuta deve fazer uso de uma boa comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o conhecimento de uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
  • (d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, o fisioterapeuta deverá estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
  • (e) Administração e gerenciamento: o fisioterapeuta deve estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que deve estar apto a ser empreendedor, gestor, empregador ou líder na equipe de saúde;
  • (f) Educação permanente: o fisioterapeuta deve ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação acadêmica, quanto na sua prática clínica. Desta forma, ele deve “aprender a aprender” e ter responsabilidade e compromisso com a sua própria educação e com o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício para toda a categoria profissional.

 

Objetivos específicos:

  • (a) Formar profissionais cidadãos, com visão global, crítica e humanística para a inserção em setores profissionais; aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado, globalizado e interdependente;
  • (b) Assimilar criticamente o conhecimento técnico-científico, as habilidades e competências essenciais à prevenção, promoção e recuperação da saúde humana;
  • (c) Promover a inserção profissional nos diversos níveis de atenção à saúde para atuarem em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde e, assim, comprometer-se com o respeito e valorização da vida humana;
  • (d) Capacitar o profissional a atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinarmente, com vistas à promoção da saúde, com base na ciência, na cidadania e na ética;
  • (e) Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas convicções éticas, deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
  • (f) Preparar para a realização de consultas fisioterapêuticas, avaliações e reavaliações do paciente por meio de coleta de dados;
  • (g) Preparar profissionais capazes para solicitar, executar e interpretar exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético funcional, para eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriadas, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • (h) Elaborar, criticamente, o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, com vistas a intervir nas diversas áreas em que sua atuação profissional seja necessária;
  • (i) Propiciar o desenvolvimento do senso crítico e investigador, necessários para empreender contínua formação na sua práxis profissional;
  • (j) Desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido;
  • (k) Garantir o exercício da profissão de forma articulada ao contexto social e entendê-la como uma forma de participação e contribuição social;
  • (l) Habilitar para o desempenho de atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional, bem como emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
  • (m) Capacitar para prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas, orientar o indivíduo e os seus familiares na sequência do processo terapêutico;
  • (n) Garantir os princípios da confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.

 

Público-alvo

Egressos do ensino médio e profissionais já inseridos no mercado de trabalho, portadores de diploma tanto de ensino médio ou de ensino superior, interessados em trabalhar como Fisioterapeutas em suas próprias clínicas ou consultórios, ingressar em cargos públicos municipais, estaduais ou federais, trabalhar em clubes esportivos, hospitais, escolas e empresas ou ainda exercer a docência e pesquisa.

 

Diferenciais

O curso de Fisioterapia da AJES GUARANTÃ DO NORTE tem como diferenciais o uso de metodologias ativas e estudos de caso como parte do seu projeto didático-pedagógico, bem como laboratórios muito bem equipados e atividades de extensão e pesquisa voltadas ao preparo dos alunos para a atuação no mercado, não apenas em nível regional, mas nacional e internacional também. Além disso, o corpo docente é altamente qualificado, contando com professores mestres e doutores, que prezam, especialmente, pela qualidade do ensino.

 

Conheça a coordenadora do curso

Profa. Dra. Thâmara Alves

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2009 e especialista em Terapia Manual e Técnicas Osteopáticas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em 2011. Mestre em Fisioterapia pela UNESP (2012) e Doutora em Patologia Experimental (2017) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trabalhou como Fisioterapeuta na Clínica de Fisioterapia Studio Salus, em Presidente Prudente - SP, e com atendimento domiciliar, no período de 2012 a 2014. Atualmente, é coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade do Norte de Mato Grosso e professora das disciplinas de Anatomia Geral, Anatomia do Aparelho Locomotor e História e Fundamentos da Fisioterapia. Atua como Fisioterapeuta, em consultório próprio, na Cidade de Guarantã do Norte.

 Thamara

Link para a Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0721666657610632

E-mail: thamara_alves@hotmail.com

 

Conheça o nosso corpo docente 

Prof. Dr. Cláudio Silveira Maia

Doutor em Estudos Literários (CAPES 5) pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo, campus de Araraquara (FCLAr/UNESP). Possui graduação em Letras, com habilitação Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Mestrado em Estudos Literários pela FCLAr/UNESP. Atualmente é Professor Titular dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO, também exercendo a Função de Diretor de Ensino e Coordenador do Curso de Letras.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2200891450855355

 

Prof. Me. Thiago Machado Pereira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), especialização em Endodontia pela Universidade de Cuiabá (2010), Mestrado em Ciências Odontológicas Integradas pela Universidade de Cuiabá (2015) e aperfeiçoamento em Endodontia pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Atualmente é Cirurgião Dentista da Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte, Endodontista em Consultório Particular e Professor e Coordenador de curso da Faculdade do Norte de Mato Grosso.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1402931409695348

 

Prof. Me. Wladimir Faustino

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Bandeirante de São Paulo 1997, Especialista em UTI -Adulto, Neonatologia e Pediatria pelo Cento Universitário São Camilo- CUSC-SP 1999, Mestre em Enfermagem Profissional pelo CUSC-SP 2014, habilitado em passagem de Cateter de Inserção Periférica Central (PICC) com ULTRASSONOGRAFIA (USG) - Adulto e Neonatal, Suporte Básico de Vida (BLS). Atualmente é Coordenador de Enfermagem Presidente do e Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Norte do Mato Grosso- AJES em Guarantã do Norte, MT.

Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4297621D8

 

Profa. Fabiana Rezer

Possui graduação de Bacharel em enfermagem pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do vale do Juruena-AJES, 2016, Juína-MT. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Processo do Cuidar no Centro Universitário São Camilo, atuante em Unidade de Terapia Intensiva, com enfoque em bundle de Cateter Venoso Central e Pressão Arterial Invasiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Unidade de Terapia Intensiva, Cateter Venoso Central e Sepse.

 

Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba (2010), especialização em Hematologia Clínica Laboratorial e Molecular pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (2010), Mestrado em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia Básica e Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013), Doutorado em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia Básica Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4907957039750937

 

Prof. Dr. Filipe Barbosa Margarido

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo -USP (2017). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Anhanguera de Santo André (2010). Graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2015). Trabalha nos temas da Psicologia Clínica, Psicopatologia, Filosofia e Fenomenologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2024233261642830