Faculdade do Norte de Mato Grosso - AJES

MONOGRAFIAS - BACHARELADO EM ENFERMAGEM

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO PAI NO PERÍODO PRÉ-NATAL
Autor: MYLENA ZEILINGER
Orientador: FABIANA REZER
Objetivo: Analisar sobre a participação do pai nas consultas de pré-natal em uma região do Norte de Mato Grosso. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória e trazendo abordagem quali-quantitativa. Foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, com questões elaboradas pelos autores: abertas e fechadas, apresentando a participação do pai no período pré-natal, além, de trazer a abordagem do enfermeiro na inclusão do pai. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: Os resultados foram divididos em três categorias de acordo com os objetivos do estudo e para melhor interpretação dos dados, sendo eles: Conhecimentos dos pais sobre o pré- natal; Percepção das gestantes sobre a participação do pai no pré-natal e conhecimento dos enfermeiros sobre a participação do pai no pré-natal. A amostra contou com 68 (sessenta e oito) participantes, dentre esses contamos com 32 (trinta e dois) casais (pai e mãe) e 4 (quatro) enfermeiros. Este estudo conta com pais na faixa etária entre 18 a 58 anos. Dentre esses, a maioria 69% são casados. Percebe-se que 97% dos pais apresentam desejo em acompanhar suas esposas nas consultas. As gestantes se encontram na faixa etária de 18 a 39 anos, podendo observar que a idade das mães esta inferior à dos pais. Ademais, 69% são casadas. Além disso, a maioria respondeu que o apoia a participar das consultas, ainda assim, alguns acham desnecessária a participação do pai em todas as consultas. Quando se referimos ao pai ausente durante o processo de gestação e ausente nas consultas, 84% das gestantes responderam de forma objetiva que acham ruim o fato de os pais não estarem presentes junto a elas. Dos enfermeiros observa-se um número de 75% do sexo feminino e apenas 25% do sexo masculino, revelando que ainda a predominância de mulheres atuantes na área de enfermagem. Sobre o envolvimento do homem na gestação, todos os profissionais mostraram ser a favor e defender essa estratégia, porém, ainda não é colocado em prática por todos. Conclusão: Os homens demonstram interesse em participar das consultas e recebem o apoio de seus cônjuges, porém precisam de mais apoio e incentivo dos enfermeiros. Palavras-chave: Pré-natal; Paternidade; Gravidez.



QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Autor: ALANA NERVIS
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino
O objetivo desse trabalho, foi analisar através da literatura, a qualidade de vida de idosos institucionalizados. O método utilizado na pesquisa do tipo revisão bibliográfica descritiva exploratória com abordagem quantitativa, foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino-americana do Caribe (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Medical Literature Analysis na Retrieval System Online (MEDLINE), com os descritores: qualidade de vida, idosos institucionalizados, através do booleano AND. Os artigos foram selecionados, de acordo com os critérios de inclusão: publicados nos últimos 05 anos artigos no idioma português, na íntegra com a abordagem na temática. A questão que deu norteadora da pesquisa foi o intuito de saber se "Os idosos institucionalizados têm qualidade de vida adequada?" Através, dessa pesquisa foram selecionados 08 artigos científicos, sendo: 06 do LILACS, 01 do BVS e 01 da MEDLINE. Os resultados demonstram que existem fatores associados a uma boa qualidade vida como a prática de atividades, simples do dia a dia como tomar seu banho, beber água ou se alimentar sozinho a maioria dos idosos não tem uma boa qualidade. Conclui-se que quando os idosos possuem autonomia para realizar atividades de vida diária tem uma melhora na qualidade de vida, embora ainda muitas instituições encontram-se em situações precárias oferecendo riscos à saúde e uma piora nos fatores de qualidade de vida. Percebe-se que os idosos podem realizar suas atividades de vida diária de acordo com sua mobilidade, cognitivo, e que os responsáveis por essas instituições desenvolvam atividades, onde os mesmos possam ter mais interação, com os demais moradores, desta maneira proporcionando a esses indivíduos momentos de alegria e uma qualidade de vida satisfatória. Palavras chaves: Envelhecimento; Autonomia; Atividades de Vida Diária; Saúde do idoso.



A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA ABORDAGEM AO PACIENTE COM HANTAVIROSE
Autor: MILENI APARECIDA LOPES MUNHOZ
Orientador: Tharsus Dias Takeuti.
Introdução: A hantavirose é uma doença primitiva de origem animal, onde o homem pode ser infectado através do contato com urina e fezes do animal contaminado através do contato pelas vias aéreas. A doença pode causar febre alta, mialgia, insuficiência renal e problemas respiratórios. Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre abordagem do enfermeiro nos pacientes com síndrome pulmonar por hantavirose. Método: Revisão integrativa da literatura com abordagem quantitativa e qualitativa. Foi realizado uma pesquisa nas bases de dados LILACS e Scielo de artigos publicados nos anos de 2003 a 2020) utilizando como (palavras chaves: Hantavirose, Hantavirose Humana, Resultados: foram encontrados 66 artigos que tratam do tema, porém apenas 10 artigos foram escolhidos para a amostra final a serem inclusos na elaboração deste artigo, donde os mesmos abordavam melhor sobre a temática pesquisada, ou seja, o papel a enfermagem no tratamento da hantavirose. Conclusão: Através dos artigos estudados concluímos que o papel da equipe de enfermagem, em especial o do enfermeiro, é de suma importância no tratamento e enfrentamento da doença. PALAVRAS CHAVES: Hantavirose Enfermagem; Abordagens Hantavirose; Hantavirose.



A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autor: JOSIANE APARECIDA DA SILVA PEREIRA
Orientador: Tatiele Estefani Schönholzer.
Objetivo: analisar o uso do prontuário eletrônico do cidadão na atenção primária à saúde e os avanços e desafios da utilização do prontuário eletrônico. Métodos: Trata- se de uma pesquisa de revisão da literatura Integrativa. A seleção dos artigos foi de forma arbitrária, provendo o autor de informações sujeitas a viés de seleção, com grande interferência da percepção subjetiva, os dados foram analisados pelo método de revisão integrativa, onde a abordagens metodológicas refere se às revisões, permitindo as inclusões de estudos experimentais e não experimentais para uma compreensão completa do fenômeno analisado. A seleção dos artigos ocorreu na base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Portal da U.S. nacional, Scopus é Sciverse Scopus, base de dados bibliográfica, Literatura Latino- americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Índice Bibliográfico Español em Ciências de la Salud, e bibliográficas especializada na área de Enfermagem. Os dados levantados nesta pesquisa foram obtidos por meio de descritores em ciências da saúde para seleção dos termos de busca é necessária a identificação dos termos (descritores) relacionados a cada um dos componentes da estratégia de PICo, representa um acrônimo para Paciente, Intervenção e contexto. Resultados: pode-se observar que com o uso do prontuário eletrônico trouxe inúmeros benefícios sendo eles a diminuição de questões burocráticas a diminuição quanto ao uso do papel e a redução de erros ortográficos. Foi possível proporcionar uma assistência em enfermagem, melhorando a organização da implantação da demanda espontânea. Conclusão: ainda há necessidade de estudos a respeito da identificação, benefícios e investimento da educação digital para os profissionais que atuam na atenção primária, no Brasil, para que as informações geradas no nível federal possam realmente serem utilizadas no nível local. Descritores: Prontuário Eletrônico do Paciente; Registros Eletrônicos de Saúde; Prontuário eletrônico do cidadão; Atenção Primária em Saúde.



ABORDAGEM DO ENFERMEIRO DURANTE À PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA EM CRIANÇAS
Autor: MARCIANE DIAS DOS SANTOS
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino.
Introdução: A Punção Venosa Periférica (PVP) consiste na inserção de um cateter que rompe as barreiras naturais da pele, introduzindo um dispositivo que será utilizado para terapia medicamentosa, reposição volêmica, transfusões sanguíneas e seus derivados. O enfermeiro tem papel fundamental na abordagem durante a punção venosa periférica em crianças, o mesmo deverá possuir qualificação profissional, além de destreza e empatia, promovendo o bem-estar da criança submetida a esse procedimento. Quando as crianças estão doentes e necessitam de intervenções como PVP, é de extrema importância que o enfermeiro seja habilitado para abordar a criança e seus acompanhantes, explicando os procedimentos, amenizando seus medos e insegurança e possíveis traumas advindos desse procedimento em questão. Objetivos: Identificar a abordagem do enfermeiro em relação à punção venosa periférica em crianças. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, de forma exploratória, com abordagem quantitativa, as quais foram explanadas nos bancos de dados, Biblioteca Eletrônica Cientifica Online (SCIELO), Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Bases de Dados de Enfermagem (BDENF). Resultado e Discussão: para realização deste trabalho foram selecionados artigos conforme critério de inclusão e exclusão com 93 produções encontradas, sendo selecionadas para este estudo 7 produções cientificas, ficando para a amostra final da pesquisa. Onde os principais resultados foram a introdução das novas tecnologias, aprimoramento da abordagem do enfermeiro durante a punção venosa periférica e adesão do brinquedo terapêutico no contexto hospitalar, tornando a abordagem mais qualificada e humanizada. Conclusão: Este estudo poderá contribuir com o aprimoramento e aperfeiçoamento do enfermeiro durante a punção venosa periférica, independentemente da finalidade terapêutica, tendo uma abordagem mais qualificada ao utilizar tecnologias como: Ultrassom, Infravermelho e ferramentas como Brinquedo Terapêutico, e diminuição da dor, proporcionando um cuidado singular e humanizado para à criança e sua família.



ACOLHIMENTO À PESSOA IDOSA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Autor: ROSEMARA MORAES DOMINGUES
Orientador: Wladimir Faustino Rodrigues.
Objetivo: analisar na literatura cientifica a abordagem no acolhimento da pessoa idosa na unidade básica de saúde. Método: trata-se de uma pesquisa revisão de literatura, com abordagem descritiva, exploratória, realizada nas bases de dados: SciELO, LILACS utilizando os descritores: enfermagem, acolhimento, idoso, unidade básica. Os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão de 2009 a 2020, artigos científicos, no idioma português, a questão que norteou a pesquisa foi: Como ocorre o acolhimento da pessoa idosa na unidade básica de saúde, através desta pesquisa foram identificados 11 artigos. Resultados: transmitem pouca consciência dos profissionais em relação aos direitos dos idosos, através das unidades de saúde faltam capacitações para esses profissionais. Conclusão: Através dos resultados obtidos, constatou-se, que atenção aos idosos não está satisfatório como o esperado neste nível de atenção, assim surge à necessidade de profunda mudança no atendimento das unidades de saúde da família, buscando a satisfação, e melhorias no acolhimento para prestar um atendimento com qualidade. Palavras chaves: Enfermagem; Acolhimento; Idoso; Unidade Básica de Saúde.



ANÁLISE DA LISTA DE ESPERA DE TRANSPLANTE RENAL ENTRE OS ANOS 2015 A 2019 EM ADULTOS NO BRASIL
Autor: JOICIELI FERNANDES DA SILVA ARAÚJO
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino.
O objetivo dessa pesquisa foi analisar a taxa de pacientes na lista de espera do transplante renal no período de 2015 a 2019, com a faixa etária acima de 18 anos de idade de ambos os sexos, sendo analisado e incluídos todos os casos descritos pelo Registro Brasileiro de Transplantes. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva de caráter exploratória, com abordagem quantitativa, foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed e Registro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, com os descritores que abordem Doença Renal Crônica, Transplante Renal, tratamento da Doença Renal Crônica, para esta pesquisa foram utilizados 53 documentos após os critérios de exclusão. A Doença Renal Crônica é definida como uma alteração do ritmo de filtração glomerular ou estruturas renais e quando essas mudanças acontecem num período superior há noventa dias, levando a perda das funções renais de excretar e manter o equilíbrio hidroeletrolítico. O diagnóstico é baseado na taxa de filtração glomerular e na albuminúria, sendo importante para reconhecer, avaliar e tratar a doença. Com esse estudo foi possível observar um grande número de pessoas que entraram para lista de espera do transplante renal nos últimos cinco anos, sendo um total de 56.832 em todo Brasil, segundo dados coletados. Em comparativo com o mesmo período o número de óbitos total foram de 5.994 dos pacientes que aguardavam pelo tratamento de transplante renal. Concluímos que o número de ingressos na lista de espera tem permanecido elevado e o número de óbitos dos que aguardam pelo transplante tem permanecido semelhantes aos anos anteriores devido à má distribuição de órgãos competentes para realização do tratamento de transplante. Palavras-chave: Doença Renal Crônica; Transplante Renal; tratamento da Doença Renal Crônica.



ANÁLISE DA TAXA DE DETECÇÃO DE SÍFILIS ADQUIRIDA ENTRE OS ANOS 2015 A 2019 NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO: Entre homens e mulheres com idade entre 20 a 40 anos
Autor: ADELICIA CESARIA MIRANDA FILHA
Orientador: Tharsus Dias Takeuti.
INTRODUÇÃO: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária), a sífilis adquirida sendo os estágios primários e secundários de maior possibilidade de transmissão. Ela pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo por uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou no parto. A infecção por sífilis pode colocar o bebê em risco durante a gestação, caso a mãe não seja tratada podendo levar a infecção transplacentária para a criança, por isso é de extrema importância fazer o pré-natal para planejar, controlar e prevenir. OBJETIVO: Avaliar a prevalência de sífilis nos municípios de Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo documental de caráter quantitativo utilizando dados secundários disponíveis publicamente no site eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Os dados secundários relacionados à prevalência de sífilis adquirida na região norte de Mato Grosso foram organizados por faixa etária de 20 aos 40 anos para o período entre 2015 a 2019. RESULTADOS: Observou-se que entre os anos de 2015 a 2019, houve um acrescimento no número de diagnósticos nos anos de 2017 e 2018 no Estado de Mato Grosso e consecutivamente nos municípios aqui relatados. Percebeu-se tambem que a taxa de detecção por diagnósticos ano é maior na população masculina no Estados e nos municípios e maior entre as mulheres. CONCLUSÃO: Através da presente pesquisa foi possível observar, segundo análise dos dados do DATASUS que os números de casos de mulheres com faixa etária entre 20 a 40 anos com sífilis adquirida reduziu no ano de 2019. Palavras-chave: sífilis adquirida; infecção; sexualmente transmissível.



