Duração: 8 semestres

Turno: noturno

Portaria de Autorização: n° 190 de 17/04/2019

Número de vagas: 100 Vagas/ano

Conceito de Autorização: 4 (nota máxima é 5) 

 

               Formar profissionais capazes de interpretar e compreender as necessidades clínicas dos pacientes, e de responder rápida e efetivamente desde o início da análise clínica, pautando-se pelos princípios da ética e da biossegurança; aptos a interpretar o quadro bioquímico e molecular das enfermidades, sendo capazes de dialogar com os demais profissionais da área de assistência em saúde (médicos, enfermeiros etc.)

          PERFIL DO EGRESSO

          O Art. 3º da Resolução CNE/CES 2/2003, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Biomedicina, apresenta como perfil do formando egresso/profissional o:

             "I - Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade."

            O curso de Biomedicina da Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES almeja, portanto, formar um profissional organizado, comprometido e preocupado com a saúde das pessoas e com diligência suficiente para integrar ciências profundas e complexas, necessariamente compatíveis, que permeiam a área de saúde atualmente. Para isso é necessário, então, ter um sólido conhecimento dos aspectos bioquímicos, moleculares, anatômicos e fisiológicos dos seres humanos e de suas doenças para poder avaliar as pessoas pré-clínica e clinicamente.

             Nesse sentido, o profissional de Biomedicina deve buscar fazer parte da equipe de pessoas encarregadas de promover o desenvolvimento de um atendimento de saúde de qualidade que permita responder a um dos desafios do século XXI: a transferência rápida de conhecimento de pesquisa básica para a prática clínica com bons resultados.

             Estando em pleno acordo com o perfil traçado, espera-se que o profissional a ser formado em Biomedicina por esta instituição tenha competência para atuar nos níveis de assistência primária, secundária e terciária à saúde, atuando em programas de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, respeitando o ser humano e agindo sempre de acordo com os conhecimentos técnicos e científicos que abrangem a saúde humana.

             Além de poder promover atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde pública ou privada, poderá prestar serviços de consultoria, refletir, analisar e elaborar criticamente questões científicas e sociais em saúde implicadas na atuação do Biomédico, podendo ter condições de intervir nas áreas de Biomedicina comunitária, hospitalar e clínica.

            Ainda no âmbito da promoção de saúde saberá planejar, atuar, acompanhar e avaliar ações de programas de promoção da saúde na prevenção de doenças, reabilitação e recuperação do indivíduo, de forma humana, valorizando e respeitando a vida.

             ÁREAS DE ATUAÇÃO

Por meio da formação que receberá na AJES, o Bacharel Biomédico poderá se apresentar ao mercado de trabalho em vários campos:

           a) Setor biomédico / biotecnológico e farmacêutico: Pesquisador em centros de pesquisa públicos e privados; Participação em projetos em empresas biofarmacêuticas, parques científicos e tecnológicos.

            b) Setor de saúde clínica: gestão hospitalar e concepção de estratégias; Concepção e monitorização de ensaios clínicos.

          c) Administrações: assessoria e gestão da ciência em centros de pesquisa públicos e privados de âmbito regional, nacional e internacional (Escritórios de Transferência de Resultados de Pesquisa).

            d) Área jurídica / consultoria: Assessoria jurídica em propriedade industrial e intelectual (patentes, segredos industriais).

           e) Área Acadêmica: Educação em centros de ensino superior (universidades e faculdades principalmente), design de seminários, congressos, reuniões, fóruns, cursos etc.

conheça mais sobre o curso de Biomedicina, acesse aqui https://www.youtube.com/watch?v=Fx4aalyGmhc&feature=youtu.be