ANEMIA FALCIFORME NA GESTAÇÃO
Autor: LUCINÉIA APARECIDA DOS SANTOS
Orientador: Tharsus Dias Takeuti.
Introdução: A anemia falciforme é uma doença genética hereditária onde ocorre uma mutação genética na qual é caracteriza por hemácias com formas de foices trazendo muitas complicações a saúde de gestantes portadoras da doença. Objetivo: Analisar as consequências da anemia falciforme na gestação através das evidências científicas. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura integrativa, com abordagem quantitativa e qualitativa. Onde foi realizada uma análise sobre as consequências da anemia falciforme na gestação através das evidências científicas. Conclusão: Mesmo a anemia falciforme sendo recorrente na gestação, ainda existem poucos estudos tratando da temática, o que dificulta o acesso a novas informações sobre a mesma. Com tudo a enfermagem assim como as demais classes que trabalham no contato direto com as portadoras da doença necessita de novos estudos para embasar as suas práticas, no entanto o enfermeiro o é principal profissional no acolhimento a gestante através as consultas de pré-natal. Palavra-chave: Anemia Falciforme; Gestação; Anemia Gestacional.



ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS ACIDENTES OFÍDICOS NO ESTADO DE MATO GROSSO
Autor: FERNANDA FERNANDES DE RESENDE
Orientador: Tharsus Dias Takeuti.
O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil epidemiológico relacionado aos acidentes ofídicos registrados no estado de Mato Grosso entre os anos de 2016 a 2019, notificados pelo Sistema de Informações de Agravos e Notificação (SINAN). Foi realizado através de uma pesquisa epidemiológica de natureza quantitativa exploratória, para tanto foram especificados os tipos de serpentes, delimitando ainda, o sexo e faixa etária dos seres humanos acometidos pelo acidente, o período entre a picada e o atendimento médico, bem como, a identificação dos meses do ano em que os acidentes ocorreram. Dos 4.431 casos acidentes por serpentes, 7,2% tiveram seu gênero ignorado. O gênero Bothrops foi o responsável pela maioria dos acidentes com 86,3%, seguido pelo gênero Crotalus com 4,8%. O sexo masculino foi o mais atingido com 76,3%. Conclui-se que os acidentes ofídicos se tornaram um problema de saúde pública e uma das formas de amenizar esse problema implica na implantação de programas educativos com relação à prevenção desses acidentes promovendo a conscientização e proporcionando às pessoas o conhecimento sobre as espécies de serpentes em nossa região, podendo contribuir para o declínio da quantidade de acidentes, bem como para a formulação de medidas preventivas. Palavras-chave: Acidentes Ofídicos; Ofidismo.



ATENDIMENTO DA EQUIPE DE SAÚDE ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRABALHO EM FRIGORÍFICOS NO NORTE DE MATO GROSSO
Autor: DEISE LOPES DA SILVA
Orientador: Diógenes Alexandre da Costa Lopes.
O objetivo principal deste trabalho foi a criação de um fluxograma sequencial de atendimento de profissionais de saúde, que oferecem auxílio ao colaborador após um acidente de trabalho em indústrias frigoríficas bovinas no Norte de Mato Grosso, visto esses acidentes ser de grande demanda e requer total atenção, a criação de um fluxograma iria padronizar o atendimento realizado pela equipe de saúde, na área industrial de frigoríficos bovinos, um atendimento fundamental inicial oferecido durante a jornada de trabalho, a sequência correta desse atendimento direciona a equipe multidisciplinar para melhor execução de tarefas, minimizando erros de atendimento ao funcionário, diminuindo lesões futura e sequelas permanentes Método: A presente pesquisa Trata-se de uma pesquisa metodológica, descritiva, delineada por uma revisão bibliográfica, com abordagem quantitativa. Chegamos aos Resultados que no ano de 2019 podemos observar que os acidentes mais frequentes se enquadra no leve de consequência corte, evidenciando distrações falta de treinamento ou até mesmo a falta do uso de EPIs. Com isso concluímos, que a criação desse fluxograma ajudaria os profissionais de saúde nesse atendimento ao colaborador, trazendo para a indústria um padrão de atendimento correto segurança e confiança para os colaboradores e para os profissionais que já saberiam a sequência correta de um atendimento de acidente de trabalho. Palavras chaves: SESMT; Equipe de saúde; Indústrias frigoríficas bovinas; Acidentes de trabalho.



IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL REALIZADO PELO ENFERMEIRO EM GESTANTES PORTADORAS DO HIV
Autor: ANDRESSA APARECIDA DOS SANTOS MARTINS
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino.
Objetivo: Analisar a atuação do enfermeiro no pré-natal em gestantes portadoras de HIV, através da literatura nos últimos cinco anos. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, descritiva com abordagem quantitativa, através de levantamento de artigos e/ou autores que norteiam o tema abordado. Nas buscas foram utilizadas bases de dados acessadas via Portal da Biblioteca Virtual da Saúde, além de Literatura Latino-Americana e do Caribe em ciências da saúde; Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e Base de Dados da Enfermagem, com os booleanos AND. Resultados: foram encontrados 6.925 artigos que tratam do tema, porém apenas 5 artigos foram escolhidos para a amostra final a serem incluídos na elaboração desta pesquisa, os mesmos abordaram melhor sobre a temática pesquisada, ou seja, a importância do pré-natal realizado pelo enfermeiro em gestantes portadoras do Vírus Da Imunodeficiência Humana. Conclusão: através dos artigos estudados conclui-se que o papel do enfermeiro no pré-natal de gestantes portadoras do HIV é de suma importância principalmente na atenção básica à saúde, pois através de orientações e ações de saúde na fase gestacional estabelecidos e preconizados pelo Ministério da Saúde do Brasil, garantem segurança para mãe e filho, conduzindo para uma gestação de baixo risco que evite a transmissão do vírus e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis para o bebê; sendo necessário um bom acolhimento, escuta qualificada, estabelecimento de vínculos "cliente/paciente" , deixando-as mais confortáveis e seguras, além de diminuir medos, anseios e outros fatores adversos desnecessários. Palavras-Chave: Enfermeiro; Gestante; Gravidez; HIV; Pré-natal.



ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE A DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA
Autor: REGIANE CRISTINA DOS SANTOS
Orientador: Maria Isabela Haddad.
O objetivo principal deste trabalho foi reconhecer através de pesquisa bibliográfica a importancia da atuaçao da enfermagem na prevençao primária da Doença Arterial Coronariana visto que trata-se da doença que mais causa óbitos precoces. Apresenta-se os resultados obtidos junto ao levantamento de dados referentes a importância da atuação da enfermagem na prevenção primária para a qual foi necessário descrever o desenvolvimento da doença arterial coronariana através de seus fatores de risco, reforçar a importância da atuação da enfermagem na prevenção primária e direcionar a atuação do enfermeiro na educação em saúde sobre os fatores de risco a Doença Arterial Coronariana. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Diante disto, verifica-se que os fatores de risco para a doença arterial coronariana estão presentes em larga escala dentre a população confirmando a necessidade da intervenção primária a referir-se a fatores de risco não modificáveis bem como prevenção e tratamento dos fatores de risco modificáveis, mostra também os resultados positivos obtidos com o teste da hipótese levantada com os quais conseguiu-se identificar modificações nos fatores de risco alterando assim a progressão da Doença Arterial Coronariana o que impõe a constatação da redução de óbitos precoces . Palavras-chave: Obesidade. Dislipidemia. Diabetes Mellitus tipo 2. Hipertensão Arterial. Sedentarismo. Má alimentação.



ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SEGURANÇA DO PACIENTE NO TRANSOPERATÓRIO
Autor: MANOEL BARBOSA LEANDRO
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino.
Objetivo: foi analisar a importância da atuação do enfermeiro na segurança do paciente no período transoperatório, através de literatura científica. Método; trata- se de uma pesquisa de revisão integrativa, descritiva-exploratória, com abordagem quantitativa, que foi realizada através das bases de dados, Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, com os descritores: Centro Cirúrgico, Enfermagem, Segurança do Paciente, Período Transoperatório, através dos booleanos AND e OR. Os artigos foram selecionados conforme o critério de inclusão artigos que disponíveis na íntegra gratuitamente, no idioma português e artigos publicado no período de 2010 a 2020 referentes a temática do estudo. Resultados; os artigos foram selecionados, analisados e comparados com outros autores, para amostra final apenas 05 artigos demonstram relevância ao proposto pelo estudo, onde destacavam-se referentes a segurança do paciente no transoperatório, lesões por pressão em cirurgias cardíacas, checklist, agendamento eletrônico de cirurgias, diagnóstico de enfermagem, registros de enfermagem. Considerações finais: observa-se que o enfermeiro é peça chave dentro do processo de gestão na Unidade Centro Cirúrgico, visando mais qualidade na assistência voltada para a segurança do paciente no período transoperatório, o mesmo deve acompanhar os avanços técnicos e científicos, a atuação direta do enfermeiro nesse período terá influência evitando riscos, eventos adversos, iatrogenias, complicações futuras. Palavra-chave; Centro Cirúrgico; Enfermagem; Segurança do Paciente; Período Transoperatório.



ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PARTO NORMAL HUMANIZADO
Autor: GEANE PEREIRA BATISTA
Orientador: Paloma Dos Santos Trabaquini
Objetivo: Analisar a atuação do enfermeiro diante do parto normal humanizado, e o uso das novas práticas de humanização, deixando que o processo parturição ocorra naturalmente, priorizando assim o cuidado humanizado e dando ênfase na humanização, onde o cuidado deve sempre ser priorizado pelo enfermeiro, assim a parturiente vai sentir segurança no processo de parturição. Método: A pesquisa é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. A busca da amostra foi realizada nas bases de dados, contendo artigos científicos relacionado a temática, como critérios de exclusão artigos que não estavam na íntegra, artigos em outro idioma, e que faziam parte da temática abordada. Resultados: A amostra foi composta por 06 artigos identificados nas bases de dados Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) no período de 2015 a 2019. Identificou-se que com a criação de programas de humanização, à assistência à parturiente, e ao bebê passou por diversas transformações, e com as práticas novas realizada pela enfermagem obstétrica, contribui muito favorecendo um modelo mais humanizado, resgatando a autonomia e minimizando as práticas intervencionistas. Conclusão: A atuação do enfermeiro no parto humanizado é de grande importância, neste momento tão marcante para a mulher que é o nascimento de um filho, é neste momento que apareceram diversos sentimentos , e inseguranças , onde a mulher fica frágil, é neste momento que entra o profissional com o seu cuidado humanizado, tranquilizando -a onde a parturiente vai se sentir segura e acolhida para realizarem o processo de parto natural. Descritores: Parto Humanizado; Enfermagem Obstétrica; Parturiente.



HANSENÍASE: Perfil epidemiológico de portadores de hanseníase em um município do portal da Amazônia
Autor: ANTÔNIO JAMES OLIVEIRA DA COSTA
Orientador: Tharsus Dias Takeuti
A hanseníase e uma doença infectocontagiosa, provocada pela Mycobacterium leprae, de lenta evolução. E transmitida através do contato com pacientes multibacilares e pode se manifestar através de sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos. O objetivo desse trabalho é conhecer o perfil epidemiológico da população acometida pela hanseníase na cidade Peixoto de Azevedo, no Estado de Mato Grosso, durante o período de 5 anos de 2015 a 2019. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental e de caráter retrospectivo, estudo bibliográfico, quantitativo e descritivo. A fonte das informações usadas foram adquiridas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). No município teve 896 casos de hanseníase no período estudado. Desses, houve maior frequência foi do sexo feminino, com 516 casos, a maior proporção da raça parda, com 482 casos, com idades entre 50 a 64 anos, com 36,16%, nos Programa Saúde da Família (PSF) o perfil endêmico foi detecção na zona rural o maior índice de 25% casos. Peixoto de Azevedo continua sendo uma região endêmica, pois pretendemos contribuir com a finalidade de controle da hanseníase, para que os administradores determinem objetivos e organizem um procedimento ou meios de ações de controle para acabar com a doença. PALAVRAS-CHAVE: Hanseníase, Mycobacterium leprae. Micobacteriose, lepra



FATORES RELACIONADOS À INTERRUPÇÃO PRECOCE DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA CIDADE DO NORTE DE MATO GROSSO
Autor: HEMILLY AGUIAR FERREIRA
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino.
Objetivo: foi verificar os fatores relacionados ao desmame precoce do aleitamento materno em crianças na região norte de Mato Grosso. métodos: trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva - exploratória, com abordagem quantitativa, realizada a partir de entrevistas aplicadas a 60 mães em 8 Unidades Básicas de Saúde em uma Cidade do Norte de Mato Grosso, a coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas elaboradas pelos autores, relacionado ao conhecimento das mães participantes da pesquisa sobre o aleitamento materno e seus benefícios, desmame precoce e suas consequências. Está pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso- Campus Universitário de Sinop em pesquisa com seres humanos no dia 12/03/2020 de acordo com a determinação da resolução Nº 466 de 12 de dezembro de 2012, CAAE: 22930719.3.0000.8097. Resultados: A amostra desta pesquisa contou com N=60=100% de mães participantes, constata-se que a maioria das mães tinham idade entre 21-30 anos N=20=33% , N=44=73% eram pardas, casadas N=30=50%, tinham apenas 1 filho e ensino médio completo N=17=28%; em relação a amamentação, constata-se N=59=98% das mães amamentaram; N=50=83% sabiam sobre a importância do aleitamento materno; N=42=70% das mães não tinham conhecimento sobre os benefícios da amamentação para si; N=46=77% sabiam os benefícios da amamentação para a criança; N=42=70% das mães sabiam até que idade ocorria amamentação exclusiva; N=51=85% das mães tinham conhecimento sobre com quantos meses deveriam começar a introduzir outros alimentos para criança; constata-se que a maioria das mães N=38=63% sabiam as consequências do desmame precoce ; N=32=53% tiveram dificuldades ao amamentar pela primeira vez; N=39= 65% das mães fizeram uso de mamadeira ou chupeta para criança; N=25=42% amamentaram as crianças até 1 ano de idade. Conclusão: conforme demonstrado no estudo, são muitos os fatores que levam a prática do desmame precoce, sendo os problemas mamários um dos principais, estudos mostram que a idade e escolaridade da mãe também influenciam no desmame precoce. Mesmo que o aleitamento materno atualmente seja incentivado através de campanhas de promoção à saúde, nota-se um déficit de informações e compreensão dessas mães sobre os benefícios do aleitamento materno para a criança e para elas. Sendo um dever do profissional enfermeiro, esclarecer todas as dúvidas, promover e incentivar o aleitamento materno. Palavras chave: Desmame Precoce; Amamentação; Nutrição Infantil; Aleitamento Materno. Palavras chave: Desmame Precoce; Amamentação; Nutrição Infantil; Aleitamento Materno.



FATORES DE RISCO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO
Autor: THAILORRANE VIEIRA DE SOUZA
Orientador: Fabiana Rezer.
O objetivo deste trabalhar foi identificar os fatores de risco para desenvolvimento da síndrome de Burnout em enfermeiros atuantes na atenção primária a saúde, enfermeiros da unidade hospitalar e enfermeiros Docentes. O método utilizado foi uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória e abordagem quantitativa. Foi realizada com a aplicação da escala de Maslach (escala validada que avalia os fatores de risco da síndrome de Burnout) e por meio da detecção do perfil sociodemográfico da população de estudo. A escala apresenta três dimensões: Exaustão Emocional (EE), Despersonalização (DE) e Realização Profissional (RP), avaliados com escala Likert com valores de 0 (nenhum) a 5 (todos os dias) pontos, para apresentar os indícios da Síndrome de Burnout pelo menos duas dimensões precisam estar alteradas, caracterizando como alto. A pesquisa foi realizada em enfermeiros atuantes em Unidade Básica de Saúde, unidade hospitalar e docência do ensino superior. A coleta de dados foi realizada após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Os resultados da pesquisa demonstraram que dos 27 participantes do estudo, a maioria pertencia ao sexo feminino, casados e na faixa etária entre 31 e 40 anos, possuíam entre 1 e 5 anos de formação e atuação profissional na atual instituição, a maioria era composta por especialistas. Quando avaliados a escala de Maslach, na dimensão exaustão emocional os enfermeiros apresentaram destaque quanto à exaustão emocional, frustração e estresse em trabalhar com pessoas/alunos; os enfermeiros da unidade hospitalar sentem-se nos limites de suas possibilidades e os enfermeiros da atenção primária apresentam-se cansados ao final de um dia de trabalho. Na dimensão despersonalização, os enfermeiros docentes apresentaram as maiores alterações, como, não se preocupar com as pessoas que atendem, sentem-se endurecidos emocionalmente, tornando-se insensíveis, os enfermeiros da unidade hospitalar sentem que tratam as pessoas como objetos e os enfermeiros da atenção primaria não tiveram nenhuma alteração nessa dimensão. Quando a dimensão de realização profissional, os enfermeiros docentes apresentam pouco estimulo, pouca calma com problemas emocionais, baixas influências positivas e dificuldade de entender os sentimentos dos alunos, os enfermeiros da unidade hospitalar destacam pouca energia, sentem o ambiente agitado e sentem que fazem poucas coisas importantes, os enfermeiros da atenção primária não apresentaram avaliação alta nessa dimensão. Em uma análise tridimensional foi evidenciado que os enfermeiros com maiores indicativos para síndrome de Burnout são os docentes. Conclui-se que os docentes têm mais chances da síndrome, faz-se necessário que enfermeiros docentes sejam incluídos em políticas de combate e prevenção de saúde mental. Com isso, é essencial reduzir os fatores estressores, diminuindo dessa maneira a incidência da SB e, por conseguinte, melhorando a qualidade de vida e trabalho desses profissionais. Palavras-chaves: Burnout; Estresse Psicológico; Saúde do trabalhador.



CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER EM UM MUNICIPIO NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO
Autor: CRISLAINE RODRIGUES DARIVA
Orientador: Fabiana Rezer
Objetivo: Avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre violência sexual contra a mulher em um município na região Norte de Mato Grosso e analisar as estatísticas de violência sexual contra a mulher. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa de auxílio documental. Foi realizada em um município na região Norte de Mato Grosso com 30 enfermeiros pertencentes a unidade básica de saúde e hospitalar e em uma delegacia da polícia civil com a estatística do tipo de Violência sexual entre os anos de 2017 e 2020. Nos enfermeiros foi aplicado um questionário sobre a violência contra a mulher e ficha sociodemográfica. Os dados dessa pesquisa foram coletados após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: Predominância do sexo feminino com 60%, a maioria dos enfermeiros 86,66% pertencem à faixa etária entre 21 a 40 anos, sendo 56,66% solteiros e 73,33% especialistas. Na caracterização epidemiológica: 46% dos enfermeiros hospitalares erraram a questão sobre a definição da violência moral; a questão sobre uma em cada cinco mulheres que frequentam serviços de pré-natal diz ser abusada pelo companheiro: 66% dos enfermeiro de UBS disseram ser falso e 46,7% dos enfermeiros hospitalares responderam não saber. De acordo com o conhecimento do profissional de enfermagem frente à violência contra a mulher: os enfermeiros da UBS 53,3% afirmaram que explicam sobre a violência contra a mulher dizendo que é muito comum na vida das mulheres e em seguida perguntar: "você já sofreu abuso ou apanhou do seu parceiro?" já para os 60% dos enfermeiros hospitalares diz ser errado esta conduta. Diante da conduta do enfermeiro nos casos de violência contra a mulher os profissionais de ambas as instituições 100% responderem que o profissional deve ignorar hematomas ou outros sinais de violência enquanto a paciente não tocar no assunto. Diante das condutas do profissional de enfermagem frente à mulher vítima de violência acometida pelo parceiro 100% enfermeiros da UBS dizem não recomendar terapia de casal, porém, 13,3% enfermeiros hospitalares afirmam recomendar. Podemos observar que no índice de violência contra a mulher em um município no Norte de Mato Grosso houve um aumento de casos de violência contra mulher nos anos de 2018 com 105 casos sendo estupro de vulnerável com (13,4%), estupro (2,8%) e a maioria de lesão corporal (83,8%). Conclui-se que existe um déficit de conhecimento dos enfermeiros sobre a violência sexual contra mulher tornando insatisfatório desde o acolhimento até o planejamento para estas vítimas, desta forma torna-se importante que as instituições Hospitalares e Unidade Básica de Saúde forneçam capacitações aos profissionais e desenvolvam um protocolo de atendimento as vítimas para guiar os profissionais de enfermagem no atendimento. Palavras-chave: Enfermeiro; Mulher; Violência; Sexual.



CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÕES PARENTERAIS
Autor: DÉBORA NAIARA ROZIN OLIVEIRA
Orientador: Fabiana Rezer.
O objetivo desse trabalho é avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre a segurança do paciente na administração de medicações parenterais. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória e com abordagem quali-quantitativa, que foi realizada através de um questionário com questões abertas e fechadas. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso/Brasil. A pesquisa contou com uma amostra de n=55 (100%) graduandos de enfermagem que fazem parte do corpo discente de uma instituição de ensino superior da região norte de Mato Grosso. Os resultados demonstraram uma caracterização dos acadêmicos de enfermagem com predominância do gênero feminino, com idade entre 21 e 30 anos, cursando o 9° semestre, não possuindo outra graduação ou curso técnico e não trabalham na área da saúde. Nas questões específicas sobre o conhecimento dos acadêmicos na administração de medicações parenterais, na via intradérmica: 48,1% erraram sobre a indicação da via e 57,4% erraram sobre o ângulo de introdução da agulha. Nas questões sobre a via intramuscular: a maioria 66,7% erraram sobre os locais de aplicação, porém, 57,4% acertaram sobre o ângulo de punção em 90º graus. Nas questões sobre a via subcutânea: a maioria dos acadêmicos 55,6% erraram a questão sobre a dose indicada e ainda 85,2% erraram sobre os locais de aplicação. Na via endovenosa: a maioria 87% dos acadêmicos acertaram sobre a definição da via e 90,7% acertaram sobre a finalidade da via, com resultados satisfatórios nessa via. Conclui-se que os acadêmicos desta pesquisa apresentam conhecimento insuficiente sobre a administração de medicações nas vias subcutâneas e intradérmicas, moderado conhecimento na via intramuscular e alto conhecimento na via endovenosa. Palavras-chave: Segurança do Paciente; Administração de Medicações; Vias Parenterais.



CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS NA ABORDAGEM AO PACIENTE COM TENTATIVA DE SUICÍDIO
Autor: TAYNARA ALMEIDA CAMPOS
Orientador: Fabiana Rezer.
O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento dos enfermeiros na abordagem aos pacientes com tentativa de suicídio em uma região do Norte de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória, com abordagem quali-quantitativa. O universo deste estudo foram dois hospitais municipais e vinte Unidades Básicas de Saúde em dois municípios na região Norte de Mato Grosso, a amostra final deste estudo foram 38 enfermeiros. Foi utilizado um instrumento denominado: Questionário de Atitudes em Relação ao Comportamento Suicida (Suicide Behavior Attitude Questionnaire - SBAQ) e questões abertas e fechadas sobre dados sociodemográficos e a opinião dos enfermeiros sobre a tentativa de suicídio. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos pela Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena – AJES, conforme Número CAAE: 13932419.1.0000.8099. Foi possível observar a predominância 84,2% do sexo feminino entre os profissionais, com idade entre 20 a 40 anos (81,5%), predominância de casados (52,6%), dos participantes (55,2%) tem de 1 a 5 anos de trabalho na atual instituição em que estão atuando (60,4%) tem de 1 a 10 anos de profissão na enfermagem e prevalência de profissionais especialistas (68,4%). No Fator Sentimentos os resultados apresentam pouco sentimentos negativos referentes ao paciente de tentativa de suicídio. No Fator Capacidade mostrou insegurança dos profissionais neste atendimento. No Fator Direito observou-se que os profissionais não consideram direito do paciente se matar. Nas Questões Não Agrupadas os profissionais não consideraram que quem se mata tem doença mental, nem que é preciso coragem para se matar, não concordam que o paciente dificilmente se matará sem motivado, responderam não terem passado por situações que os fizesse pensar em suicídio e concordam que se indicarem avaliação psiquiátrica para este paciente o médico concordará. Dos enfermeiros 94,7% atenderam um paciente de tentativa de suicídio, apenas 10,5% possuem especialização em Saúde Mental, sendo que 86,8% consideram a depressão como fator de risco para suicídio e apenas 55,2% disseram conseguir identificar um paciente em alguma das fases do comportamento suicida. Conclui-se que os enfermeiros apresentam conhecimento insuficiente para realizar o atendimento humanizado ao paciente de tentativa de suicídio, sendo necessário capacitação destes profissionais. Palavras-chave: Enfermeiro; Tentativa de Suicídio; Atendimento.



QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES NEFROPATAS QUE FAZEM HEMODIÁLISE NO NORTE DE MATO GROSSO
Autor: LAILINE DA SILVA ALVES DOS REIS
Orientador: Fabiana Rezer.
Introdução: A doença renal crônica é detectada através da taxa de filtração glomerular, afeta o funcionamento renal e o tratamento é feito através de hemodiálise. A hemodiálise é capaz de substituir as funções renais, sendo imprescindível para pacientes que não apresentam o rim funcionando corretamente, em sua totalidade ou parcialidade, para esses pacientes é necessário que sejam acompanhados e que sua qualidade de vida seja preservada. Objetivos: verificar a qualidade de vida de pacientes nefropatas que fazem hemodiálise. Métodos: pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com abordagem qualiquantitativa. Realizada através de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, aplicado em 10 (dez) pacientes que fazem hemodiálise pertencente a região Norte de Mato Grosso, contou com um questionário de Escala de qualidade de vida de World Health Organization Quality of Life Group (WHOQOL)-Bref. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: Participaram do seguinte estudo 10 dos11 pacientes que fazem hemodiálise, 1 se recusou a participar. Os resultados foram divididos em 3 categorias de caracterização: Caracterização dos pacientes que fazem hemodiálise, onde foi possível verificar uma predominância do sexo masculino n=8=80%, na idade teve maioria entre 50-60 anos n=3=30% e 60-70 anos n=3=30%, a maioria dos entrevistados possuíam ensino fundamental incompleto n=7=70%, teve predominância no estado conjugal como casado n=5=50%, com tempo de tratamento entre 1- 5 anos n=9=90%. Referente aos fatores que desenvolveu a doença renal crônica foi possível verificar que a hipertensão foi umas das maiores causas com n=4=40%. Na caracterização de qualidade de vida dos pacientes que fazem hemodiálise, foi possível traçar as respostas onde foi utilizado uma escala de qualidade de vida de World Health Organization Quality of Life Group (WHOQOL)-Bref onde possui 4 domínios: domínio físico, domínio psicológico, relações sociais e meio ambiente, somando ao total 26 questões. Essas questões foram respondidas individualmente e todos os domínios foram considerados. O domínio com pior qualidade de vida foi o domínio físico e o com melhor qualidade de vida foi o de relações sociais. Na caracterização sobre as opiniões dos pacientes que fazem hemodiálise, foram realizadas as perguntas: qual foi sua reação ao se submeter ao tratamento de hemodiálise? O que você acha do tratamento? e sua qualidade de vida foi muito afetada após o inicio do tratamento de hemodiálise?, As respostas foram colocadas exatamente conforme a opinião dos pacientes. Conclusão: Foi possível verificar que a qualidade de vida dos pacientes que fazem hemodiálise, é afetada diretamente, mudando a rotina diária deles. Esse estudo ira contribuir para os profissionais a fim de agir de forma humanizada, orientando e esclarecendo as informações necessárias para esses pacientes. Palavras-chave: Hemodiálise. Paciente Renal. Qualidade de Vida.



CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO ÀS MEDIDAS DE CONTROLE DE INFECÇÕES ASSOCIADAS AOS CATETERES VENOSOS PERIFÉRICOS
Autor: DOUGLAS APARECIDO MATOS
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino.
Objetivo: Analisar o conhecimento dos profissionais de enfermagem, com relação às medidas de controle de infecção associadas ao cateter venoso periférico em um hospital do norte do Mato Grosso. Material e método: Trata- se de um estudo descritivo, exploratório e com abordagem quantitativa, realizado através de um questionário com perguntas fechadas de acordo com as características sóciodemográfica da população estudada e com questões específicas sobre punção venosa e medidas de controle de infecção associadas aos cateteres venosos periféricos, os dados foram coletados com a equipe de enfermagem de um hospital do norte de Mato Grosso, os dados foram coletados conforme aprovação do CEP, de acordo com a resolução 466/2012. Resultados: Participaram do estudo 39 (N=100%) profissionais, sendo 5 enfermeiros (13%), 29 técnicos de enfermagem (74%), nulo ou não responderam 5 (13%). O tempo médio de atuação foi de 1 a 5 anos (26%), sendo destes 2 (40%) são enfermeiros e 24 (60%) são técnicos de enfermagem, o setor com maior atuação foi o setor de internação (36%). Na avaliação de higienização das mãos foram analisados separadamente enfermeiros e técnicos de enfermagem, enfermeiros não obtiveram acertos esperados, 5 (100%) assinalaram a alternativa que não correspondia ao passo a passo correto, e os técnicos de enfermagem 4 profissionais (12%) assinalaram corretamente o passo a passo de higienização das mãos, e 18 profissionais (62%) assinalaram incorretamente. Sobre o tempo de permanência do cateter agulhado (Scalp e sobre agulha Abocacth) enfermeiros obtiveram mais acertos 3 (60%) comparado aos técnicos de enfermagem 12 (41%). No processo de antissepsia enfermeiros 3 (60%) assinalaram a forma correta de realização e 7 (24%) dos técnicos de enfermagem também assinalaram a alternativa correta. Com relação aos sinais flogisticos 5(100%) dos enfermeiros assinalaram a alternativa correta e técnicos de enfermagem 19 (66%) assinalaram a alternativa correta. Conclusão: Os achados deste estudo, evidenciam a necessidade de investimento em atividades periódicas de Educação Continuada e em Serviço, com o objetivo de atualização, reflexão, aquisição de competências, por todos da equipe de enfermagem, sobre os cuidados de enfermagem na prevenção e controle de infecções e outras complicações relacionadas com o cateter venoso periférico. Palavras chaves: Infecção. Equipe de Enfermagem. Cateter Venoso Periférico.



O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE AOS RISCOS OCUPACIONAIS EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO: Revisão Integra
Autor: JULIANA APARECIDA SANTOS DA COSTA
Orientador: Tatiele Estefâni Schönholzer
Objetivo: Analisar na literatura bibliográfica os riscos ocupacionais, que os enfermeiros enfrentam no seu ambiente de trabalho, uma revisão integrativa. Método: Foi realizada revisão integrativa seguindo a questão norteadora, quais os riscos ocupacionais e a importância da adesão das normas de biossegurança para a enfermagem em seu ambiente de trabalho? Foram realizadas buscas nas bases de dados vinculadas a Biblioteca virtual da Saúde BVS: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados da Enfermagem (BDENF), com o objetivo de abranger o maior número possível de artigos sobre a temática. Resultados: Foram encontrados 65 artigos, destes artigos 7 atenderam os critérios de inclusão. A partir de análise de conteúdo convergente viu-se que os principais riscos foram e sua maioria risco biológico contato com vírus, bactérias, riscos físico ruído e acidentes com perfurocortantes, risco ergonômico ritmo excessivo de trabalho, repetitividade, responsabilidade e psicológico. Conclusão: Entende-se que enfermeiros têm conhecimentos quanto aos riscos que estão expostos no seu dia a dia em seu ambiente de trabalho, no entanto verificou-se o não do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o não seguimento da adesão às diretrizes e as precauções padrão, que ocasiona acidentes com materiais perfurocortantes e com material biológico, como fluidos corporais, sangue, secreções e excreções corporais podendo assim, o profissional de enfermagem vir a adquirir alguma patologia e ou ficar com sequelas para toda vida. Descritores: Riscos ocupacionais, condições inseguras de trabalho, risco físico, risco biológico e risco profissional, trabalho precário e a Palavra-Chave: Enfermagem.



INDICE DE SOBREPESO/OBESIDADE EM CRIANÇAS DE 05 A 08 ANOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE NOVO MUNDO
Autor: ROMARIO GOMES BETARELO
Orientador: Fabiana Rezer.
Objetivo: Conhecer o índice de sobrepeso e obesidade em crianças de 05 a 08 anos de uma escola de rede pública do município de Novo Mundo, Mato Grosso. Métodos: Trata-se de um estudo de campo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em uma escola pública. Os dados foram coletados através da verificação do peso, altura, Índice de Massa Corporal e percentil das crianças do estudo. Foi realizada a segregação dos percentis por sexo, após segregação, a comparação com os dados base fornecidos pelo National Center for Health Statistics. Aspectos éticos: Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Mato Grosso Campus Araguaia. Resultados: Participaram do estudo 141 (100%) crianças. Em relação ao índice de massa corporal, a amostra estudada apresentou uma prevalência de crianças acima do peso ideal para suas idades de 16% do total de meninos participantes da pesquisa e um percentual de 13% no sexo feminino, totalizando assim 41 (29%) de crianças com sobrepeso ou obesidade. Conclusão: o maior número de crianças acima do peso ideal mostrou-se sendo do sexo masculino. Destaca-se a necessidade de implementação de políticas públicas voltadas a saúde da criança principalmente aquelas voltadas a educação e monitorização estado nutricional vigentes no município de novo Mundo. Palavras-chaves: Obesidade Corpórea; Escolares; Sobrepeso; Percentis de peso.



HIPERTENSÃO ARTERIAL NA INFÂNCIA: ANÁLISE DO USO DE MANGUITOS E CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autor: NICOLLY APARECIDA MALAGGI
Orientador: Fabiana Rezer.
Objetivo: o presente estudo visa realizar a avaliação do conhecimento dos Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros quanto a Hipertensão Arterial Na Infância e analisar se as Unidade de Saúde possuem manguitos infantis. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória, com abordagem quali-quantitativa. Foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde e uma Unidade Hospitalar, na região norte de Mato Grosso, através de um questionário aplicado a todos os profissionais enfermeiros e técnicos das unidades de saúde sobre a hipertensão arterial infantil. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: a maioria dos profissionais de enfermagem 87,5% eram do gênero feminino, 80% estavam entre 20 e 40 anos de idade e 70% eram casados. Na análise do conhecimento 92,5% dos profissionais acertaram a questão sobre o uso do manguito e sua relação com a circunferência do braço, 85% erraram a questão sobre os valores limites da Hipertensão infantil, 85% erraram a questão sobre os fatores que levam ao desenvolvimento da hipertensão infantil, 75% erraram sobre a aferição da pressão arterial no braço, em contrapartida, 62,5% acertaram sobre a conduta frente uma criança com hipertensão arterial e 63,5% acertaram sobre o intervalo entre as medidas da pressão arterial. Conclusão: é um assunto pouco abordado pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem, que precisam se aperfeiçoar mais com cursos e capacitação profissional. Palavras-Chave: Pressão arterial infantil; Enfermagem; Hipertensão arterial; Hipertensão Infantil; Hipertensão na Infância.



CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE
Autor: EDINILSON APARECIDO DA SILVA
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino
Introdução: A tuberculose é uma doença pulmonar, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, podendo acometer outros órgãos. Foi descoberta por Robert Koch em 1982, e cerca de 1/3 da população mundial, inclusive crianças possui ou já possuiu esta enfermidade. A transmissão da doença se dá por gotículas de saliva ao tossir, espirrar ou falar. O diagnóstico é feito sob exames laboratoriais e clínicos. O tratamento é gratuito pelo Sistema único de Saúde objetivando apenas a cura. Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico de pessoas com tuberculose no município de Guarantã do Norte nos últimos 2 anos através do gênero, idade, raça e escolaridade. Método: É uma pesquisa documental, explicativa de abordagem quantitativa, realizado por meio de dados coletados em documentos da vigilância epidemiológica que referenciam dados de notificação compulsória da doença. Resultados: O gênero masculino, pardo, alcoólatra e tabagista com grau de instrução baixo, foi o grupo que mais se destacou durante este estudo, devido estar mais frente e exposto aos fatores de risco que levam ao adoecimento por TB. Conclusão: Referente à todas as características relacionadas a TB, o gênero masculino se sobressaiu, isso prova que este grupo esta mais susceptível por estarem frente aos fatores de risco desencadeante desta patologia, pelo trabalho excessivo e por não cuidarem da própria saúde. Por esse motivo os profissionais de saúde devem ter constantemente uma educação continuada dia-a-dia em relação aos fatores biológicos, físicos, químicos, psicossocial, cultural, socioeconômico que abrangem a qualidade de vida desses tuberculosos. Palavras-chave: Tuberculose. Perfil Epidemiológico. Caracterização. Doença Crônica.



PRIMEIROS CUIDADOS COM RECÉM-NASCIDOS SEM COMPLICAÇÕES NA SALA DE PARTO NO NORTE DE MATO GROSSO
Autor: FABIANE CONSTANTINO DA SILVA
Orientador: Fabiana Rezer.
Introdução: Os cuidados com a saúde do recém-nascido no momento do parto e pós parto imediato tem importância fundamental para a redução da mortalidade infantil. Objetivo: observar os primeiros cuidados com recém-nascido na sala de parto, identificando a sequência dos cuidados. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, observacional, com abordagem quantitativa e análise documental. Foi realizado um estudo com aplicação de um cheklist com os primeiros cuidados, foram observados médicos e enfermeiros na atenção imediata após o nascimento com recém nascidos no momento do parto e pós parto imediato. A pesquisa foi realizada após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: Foram observados n=24 (100%) de partos: dos quais n=14 (58%) foram cesária; o cordão umbilical foi clampeado precocemente em n=5 (21%), o corte do cordão umbilical ocorreu igual ou acima de um minuto em n=19 (79%); Percebe-se que foram realizados n= 18 (75%) de Apgar no 1° minuto; o contato materno imediato não foi estimulado em n=0 (0%); Foram realizados Apgar do 5°minuto de vida em n=18 (75%); A maioria dos Recém Nascidos foram aspirados boca e nariz n=20 (83%); foi administrado Vitamina K e aplicado Nitrato de Prata em n=24=100%; Banho e vestimenta a maioria não foram realizados n=18 (75%); e nenhum Recém nascido foi identificado. Conclusão: Este estudo irá contribuir para melhorar a eficácia de enfermeiros e médicos na recepção do recém-nascido, podendo ser empregado na prática desses profissionais, contribuindo com uma assistência segura e mais humanizada. Palavras-chave: Recém-nascidos; Partos; Profissional; Cuidados.



QUALIDADE DE VIDA DE UM PACIENTE ANTES E APÓS TRANSPLANTE RENAL POR DECORRÊNCIA DE GLOMERULONEFRITE PROLIFERATIVA DIFUSA
Autor: LAURO MARCOS AMORIM
Orientador: Fabiana Rezer.
O Objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade de vida de um paciente antes e após um transplante renal por glomerulonefrite proliferativa difusa. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, aplicada em um paciente que realizou transplante renal, a pesquisa foi realizada utilizando um instrumento em sua forma resumida para avaliar a qualidade de vida do objeto de estudo foi o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL – BREF), o questionário foi aplicado em dois momentos diferentes, visando o paciente responder as facetas antes e após o transplante renal. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Mato Grosso. Os resultados da pesquisa demonstraram que o transplante renal e fundamental para a qualidade de vida de um paciente em hemodiálise;. Conclusão: A qualidade de vida está diretamente ligada ao bem estar social, emocional e profissional do paciente. Portanto através deste estudo pode ser evidenciado a melhora da qualidade de vida no paciente transplantado renal e orientações alimentares. Palavras Chave: Transplante Renal. Glomerulonefrite. Doença Renal Crônica. Qualidade de Vida.



CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS SOBRE ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UNIDADES HOSPITALARES DO NORTE DE MATO GROSSO
Autor: BRUNO FELIPE OLIVEIRA PEREIRA
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino.
Introdução: No Brasil para facilitar e agilizar a espera e o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi adotado o sistema de Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR) que é prioridade do enfermeiro segundo a resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 423/2012, no qual é um dispositivo tecnológico relacional de intervenção com potencial decisivo para a reorganização dos serviços de urgência e emergência. Objetivo: é analisar o nível de conhecimento dos enfermeiros em relação ao acolhimento e classificação de risco dentro de unidades de urgência em hospitais do norte de Mato Grosso. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória e com abordagem quantitativa, realizado a partir de entrevistas aplicadas a 20 enfermeiros atuantes no setor de urgência de dois hospitais no Norte de Mato Grosso. A coleta de dados ocorreu com um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas elaboradas pelos autores, utilizou-se a análise do percentual do cálculo de concordância, considerado satisfatório acima de 85%, essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: A amostra dessa pesquisa contou com N=20=100% enfermeiros participantes, onde a maioria dos enfermeiros pesquisados n=15=75% pertencem ao sexo feminino, a idade n=09=45% está entre 31-40 anos com tempo de profissão na enfermagem n=10=50% de 11 a 20 anos, n=16=80% possui título de especialização. Percebe-se que n=10=53% dos enfermeiros tiveram uma resposta positiva de acordo com a resolução COFEN n° 423/2012, maioria dos pesquisados já trabalharam com ACCR n=16=80% e se sentem preparados para classificar n=15=75%, n=12=60% não sabe qual o significado da sigla ACCR, n=6=40% dos profissionais alegam que adquiriam preparo para a triagem classificatória através da pratica cotidiana, ao solicitar a diferenciação entre os termos urgência e emergência, nota-se que n=15=75% dentre os entrevistados acertaram, e n=5=25% erraram a questão. Em relação as barreiras que dificultam o processo de classificar constatam-se que: n=12=50% dos profissionais citaram a Equipe de Enfermagem incapacitada ou inexperiente. Conclusão: Este estudo possibilitará aos enfermeiros ampliar os conhecimentos sobre a prática de acolhimento com Classificação de Risco, permitindo a prestação de uma assistência com qualidade e agilidade. Expondo aos gestores a necessidade de intervenções frente a existência destes fatores e estimula-los a investir em educação permanente para seus profissionais em todos níveis de complexidades Palavra-chave: Acolhimento; Urgência; Emergência; Protocolos; Enfermeiro;



AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES HISTERECTOMIZADAS
Autor: ISABEL SILVA OLIVEIRA
Orientador: Fabiana Rezer.
O objetivo desta pesquisa foi analisar as experiências e mudanças na qualidade de vida de mulheres histerectomizadas. O método desenvolvido trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem quali- quantitativa, com aplicação de questionário e perguntas fechadas e abertas de acordo com as características sociodemográficas da população estudada e questões específicas sobre a qualidade de vida de mulheres histerectomizadas através de um instrumento denominado World Health Organization Quality of Life Group (WHOQOL)-Bref. A pesquisa foi realizada em pacientes pertencentes a região Norte de Mato Grosso. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa em seres humanos. O estudo contou com a participação de 15 (100%) mulheres histerectomizadas, com idade entre 30 a 40 anos, nível de formação graduadas, maioria casadas, quantidade de filhos de 1 ou 2, realizado a histerectomia entre o período de 1 a 5 anos, sendo que 11 (68%) das mulheres fizeram histerectomia total. Na caracterização de qualidade de vida das mulheres histerectomizadas o domínio físico como: atividade, lazer, sono e repouso, trabalho, energia no dia a dia, se mostrou com maior resposta de satisfação, implicando mudanças positivas, influenciando um novo modo de vida dessa mulher. No domínio psicológico as mulheres apresentaram boa satisfação, ressaltando que o item psicológico possui uma boa satisfação na qualidade de vida, evidenciando a melhora na autoestima, ressaltando que algumas mulheres ainda possuem pensamentos negativos, o que indica a importância de intensificar a rede de apoio familiar, acompanhamento do cônjuge e relações de amizades. O domínio de relações sociais foi o item com menor satisfação, tendo em vista que a identidade feminina e suas características biológicas para mulher tem um símbolo significativo perante a sociedade. O domínio de meio ambiente como: ambiente físico, recursos financeiros, disponibilidade de informações, transporte, condições do lar, acesso ao serviço de saúde, obteve uma resposta média, sendo nem satisfatória ou satisfatória, demostrando que a maioria das mulheres não teve cuidados ao sistema de saúde de forma adequada, havendo algumas falhas no acesso de informação. Através das análises dos domínios de forma geral foi possível observar o que apresentou pior indicativo na qualidade de vida, sendo o domínio de relações sociais. Conclui-se que a histerectomia é um evento positivo na qualidade de vida, na saúde e bem-estar físico da mulher, com repercussão satisfatória no aspecto emocional e psicológico, associando a sentimento de alívio, e principalmente ausência dos sintomas físicos. Palavras chaves: Histerectomia; Impactos Psicossociais; Estilo de Vida.



PRINCIPAIS FATORES QUE DESENCADEIAM AS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE (IRAS) E SEUS RISCOS AOS PACIENTES
Autor: KAMILA VIEIRA DE SOUSA
Orientador: Maria Eduarda de Lima.
As infecções relacionadas à assistência à saúde refletem de forma negativa na prática assistencial, tornando-se insatisfatório a qualidade da assistência prestada, visto que os pacientes são submetidos a um sofrimento físico e mental por causas evitáveis, gerando então transtornos generalizados. O objetivo desse trabalho foi constatar por meio de evidências científicas os fatores de riscos que favorecem a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde no ambiente hospitalar, elencando os fatores extrínsecos e intrínsecos e as formas de prevenção adotadas pelos enfermeiros. O método desenvolvido trata-se de uma pesquisa bibliográfica integrativa com abordagem quantitativa, foi realizado através das bases de dados Scientific Eletronic Library Online, Base de dados de enfermagem, Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde vinculado a Biblioteca Virtual em Saúde com os critérios de inclusão que são os artigos publicados entre os anos 2006 a 2020, artigos no idioma português, artigos na integra, artigos originais e de revisão na temática e os critérios de exclusão que são artigos que fogem do tema proposto, monografias, dissertações e teses, artigos repetidos nas bases de dados com as palavras chaves enfermeiro, infecção hospitalar, assistência em saúde e fatores de riscos. Através da pesquisa foram identificados nove artigos que constataram os fatores que propagam as infecções relacionadas à assistência à saúde, em que está diretamente ligada a falta de higienização correta das mãos, uso indiscriminado de antimicrobianos, não adesão de protocolos e precauções para a segurança do paciente, e os principais fatores de riscos em que os pacientes são submetidos no ambiente hospitalar sendo: quedas, lesão por pressão, erro de medicamentos e outros eventos adversos. Conclui-se que as infecções relacionadas a assistência à saúde é um grave problema de saúde pública e implica diretamente em uma assistência em saúde inadequada devido ao despreparo dos profissionais de saúde, estresse dos profissionais de enfermagem, sobrecarga de trabalho resultando em falhas na assistência, somado ao estado debilitado do paciente, tempo de exposição aos ambientes hospitalares, pacientes imunodeprimidos dentre outros fatores agravantes. Palavras Chaves: Enfermeiro; Infecção Hospitalar; Assistência em Saúde; Fatores de Risco.



GIARDÍASE COMO DOENÇA DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: revisão de literatura
Autor: KARINA NERIS MARINS
Orientador: Tharsus Dias Takeuti
Objetivo: Realizar levantamento bibliográfico sobre a giardíase como doença veicular hídrica. Método: Trata se uma revisão integrativa de literatura do tipo descritiva e exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Coleta de dados: Nesta pesquisa foram utilizadas publicações de carácter científicos publicados nos últimos 10 anos indexados nas seguintes base dados: portal BVS - (Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e SciELO ( Scientific Eletronic Library Online) utilizando descritores: Giardia and água, aplicando os critérios inclusão e exclusão para a escolha da amostra final. Resultados: 6 publicações foram escolhidas para análise dos dados e discussão.Conclusão: Podemos concluir que a temática doenças veiculadas pela água é pouco abordada no meio cientifico voltada á saúde, é necessário aumentar o monitoramento de qualidade da água, bem como pesquisas de detecção para o aprimoramento de ações de prevenção voltada as parasitoses. Palavras chaves: veiculação hídrica, giárdia, água



A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO À CRIANÇA AUTISTA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE ENFERMAGEM E ESCOLA
Autor: ROSIMEIRE LOURENÇO ADÃO DA SILVA
Orientador: Wladimir Rodrigues Faustino.
A presente pesquisa analisa na literatura a importância do acolhimento à criança autista: uma abordagem interdisciplinar entre enfermagem e escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica com pesquisa descritiva narrativa. Foi realizado nas bases de dados SciELO (Scientific Ellectronic Library Online), LILACS (Literatura Latino- Americana em Ciências da Saúde) e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), com os boleanos AND OR, dos últimos 5 anos. Palavra- chave: socialização; autismo; acolhimento; enfermagem; escola. Os artigos foram selecionados de acordo com critério de inclusão, artigos relacionados à temática do estudo apresentado, sendo os mesmos no idioma português, publicados entre os anos 2016 a 2020 em base de dados confiáveis. A questão norteadora da pesquisa baseia- se na revisão da literatura, onde o principal objetivo é analisar e descrever a importância do acolhimento à criança autista, por meio de uma abordagem interdisciplinar entre enfermagem e escola. Nessa perspectiva, o trabalho interdisciplinar de duas importantes áreas envolvidas no acolhimento da criança autista soma resultados significativos para melhoria na qualidade de vida da criança. A abordagem em enfermagem visa prestar serviços como orientação e auxílio de atendimento à criança com TEA e, a escola, por sua vez deve garantir o ensino e interação da mesma no espaço escolar. Concluindo assim, que o acolhimento à criança com transtorno do espectro autista é de suma importância para o desenvolvimento de suas habilidades como, socialização, comunicação, autonomia, expressão de sentimentos e necessidades. Palavra- chaves: Socialização; Autismo; Acolhimento; Enfermagem; Escola.



A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA: de zero a seis meses de vida
Autor: JONAS FERNANDES BENTOS
Orientador: Diógenes Alexandre da Costa Lopes.
Objetivo: Descrever os benefícios do aleitamento materno até o sexto mês de vida. Metodologia: Será realizado uma pesquisa do tipo Revisão Integrativa (RI) é um método que reúne os resultados adquiridos de pesquisas primárias sobre o mesmo assunto, através de pesquisas nos sitios da internet e livros, cujo objetivo é sintetizar e analisar esses dados a fim de desenvolver uma explicação ampla e de grande importância social, de um fenômeno específico que é o aleitamento materno de zero a seis meses de idade. Resultados: Observou-se que entre os anos de 2015 a 2020, houve no pais houve poucas publicações relativas a este tema e o objetivo da pesquisa é a importância do aleitamento materno do zero a seis meses de vida, porém apenas sete artigos que atendem os critérios desta pesquisa foram encontrados foram encontrados. Conclusão: quando o recém-nascido é alimentado até o seis meses de vida com leite materno, sua imunidade é muio superior a de outros recém-nascido que não faz uso integral do leite materno, pois o leite materno tem propriedes que imuniza de sintomas como diarreia, gripes e resfriados, excelente fonte de alimento, para a mãe do recém-nascido traz vitalidade uterina, proporciona dimnuição de peso com maior facilidade, evita cancer de mama no periodo da amamentação, para o bebe a formação da oclusão facial, o AME só tem proporcionado qualidade de vida para o binomio mamãe bebe. Palavras-chave: Amamentação materno exclusivo; Valor nutricional; Alimentação, Cuidados de enfermagem.



INVESTIGAÇÃO DA VERIFICAÇÃO CORRETA DA PRESSÃO ARTERIAL PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA TRIAGEM
Autor: PAULINO MACHACAL JUNIOR
Orientador: Prof. Me. Fabiana Rezer.
Objetivo: Avaliar o conhecimento e a habilidade da equipe de enfermagem sobre a técnica correta de aferição de Pressão Arterial nos municípios do Norte de Mato Grosso. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. O universo de dessa pesquisa foi vinte Unidades Básicas de Saúde e três Unidades hospitalares da região norte de Mato Grosso e a amostra foi de trinta e quatro profissionais de enfermagem: vinte e quatro (24) atuantes em Unidades Básicas de Saúde e dez (10) atuantes em hospitais, os dados foram coletados através de um questionário validado: Avaliação do conhecimento acerca da medida da pressão arterial, com questões sobre o conhecimento, e um Checklist para avaliação da técnica de mensuração da pressão arterial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os dados foram tabulados no software Stattistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 19.0 para Windows e tratados estatisticamente em frequência absoluta, frequência relativa, média e em percentual e serão apresentados em forma de tabelas. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa nº CAAE: 42130720.2.0000.5587. Resultados: verificou-se a predominância do gênero feminino (82,4%), com idade entre 31 e 50 (61,7%) e tempo de experiência profissional entre 11 a 30 (52,9%). No quesito conhecimento, foi observado: dos enfermeiros 11,8% acertaram e dos técnicos de enfermagem 35,3% acertaram sobre a definição da PA; já o sobre conhecimento dos sons de Korotkoff, 29,4% de ambas as categorias acertaram; sobre os materiais utilizados para medir a PA somente 41,2% dos enfermeiros acertaram e dos técnicos de enfermagem foi de 17,7% de acertos; sobre as artérias que são utilizadas para aferir a PA teve 47,1% de acertos dos enfermeiros e 41,2% de acerto dos técnicos; na questão sobre a largura e comprimento do manguito os enfermeiros teve 47,1% de acerto, os técnicos foi 35,3% de acertos; em relação ao preparo do paciente foi 76,4% de acertos dos enfermeiros e 52,9% dos técnicos de enfermagem acertaram; Na questão sobre o método palpatório os enfermeiros tiveram 35,3% de acertos e os técnico de enfermagem, 11,8% acertaram; sobre o método auscultatório 29,4% de ambas as categorias acertaram; na questão sobre o que contribuir para erros de leitura da PA, 82,4% dos enfermeiros acertaram e os técnicos de enfermagem teve 70,5% de acertos; sobre os erros de leitura decorrente do esfigmomanômetro e estetoscópio 47,1% dos enfermeiros acertaram e 11,8% dos técnicos acertam; dos fatores que podem superestimar os valores da PA 17,6% dos enfermeiros acertaram e 23,6% dos técnicos de enfermagem acertaram; na questão sobre o registro da PA 47,1% dos enfermeiros acertaram e os técnicos de enfermagem foi de 52,9% de acertos. Na habilidade dos profissionais, destacou o item sobre medir a circunferência do braço que 100% dos profissionais de enfermagem não executaram; sobre estimativa da PAS pelo método palpatório também 100% dos profissionais não executaram. Conclui-se que os enfermeiros e técnicos de enfermagem tem déficit de conhecimento prático e teórico sobre a técnica de aferir da PA, sugerindo programas de capacitação e educação continuada. Palavras-chave: Pressão Arterial; Enfermagem; Conhecimento.



ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO RELACIONADA À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS INDÍGENAS
Autor: SAMUEL SILVA COLMAN
Orientador: Prof. Me. Wladimir Rodrigues Faustino
Objetivo: analisar a assistência do enfermeiro diante das crianças indígenas vítimas de violência sexual e os casos de violência sexual contra a criança em 2020 através da produção científica. Método: trata-se de uma pesquisa que se caracteriza como revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa; para a elaboração da pesquisa foram utilizadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências em Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Base de dados de enfermagem, Biblioteca Virtual em Saúde e google acadêmico; para realizar a busca foram utilizadas as palavras-chave: enfermeiro, saúde indígena, crianças, violência sexual e indígenas com o booleano AND e OR. Os critérios de inclusão foram: artigos em língua portuguesa, publicados a partir de 2010, estudos originais e de revisão na temática. Critérios de exclusão foram: os estudos que não estivessem disponíveis na íntegra e estudos duplicados nas bases de dados. Resultados: foram criadas duas categorias, a primeira sobre a descrição dos casos de violência sexual contra a criança em 2020, a segunda sobre a atuação do enfermeiro na violência sexual contra a criança indígena. Na primeira categoria foi evidenciado que as principais formas de violência sexual contra a criança envolvem estupro de vulnerável, aliciamento, exploração sexual infantil, assédio sexual e importunação sexual, estima-se que no ano de 2020 ocorrem um total de 95.247 casos de violência contra a criança e que cerca de 69.937 são físicas, outras 4.225 são por abuso sexual, 8.719 são por estupro e 1.677 são por exploração sexual. Já na saúde indígena foram 586 casos de violência contra a criança indígena, sendo 509 meninas e 77 meninos, registrados em 2017. Na segunda categoria ficou evidente que o enfermeiro é fundamental para as vítimas de violência sexual nas comunidades indígenas em seu processo de recuperação da saúde física, emocional e psicológica e a correlação com a preparação profissional para a assistência considerando a situação, ambiente e valores envolvidos. Conclui-se que o índice de violência infantil é certamente grande e que os casos de violência contra a saúde de indígenas são pouco notificados. O enfermeiro é o profissional fundamental na identificação e prevenção, devendo também atuar no âmbito da saúde indígena. Palavras-chave: Assistência do enfermeiro; Violência sexual; Crianças Indígenas.



DIFICULDADES DOS HOMENS EM PROCURAREM AS UNIDADES DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Autor: ÁGATHA LUIZA DA SILVA CARNEIRO
Orientador: o Prof. Me. Fabiana Rezer.
Objetivo: Avaliar as principais barreiras que levam a população masculina a ter dificuldades para acessar as unidades de saúde para a prevenção do câncer de próstata em um município na região Norte de Mato Grosso. Método: Refere-se a uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa delimitada pelas questões norteadoras: Quais são os principais motivos da resistência à realização do exame de próstata? Qual a dificuldade em procurar a Unidade Básica de Saúde para prevenção do câncer de próstata? O universo dessa pesquisa foi em um município do Vale do Peixoto, no Norte do Mato Grosso. A amostra foi composta por quarenta e um (41) homens. Os critérios de inclusão foram: Homens acima de 40 anos que residiam em um Município na região Norte de Mato Grosso, o critério de exclusão foram homens que residiam no município há menos de 1 ano. A coleta de dados foi através de questões objetivas de um questionário adaptado pelos autores. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos. Percebe-se que 26% dos homens desta pesquisa tinham idade entre 51-55 anos de idade. Apesar de 100% dos homens não tiveram ou tem câncer de próstata, cerca de 22% referem casos na família. Em relação a ter o câncer de próstata, percebe-se que nenhum dos homens relataram que já tiveram ou tem câncer. Instiga-se que 22% dos homens relatam casos de câncer de próstata na família, o que reforça ainda mais a importância da prevenção. Outro achado importante no estudo foi que 85% dos participantes dizem saber o que é o câncer de próstata. Em relação se o câncer de próstata pode matar 33 dos homens que realizaram a pesquisa dizem que sim. Dos 83 % dos homens entrevistados relatam que sabia que o câncer de próstata pode ser detectado, embora muitos homens não têm conhecimento da idade pode realizar o exame. Conclusão: a maioria dos homens conhece as medidas preventivas do câncer de próstata, ainda assim, grande parte nunca realizou nenhuma prevenção, estima-se que este estudo possa contribuir para o conhecimento dos homens e incentivo do rastreio do câncer de próstata. Palavras-chaves: Câncer de Próstata; Homens; Unidade Básica de Saúde.



A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E O CUIDADO FAMILIAR À CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor: ELISANDRA SANTOS LEMES DA SILVA
Orientador: Profa. esp. Dalila Mateus Gonçalves.
A presente pesquisa traz uma abordagem dos principais aspectos referentes à temática A Assistência de Enfermagem e o Cuidado Familiar à Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando a importante contribuição do enfermeiro ao fornecer suporte para os pais em relação ao cuidado com a criança e os benefícios da interação entre os profissionais de enfermagem e a família nesse processo de cuidado. O TEA ou autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento manifestado tipicamente entre os 12 e 24 meses de idade caracterizado por comprometimento nas áreas de cognição, linguagem e no desenvolvimento motor e social. O objetivo geral da pesquisa é descrever a contribuição da assistência de enfermagem e o cuidado familiar à criança com TEA, com a finalidade de alcançar a melhoria na qualidade de vida dessa criança. A metodologia utilizada baseia-se em um estudo de revisão bibliográfica por intermédio de uma pesquisa descritiva narrativa qualitativa nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval.System Online), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BDENF (Base de Dados em Enfermagem) e LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da. Saúde), com o qualificador booleano AND, OR, os artigos selecionados para a pesquisa seguiram todos os critérios de inclusão/exclusão considerando artigos publicados em português, publicados nos últimos 5 anos que estão em bases de dados confiáveis e em periódicos nacionais, artigos científicos que utilizaram análises e resultados de pesquisa. A amostra do presente estudo é resultado da soma das principais contribuições observadas nos artigos selecionados acerca do tema abordado, servindo como base para estruturação, elaboração e compreensão da pesquisa. Nas considerações finais é destacada a colaboração deste estudo, tendo em vista a revisão da literatura, direcionando uma melhor compreensão e análise diante da necessidade de auxílio por parte do profissional de enfermagem à família a respeito do cuidado prestado à criança com TEA, desde o diagnóstico até desenvolvimento. Palavra-chave: Enfermagem; Família; Criança; TEA.



DIMENSIONAMENTO DE ENFERMAGEM EM UNIDADES HOSPITALARES DO NORTE DE MATO GROSS
Autor: GABRIELLY VITORIA SANTOS ARRAIS
Orientador: Prof. Me. Wladimir Rodrigues Faustino
O objetivo deste estudo foi analisar o dimensionamento de enfermagem em unidades hospitalares do norte de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. O universo desta pesquisa foram duas unidades hospitalares em dois municípios da região norte de Mato Grosso, a amostra final desta pesquisa foram 20 enfermeiros atualmente atuantes nas unidades hospitalares da pesquisa. Foi utilizado um questionário elaborado pela própria autora com questões objetivas denominado: Perguntas Específicas do Dimensionamento para os Enfermeiros. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos pelo Hospital Universitário Júlio Muller/Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, conforme número CAAE: 42190820.7.0000.5541. Foi possível observar a predominância do gênero feminino com uma percentil de 80%; em relação a faixa etária houve predominância de 20 a 40 anos; (90%), dos participantes (50%) possuem menos de 1 a 5 anos de trabalho na unidade em que estão atuando; (80%) possuem menos de 1 a 10 anos de profissão na enfermagem, com prevalência de enfermeiros especialistas (55%). No subitem conhecimento dos enfermeiros sobre o dimensionamento do pessoal de enfermagem os resultados apontam que os enfermeiros necessitam melhorar e aprimorar o conhecimento sobre a importância e utilização prática do Dimensionamento de Pessoal para o seu uso prático diário, porém, ressalta-se que os enfermeiros do hospital 1 obtiveram maior números de acertos em relação aos enfermeiros do hospital 2. Conclui-se que os enfermeiros não possuem conhecimento ideal para a realização do Dimensionamento de Enfermagem nas unidades pesquisadas, sendo necessário educação continuada, bem como estarem atualizados frente as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, garantindo um cuidado seguro tanto para sua equipe, quanto para os pacientes. Palavras-Chave: Dimensionamento de Enfermagem; Classificação de Pacientes; Qualidade Assistencial



AS DIFICULDADES DOS GESTORES EM ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO COVID-19
Autor: LETICIA CAMARGO DE SOUZA
Orientador: Prof. Me Fabiana Rezer.
O objetivo desta pesquisa foi avaliar as dificuldades dos gestores em enfermagem nas unidades básicas de saúde e nas unidades hospitalares, durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Refere-se a uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. O universo dessa pesquisa foram três municípios do Vale do Peixoto, Norte de Mato Grosso. A amostra foi composta por 20 gestores em saúde. Foram incluídos os enfermeiros gestores em saúde, atuantes em unidades hospitalares e unidades básicas de saúde, atuantes durante a pandemia do COVID-19. A coleta de dados foi feita através de questões objetivas e dissertativas elaborada pelos autores. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos, nº CAAE: 42126920.0.0000.5589. Os participantes da pesquisa eram predominantemente do gênero feminino com 85%, cerca de 70% com idade entre 31 e 40 anos de idade, a raça branca foi de 60%, em união estável 40%, o tempo de trabalho na instituição entrevistada é 1 a 5 anos em 55%, o tempo de profissão mais entrevistado é entre 5 a 10 anos em 40%, com nível de formação predominante de especialistas em 35% e doutores em 35%. Em relação as questões específicas, percebe-se que, a maioria dos gestores relataram a falta de EPI’s, com destaque para as máscaras, sendo a máscara cirúrgica apresentou uma estatística de falta em 30% e a máscara N95/PFF2 em 60%. Com relação curso/treinamento para o uso adequado de EPI para o trabalho no enfrentamento à COVID-19 promovido pela própria instituição 70% realizaram algum tipo de capacitação. O total de profissionais contaminados pelo COVID-19 durante a pandemia foi de 60%. Os profissionais de enfermagem que atenderam exclusivamente pacientes contaminados pela COVID-19 foi de 45%. Com relação aos profissionais do grupo de risco, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas, 60% receberam licença para afastamento do trabalho, 35% foram realocadas para outras funções. E 90% dos entrevistados tem ambiente exclusivo para atendimento das pessoas com suspeita de COVID-19. Com relação a rede de apoio há saúde mental dos profissionais, 80% não obteve acesso a este serviço. Dentre as dificuldades dos profissionais na aceitação das mudanças implementadas devido a pandemia foram de 70%. O atendimento baseado no fluxograma do Ministério da Saúde para atendimento à síndrome gripal, é realizado por 45% dos entrevistados. 90% relataram algum problema com o dimensionamento dos profissionais durante o enfrentamento da pandemia. A necessidade de contratação de novos profissionais esteve presente em 85%. Já os problemas relacionados na organização da estrutura física para o atendimento no enfrentamento à pandemia da COVID-19 foram de 85%. Conclui-se que o impacto da COVID-19 na vida da população e principalmente na rotina diária e cansativa dos gestores profissionais de enfermagem, que tiveram que se adaptar e buscar meios para contornar as dificuldades enfrentadas durante este período, driblando as faltas de insumos, as cargas horarias extensas, aplicar treinamentos e capacitações em diversos aspectos, bem como, uso correto de EPI’s, aquisição e racionamento de EPI’s, manejo clínico, dentre outros, além do medo de contaminação da COVID-19 enfrentado pelos profissionais que lidam com pacientes graves e o risco de transmitir o vírus para seus familiares. Palavras-Chave: Gestores em saúde; COVID-19; Enfermeiros.



QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES MASTECTOMIZADAS SUBMETIDAS OU NÃO A RECONSTITUIÇÃO MAMÁRIA EM UMA CIDADE NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO
Autor: RENATA TOMAZONI
Orientador: prof. Me. Fabiana Rezer.
Introdução: o câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres devido sua forma agressiva de ser. O enfrentamento desta doença juntamente com a necessidade de se realizar a mastectomia causa grande impacto na qualidade de vida das mulheres mastectomizadas. Objetivo: o presente estudo tem como objetivo analisar a qualidade de vida das mulheres mastectomizadas submetidas ou não a reconstituição mamária em uma cidade do interior do Norte de Mato Grosso. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, de abordagem qualiquantitativa, realizado de acordo com a escala de qualidade de vida de World Health Organization Quality of Life Group, e com a aplicação de questões abertas elaboradas pelos autores e foi aplicado em 16 (dezesseis) mulheres que realizaram o procedimento de mastectomia pertencentes à um município na região Norte de Mato Grosso, visando avaliar a qualidade de vida dessas pacientes. Os critérios de inclusão foram mulheres mastectomizadas; mulheres mastectomizadas submetidas ou não a reconstituição mamária e mulheres mastectomizadas de todas as idades. Os critérios de exclusão foram Mulheres submetidas a mastectomia a um período superior à 10 (dez) anos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: as entrevistadas receberam tratamento pela rede de saúde pública e todas tiveram êxitos em seus tratamentos de mastectomia e apenas 04 mulheres, por opção, realizaram a reconstituição mamária, em unanimidade relataram que o apoio da família foi imprescindível, e as limitações e dores causadas pela enfermidade mudanças de comportamento das mesmas alterando seu comportamento de humor, disfunção do sono, irritabilidade, e sentimentos de baixa estima afetando a qualidade vida. Conclusão: apesar de estarem severamente afetadas pelo tratamento, e atenuadas com as dores e rejeições sociais, as entrevistadas superaram com êxito e todas realizaram o procedimento estético, o apoio familiar foram preponderantes, a família e a fé foi um fator determinante no período de tratamento. Palavras-chave: Câncer de mama; Mastectomia; Qualidade de vida.



ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DA VIOLÊNCIA INFANTIL
Autor: SUENE ULCHAK DE LIMA
Orientador: Prof.ª. Me.ª Danielle Cristina Pereira Britto
O Objetivo desta pesquisa foi verificar a atuação do enfermeiro diante da violência infantil, onde se conclui que cabe ao enfermeiro ter o cuidado com a criança que sofreu violência, e assim poder promover uma assistência humanizada, visando sempre o acolhimento com a criança. Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativa, realizada em bases de dados, verificando artigos científicos relacionado com o tema, como critérios de inclusão artigos que estavam na íntegra, artigos em idioma português, e que faziam parte da temática abordada, como critérios de exclusão, foram excluídos artigos que não abordavam a temática. As bases de dados utilizadas foram Scientific Electronic Library Online,Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde ,dados Bases de Dados de Enfermagem,no período de 2015 a 2020. Após o processo de seleção dos artigos foi realizado um processo de seleção onde foram incluídos seis artigos para compor a amostra da pesquisa. Verificou-se que a violência contra a criança tem tido uma grande prevalência pelo fato de que as crianças possuírem certa vulnerabilidade, complementada por negligência e maus tratos por parte de seus genitores/responsáveis legais. Com a criação de políticas públicas que dão ênfase no cuidado integral à criança e amparo legal, situações que indicam maus-tratos/negligências vêm sendo percebidas pela equipe de enfermagem. Diante de situações de violência infantil, o enfermeiro tem a função de estar notificando os casos de maus tratos aos órgãos institucionais e melhorando a assistência destinada a criança. Conclui-se que o enfermeiro diante de uma situação de violência contra a criança deve saber orientar e manejar o caso, direcionando as ações de cuidado da equipe de enfermagem. Palavras-chave: Violência; Cuidados da Enfermagem; Criança.



OS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE
Autor: VALÉRIA FERREIRA DOS SANTOS
Orientador: Prof. Me. Fabiana Rezer
O objetivo desta monografia foi analisar os benefícios do aleitamento materno tanto o exclusivo como o complementar oferecidos às crianças de até dois anos de idade. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Os artigos científicos que foram usados para a elaboração deste trabalho estão indexados nos dados da Scientific Electronic Library Online, Literatura Latina americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Banco de Dados em Enfermagem. Os artigos que foram utilizados, tiveram critérios de publicação dos últimos cinco anos, artigos no idioma português, artigos originais na temática, já as Cartilhas, livros, caderneta, apostilas, trabalhos de conclusão de curso e tese, não foram incluídos neste estudo. Para facilitar o leitor em sua busca foi proposto descritores como: aleitamento materno, desenvolvimento infantil, leite humano, desmame, mortalidade infantil, desnutrição, colostro e palavras-chaves como; amamentação, aleitamento exclusivo, aleitamento complementar, benefício do aleitamento e técnicas de amamentação. Foram encontrados 1.705 artigos e selecionados 07 para este estudo. Os resultados demonstram que o aleitamento materno ofertado de forma correta proporciona todos os nutrientes essenciais para o crescimento, manutenção do índice de massa corporal adequado, desenvolvimento motor oral, psicomotor, biofisiológico e neuropsicomotor, e a redução da mortalidade infantil, além de ofertar para a mães beneficies como a proteção contra o câncer de colo de útero e de mama. Conclui-se que este estudo poderá contribuir para o incentivo ao aleitamento materno, motivando a aceitação e adesão da amamentação por parte de todas as mães, pois este é considerado um importante indicador de sobrevida no desenvolvimento infantil. Palavras-chav



ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NO IDOSO
Autor: MARIA APARECIDA MARANGUELI
Orientador: Prof. Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
RESUMO Objetivo desta pesquisa verificar na revisão da literatura a atuação do enfermeiro no controle da hipertensão arterial no idoso, onde a enfermagem tem um papel fundamental no cuidar e promover uma assistência adequada, visando sempre melhora do paciente. Trata-se de revisão bibliográfica e integrativa com abordagem qualitativa. A busca da amostra foi realizada nas bases de dados, contendo artigos científicos relacionado a temática, como critérios de exclusão artigos que não estavam na íntegra, artigos em outro idioma, e que faziam parte da temática abordada foi realizado uma busca nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), dados Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), no período de 2016 à 2020.Após o processo de exclusão foram incluídos 08 artigos identificados nas bases de dados e que vão compor a amostra. Verificou que a prevalência da hipertensão arterial sistêmica na população, necessitou criar programas e políticas de saúde voltados para os idosos com a finalidade de prestar uma assistência com prioridade nos idosos. Com a prevalência da pressão arterial sistêmica, na população idosa, e por se tratar de uma doença que está relacionada com o estilo de vida do indivíduo, acaba acarretando complicações se não for tratada da melhor forma possível, cabe ao enfermeiro ter conhecimento, e fazer com seu cliente adote estilo de vida saudável, para assim diminuir risco de complicações decorrentes da hipertensão arterial sistêmica, visto que com por ser tratar de uma doença que acomete mais idosos no mundo, vem crescendo, é necessário que o portador de hipertensão arterial sistêmica tenha conhecimento de sua patologia, e realize as recomendações solicitadas pelo enfermeiro, cabendo o profissional estar realizando o tratamento e promovendo a saúde do indivíduo. Palavras -chave: Enfermeiro; Hipertensão; Idoso.



PRINCIPAIS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Autor: LUANA GABRIELA MACHADO
Orientador: Professora Esp.SINGLID SOUZA DE DEUS.
RESUMO O objetivo do trabalho visa analisar os principais cuidados de enfermagem para prevenção de lesões por pressão em unidade de terapia intensiva. O método desenvolvido trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Para o universo deste estudo foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scientifique Eletronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde vinculado à Biblioteca Virtual em Saúde, com os critérios de inclusão, contendo artigos publicados entre os anos de 2015 a 2021, artigos em idioma português, artigos na íntegra, artigos originais e de revisão na temática e os critérios de exclusão artigos que fogem do tema delimitado, monografias, dissertações e teses, artigos repetidos nas bases de dados, utilizada as palavras chaves enfermagem, prevenção, unidade de terapia intensiva, escalas. Através desse estudo, foram identificados 06 artigos que contém informações precisas sobre escalas para prevenção de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva, mudança de decúbito para prevenção das lesões que é de suma importância, as principais intervenções de enfermeiros para agir de forma precoce, principais medidas terapêuticas utilizadas pelos profissionais de enfermagem, recursos humanos e materiais para prevenção e, por fim, a lesão por pressão em unidade de terapia intensiva. Conclui-se que a acometimento das lesões por pressão em unidade de terapia intensiva está diretamente ligado aos cuidados básicos diários prestados através da assistência de enfermagem ao paciente, através de exame físico, uso da escala, planejamento de intervenção precoce para cada paciente, visando o seu estado como um todo buscando atender suas principais necessidades. Palavras Chaves: Enfermagem; Prevenção; Unidade de Terapia Intensiva; Escalas.



ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM CUIDADOS PALIATIVOS
Autor: JESSICA AZEVEDO LIMA
Orientador: Prof. Me WLADIMIR RODRIGUES FAUSTINO.
RESUMO O objetivo deste trabalho foi descrever a atuação do enfermeiro em cuidados paliativos, através da literatura cientifica. Foi utilizado uma revisão do tipo integrativa, com abordagem quantitativa. Sendo nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scientific Electronic Library Online, com os descritores Atuação do enfermeiro, Enfermeiro, Cuidados Paliativos, Cuidado Digno e Morte, através dos critérios de inclusão artigos dos últimos dez anos, artigos no idioma português e artigos originais e de revisão na temática e exclusão apostilas, cartilhas, dissertações, livros, teses, revistas e trabalho de conclusão de curso, os dados foram analisados e tabulados em forma de quadros. Foram encontrados inicialmente 802 artigos, após critérios de inclusão/exclusão restaram 6 artigos para amostra final, relacionados com o objetivo do trabalho e com os seguintes resultados evidenciados: o enfermeiro está diretamente conectado a intervenções como o 5º sinal vital com melhora na qualidade de vida, porém, encontram dificuldades frente ao paciente em cuidado paliativo; a comunicação é um fator essencial ao paciente, família e profissionais envolvidos, diminui ansiedade, estresse, melhora vínculo e relação interpessoal; percebe-se que em relação a espiritualidade os enfermeiros apontam ser um fator essencial de conforto para alguns pacientes quer seja em aspectos fisiológicos, psicossocial ou frente ao processo de morte ou morrer, no entanto, alguns apresentam insegurança quer seja sobre a temática ou a abordagem ao paciente sobre está questão; constatou-se que os enfermeiros são o elo de ligação da equipe multiprofissional; sobre o processo de morte e morrer. Os enfermeiros percebem que é um momento sensível, delicado e de grande importância onde utilizam estratégias de comunicação, toque terapêutico, medicamentos e cuidados de enfermagem específicos; em relação a perda da identidade, constatou-se que os enfermeiros, apresentam insegurança, medo, angústia, impotência e falta de conhecimento específico. Conclui-se que enfermeiros prestam assistência de enfermagem em cuidados paliativos de forma integral, no entanto precisam aprimorar seus conhecimentos frente a esses pacientes em questão, os mesmos se deparam com barreiras do cotidiano e necessitam de atualização, educação permanente em todos os aspectos relacionados ao processo do cuidar que envolve esses pacientes. Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Enfermeiro; Conhecimento; família; qualidade de vida; cuidado digno



CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM INFECÇÃO HOSPITALAR DESENVOLVIDA NO PUERPÉRIO
Autor: LÉA CRISTINA DOS SANTOS
Orientador: Prof. Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel da enfermagem nos cuidados da infecção hospitalar no puerpério, dando ênfase no cuidado com as pacientes que são internadas nas unidades hospitalares, e que necessitam de uma assistência integral. A pesquisa Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e exploratório, com abordagem quantitativa. Buscando em bases científicas como a de Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) no período de 2010 a 2020.Como critérios de inclusão: artigos que trazem o assunto estabelecido; artigos que estão no idioma português; artigos dos últimos 10 anos; artigos do ano de 2010 a 2020.Como critérios de exclusão: artigos que estão em outro idioma; não se enquadram as teses, dissertações, serão utilizados os Descritores em Ciências da Saúde: Infecção hospitalar; Controle de infecções; Pacientes Internados. Resultado foram encontrados 06 artigos que relatam a importância da enfermagem nos cuidados com infecção hospitalar desenvolvida no puerpério, que são de grande relevância para a pesquisa. É que o índice de infecções diminuía no ambiente hospitalar, onde com boas medidas de prevenção passe a diminuir, sendo que um dos principais fatores de risco para adquirir a infecção hospitalar é na internação do paciente, quando o enfermeiro tem este cuidado em adotar medidas preventivas, este índice vai diminuindo. Conclui-se as ações de enfermagem no período gravídico puerperal são de suma importância onde cabe ao enfermeiro avaliar o estado das pacientes orientando sobre os cuidados com o recém-nascido e promovendo um ambiente que transmita segurança para as puérperas e que não acometa risco a sua integridade física. Descritores: Infecção hospitalar; Controle de infecções; Enfermagem.



ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO MANEJO DA SAÚDE DE INDIVÍDUOS ETILISTAS: DIANTE DOS DANOS CAUSADOS PELO USO ABUSIVO DO ÁLCOOL.
Autor: BEATRIZ RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Orientador: Prof. Esp. SINGLID SOUZA DE DEUS.
RESUMO O objetivo deste estudo é ressaltar o comportamento dos indivíduos etilistas perante a sociedade e os efeitos desfavoráveis que o alcoolismo acarreta nos mesmos, através da revisão de literaturas científicas. Trata-se de uma pesquisa descritiva bibliográfica, com abordagem na atuação do profissional de enfermagem frente ao manejo da saúde de indivíduos etilistas diante dos danos causados pelo uso abusivo do álcool. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio de consulta às bases de dados: Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-americana Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde e Revista de Medicina. Realizado entre fevereiro e novembro de 2020. Como critérios de inclusão tivemos os artigos do ano de 2015 a 2020 e artigos da língua portuguesa, e como exclusão, as monografias que não cumpriram o ano de publicação estipulado e os artigos que não abordavam a temática proposta. Os dados foram tabulados e apresentados em forma de quadros, foram encontrados inicialmente 399 artigos, após os critérios de inclusão e exclusão restaram 09 artigos para a amostra final. Percebem-se nos artigos que o consumo excessivo de álcool leva as pessoas a uma dependência da substância, e tem se tornado um dos agravantes à saúde e segurança pública. Por isso, uma forma de amenizar o agravo seria ajustar a acessibilidade das pessoas às bebidas alcoólicas e estabelecer um controle social na oferta da mesma, pois o alto consumo tem trazido altos custos ao governo e agravos na saúde do paciente etilista. É importante que o profissional de enfermagem realize uma abordagem ao paciente etilista com empatia e busque sensibilizar o indivíduo para o tratamento. Palavras chaves: Álcool; Dependência; Alcoolismo.



ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS DO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO EM IDOSOS ENTRE 60 E 70 ANOS DE IDADE – uma revisão integrativa
Autor: CESAR PEREIRA GOES
Orientador: Prof. Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
RESUMO O acidente vascular encefálico é uma das patologias que mais causa morte e incapacitação física em todo o mundo, ficando em segundo lugar antes da hipertensão arterial. Os ataques isquêmicos transitórios duram poucos minutos dando ao paciente sintomas parecidos como se fosse um acidente vascular encefálico isquêmico, mas de reversão repentina não deixando sequelas aparentes. O objetivo do estudo foi descrever o acidente vascular encefálico em idosos entre 60 a 70 anos de idade. A metodologia do estudo trata-se de uma revisão da literatura do tipo integrativa com abordagem qualitativa. Foram encontrados 13 artigos que abordavam o tema acidente vascular encefálico onde foi possível verificar que o acidente vascular encefálico é uma doença que tem causado cada vez mais problemas de saúde na população, já que é considerado um dos principais causadores das disfunções neurológicas e um dos principais motivos de morte, além disso, o estilo de vida e as doenças pré-existentes são os principais fatores causadores de acidente vascular encefálico e os mais acometidos são homens idosos. O estudo mostrou que os fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular encefálico que predominam na população idosa e no sexo masculino são primeiramente a hipertensão arterial, seguido da diabetes mellitus e por último a falta de cuidados com a saúde de modo geral, além disso ficou evidente que o melhor tratamento para a doença é a prevenção. PALAVRAS CHAVE: Acidente vascular encefálico; AVE isquêmico; AVE hemorrágico; Causas do AVE; Sequelas do AVE.



PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS SOBRE O MOMENTO DO PARTO
Autor: EMILY NOGUEIRA COIMBRA
Orientador: Prof.ª Me. FABIANA REZER
RESUMO O principal objetivo desta pesquisa foi evidenciar a vivência das mulheres no momento do parto de acordo com a literatura científica. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com uma abordagem qualitativa. Para a elaboração da pesquisa foram utilizadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências em Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Base de dados de enfermagem, para realizar a busca nas bases de dados foram utilizadas as palavras-chaves: puérperas, sentimentos, parto, experiência e mulheres juntamente com o booleano AND. Os critérios de inclusão foram artigos em língua portuguesa, publicados entre 2015 e 2020, pesquisas originais que traziam relatos de experiência do parto normal e cesárea. Os critérios de exclusão foram artigos duplicados nas bases de dados, artigos que fugiram do tema e não disponíveis na integra. No final da busca foram encontrados 245 artigos, dentre estes, 05 foram selecionados para a elaboração deste estudo. No artigo 01 percebe-se que as mulheres apresentaram experiências negativas em relação ao trabalho de parto, destacando a violência obstétrica e a falta de humanização, no artigo 02 foi possível perceber que as aplicações das tecnologias não invasivas de alívio da dor utilizada pelo enfermeiros, torna o processo de parto mais natural, no artigo 03 visualizou-se as fragilidades das puérperas como medo e insegurança, porém, também demonstraram percepções positivas sobre o atendimento prestado como zelo, eficiência e segurança, no artigo 04 notou-se uma tensão durante o trabalho de parto, que pode estar ligada a sensação de dor, o desfecho do parto traz um alivio uma satisfação em ver o filho, no artigo 05 percebeu-se, que não existiu um consenso quanto à predileção por parte das mães, porém, os fatores que influenciaram a escolha foram semelhantes, independente da modalidade preferida, sendo eles: dor, medo, influências de outros e experiências anteriores. Concluiu-se com a pesquisa que através de um atendimento humanizado, onde se é respeitado a autonomia da mulher e seu protagonismo no seu trabalho de parto e parto, pode se ter umas experiências positivas que garante bons resultados, e um parto seguro para a mãe e bebê. Palavras - Chaves: Parto; Percepção de Puérperas; Humanização.



A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Autor: LARISSA BRUNA SOUSA COSTA
Orientador: Prof.ª Me. FABIANA REZER
RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar as evidências científicas sobre a importância da higienização das mãos na prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com abordagem qualitativa. O universo deste estudo foram as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências em Saúde e Base de dados de enfermagem com as palavras-chaves: Enfermagem; Higienização das mãos e infecção relacionada à assistência à saúde, através dos critérios de inclusão: Artigos com texto completo; Artigos entre os anos de 2015 e 2020; Artigos no idioma em português, e exclusão: Artigos que não estão na íntegra; Artigos duplicados nas bases de dados e Monografias, dissertações e teses, os dados foram analisados e tabulados em forma de quadros. Foram encontrados inicialmente 296 artigos, após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, restaram 05 artigos para amostra final. Percebe-se que em todos artigos os profissionais da saúde identificam a higienização das mãos como um fator importante para prevenir as Infecções relacionadas à assistência à saúde, contudo, a dificuldade de adesão pelos profissionais e implementação de estratégias pelos líderes se torna um problema social. Conclui-se que existe real importância da Higienização das mãos para prevenir e minimizar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, visando na educação continuada dos profissionais da saúde. Palavras-chave: Enfermagem; Higienização das Mãos; Infecção relacionada à assistência à saúde;



IMPACTO PSICOSSOCIAL EM PORTADORES DE HANSENÍASE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: LEIDILENE KAROLINE OLIVEIRA BACK
Orientador: Prof. Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
RESUMO Descrever o impacto psicossocial em indivíduos portadores de hanseníase descritos na literatura. Trata-se de um estudo de revisão de literatura integrativa, do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Nesta pesquisa foram utilizadas publicações de caráter científicos publicados nos últimos 5 anos disponíveis nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base De Dados Da Enfermagem. E utilizado como descritores, Hanseníase and psicossocial, hanseníase and estigma social, e aplicado os critérios de inclusão e exclusão, para amostra final. 6 publicações que relatam os danos físicos e psíquicos de portadores da hanseníase foram selecionadas para análise dos dados para a discussão. O preconceito na nossa sociedade ainda hoje é muito presente, e ainda é muito escasso as informações sobre a moléstia, a falta de propagandas, campanhas, palestras. Palavras chave: Hanseníase, impacto psicossocial, preconceito, isolamento.



CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE NOVO MUNDO DE 2015 A 2020
Autor: LUCAS FERNANDES BENTO
Orientador: Prof.ª Me. FABIANA REZER
RESUMO Animais peçonhentos são aqueles capazes de injetar em suas presas, através de seus dentes ou ferrões, uma substância tóxica produzida em seus corpos. Dentre os principais acidentes envolvendo animais peçonhentos, os mais comuns são: ofidismo, araneísmo e o erucismo; escorpianismo e himenópteros. O objetivo desta pesquisa é analisar o perfil de acidentes com animais peçonhentos no município de Novo Mundo – Mato Grosso. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, documental com abordagem quantitativa. foram analisados dados de notificações de acidentes causados por animais peçonhentos no Município de Novo Mundo, sendo: tipo de acidente, gênero, idade e classificação final do caso. Foram utilizados casos notificados entre 2015 e 2020. Para este estudo, foram mensurados os atendimentos por contato com animais peçonhentos, os quais totalizaram 39 notificações, sendo que destes, 13% foram por contato com Lagarta, foram picadas por Lacraia 10% picadas por escorpião 26%, picadas por aranha 20%, acidentes ofídicos 13%, ferroadas por Abelhas 23%. Destaca-se uma idade média entre 20 e 49 anos, maioria dos acidentes na zona rural e casos leves, com destaque para um óbito por abelha. Diante do exposto, fica evidente o quão importante é a prevenção dos acidentes com animais peçonhentos e a necessidade de políticas públicas para o enfrentamento e implementação de estratégias de educação em saúde às comunidades atendidas. Palavras-chave: Animais Peçonhentos; Notificações de acidentes; Sistema de Informações.



ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
Autor: LUIS FERNANDO BARBOSA GUIMARAES
Orientador: Prof. Me WLADIMIR RODRIGUES FAUSTINO
RESUMO Objetivo: Analisar na literatura científica sobre a importância do enfermeiro na assistência ao paciente com infarto agudo do miocárdio. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, descritiva e exploratória com abordagem quantitativa, delineada pela questão norteadora: O universo e amostra dessa pesquisa foram as bases de dados, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência e Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Banco de Dados em Enfermagem, e a base de dados Scientific Electronic Library Online. A amostra deste estudo foram os artigos indexados nas bases de dados referentes ao tema Assistência de Enfermagem ao Paciente com Diagnóstico de Infarto Agudo de Miocárdio. Como critérios de inclusão para a pesquisa estão: Artigos dos últimos 5 anos; Em idioma português; Artigos Originais e de Revisão referente à temática. Os critérios de exclusão são: Trabalhos de conclusão de cursos, Dissertações e Teses. Os descritores em ciências da saúde DecS escolhidos foram: Infarto do Miocárdio, Doenças Cardiovasculares, Fatores de Risco. Resultados Esperados: Entender e descrever mais sobre a importância do enfermeiro na assistência ao paciente com infarto agudo de miocárdio e contribuir para literatura científica a respeito do tema. Os resultados foram analisados e tabulados em formas quadros. Foram encontrados inicialmente 349, após a aplicação dos critérios de inclusão/ exclusão restaram 4 artigos para a amostra final. Os artigos revelaram como ações fundamentais para o enfermeiro realizar durante o atendimento de um paciente com infarto agudo do miocárdio a identificação rápida dos sinais e sintomas caracteríscos do infarto agudo do miocárdio e realização do eletrocardiograma, fatores de risco e funções do enfermeiro. Palavras chave: Assistência de Enfermagem, Enfermeiro, urgência e emergência



ENFERMAGEM NA SAÚDE ÍNDIGENA: OS DESAFIOS DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA PRESTADA
Autor: MÔNICA BARBOSA
Orientador: Prof. Esp. SINGLID SOUZA DE DEUS.
RESUMO A saúde indígena é articulada com a integração de um subsistema de atenção à saúde indígena, juntamente com uma política de atenção à saúde dos povos indígenas, como estratégia para uma atenção diferenciada no desenvolvimento a atenção primária à saúde de forma ampla, atendendo todas as suas especificidades. Nesse cenário, o profissional enfermeiro é responsável pela realização da implementação das diretrizes da saúde, de modo a garantir a promoção e prevenção de saúde desses povos dentro de suas particularidades. O presente estudo tem por objetivo, identificar os desafios que o enfermeiro enfrenta na assistência à saúde dos povos indígenas durante o atendimento na atenção primária. Foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online; Literatura Latino-Americana e do Caribe em ciências da saúde; e buscador Google Acadêmico. Com os resultados encontrados através dos artigos estudados foi possível analisar as dificuldades encontradas pelos enfermeiros na assistência prestada à saúde indígena, foi observado que dentre os desafios destacam-se as “barreiras culturais”, nas relações interétnicas e interculturais, pouco destacada em sala de aula na formação acadêmica; o acesso nas aldeias, assim como a falta de estrutura para a estadia dos profissionais. Evidenciou-se a limitação profissional nas especificidades culturais dos povos indígenas, o que suscita o despreparo na atuação intercultural, pois mesmo com implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, as ações têm apresentado poucos resultados nos indicadores de saúde desses povos. há então, a necessidade maior de busca pelo conhecimento das crenças indígenas, como também a capacitação e qualificação dos profissionais em relação aos aspectos culturais, para se obter uma atuação mais efetiva da enfermagem. Palavras Chave: Enfermagem; Saúde Indígena; Desafios.



INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO DEVIDO AO USO DA SONDA VESICAL DE DEMORA POR PACIENTE HOSPITALIZADO
Autor: RONALDO FERNANDO DE OLIVEIRA SOUZA
Orientador: PROFº Me. PALOMA DOS SANTOS TRABAQUINI
O objetivo desta pesquisa foi buscar na literatura a relação infeção urinária no uso permanente e intermitente do cateter vesical de demora e os cuidados de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva nas bases de dados dos sites Scientific Eletronic Library online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de dados de enfermagem (BDENF) no período de 2016 a 2021. Foram encontrados 04 artigos que dão ênfase na infecção do trato urinário causado pelo cateterismo vesical de demora. Pode-se constatar que as infecções do trato urinário são grandes desafios para os hospitais em relação aos pacientes que permanecem muito tempo hospitalizado, que para tanto se faz necessário, em alguns casos, o uso da sonda vesical de demora, que é um procedimento invasivo, onde acometem as infecções do trato urinário. Nota- se uma grande prevalência desse microrganismo nas vias urinárias recorrente ao uso prolongado do dispositivo, em ambiente hospitalar, sendo que muitas vezes a falta de conhecimento técnico do manuseio do cateter vesical de demora, ocasiona complicações ao paciente. Portanto é de suma importância que o setor de enfermagem aplique as técnicas necessárias durante esse procedimento, para que o paciente não sofra infecções do trato urinário, evitando assim malefícios ao paciente internado, prestando uma assistência preconizada pelo Ministério da Saúde. Palavras-chave: Sonda Vesical de Demora; Cuidados de Enfermagem; Infecções Relacionadas a Cateter.



A ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE COM O PÉ DIABÉTICO
Autor: DANIELE GRASIELE MATOS DA SILVA
Orientador: Prof. Me. GLAUCO CÉSAR DA CONCEIÇÃO CANELLA
RESUMO Introdução: A assistência de enfermagem no cuidado ao paciente com pé diabético contribui para manejo e redução de complicações pelo reconhecimento de situações de risco e imediata intervenção, contudo o presente estudo tem como objetivo descrever a assistência de enfermagem nos cuidados ao paciente com Diabetes Mellitus acometido com o pé diabético. Esses cuidados comtempla o controle da glicemia, cuidado com os pés, adesão ao tratamento de medicamentos, dieta nutricional, hábitos saudáveis, assim como a detecção de alterações de sensibilidade. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica mediante pesquisa descritiva narrativa qualitativa. Resultados: Os dados coletados têm como suporte de análise as bases de dados previstas na BVS, MEDLINE, SCIELO, BDENF e, com o qualificador booleano and, or. Assim sendo, a temática abordada neste estudo constitui uma ferramenta importantíssima para um maior suporte de análise e reflexão, bem como melhorias da assistência prestada, Conclusão: buscando por intermédio da revisão da literatura de estudos científicos publicados somar resultados significativos para a pesquisa. Palavra-chave: Diabetes Mellitus; Pé diabético; Enfermagem; Cuidado.



BULIMIA E O TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor: ALICE REIS DE OLIVEIRA
Orientador: PROF.ª ESP. DALILA MATEUS GONÇALVES
RESUMO Os transtornos alimentares são decorrentes de quadros psiquiátricos que precisam ser acompanhados por equipe multiprofissional devido a complicações clínicas e proporcionam danos à saúde e alterações nos comportamentos alimentares, e quando analisamos este transtorno na fase de criança a adolescência, precisa de acompanhamento familiar pois ocorrem várias distorções em sua imagem corporal e agravos psicossociais, este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa que tem o objetivo de esclarecer sobre a síndrome do transtorno alimentar em crianças e adolescente. A coleta de dados foi realizada em bases de dados de acesso livre na área da saúde utilizando descritores pertinentes à pesquisa e os resultados revelaram os tipos de distúrbios apresentados de acordo com a patologia TAs e os resultados foram apresentados em conformidade com as técnicas utilizadas de acordo com as indicações do quadro clínico, as mudanças ao nível da percepção e das atitudes denotam ser de natureza reativa, situacional e circunstancial. Palavras-chave: hábitos alimentares; transtornos alimentares; patologias.



IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: AÇÕES DO ENFERMEIRO
Autor: AMANDA KAROLINI MALTA DE MEDEIROS
Orientador: professora Me. Fabiana Rezer.
RESUMO Objetivo: Analisar a importância da amamentação na prevenção do câncer de mama e elucidar as ações do enfermeiro. Método: refere-se a uma revisão integrativa e de abordagem qualitativa delimitada pelas questões norteadoras: Qual a importância da amamentação na prevenção do câncer de mama? Qual as ações do enfermeiro no incentivo a amamentação? Foram realizadas, durante o mês de agosto de 2022, buscas nas bases vinculados a Biblioteca Virtual da Saúde: Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online, Literatura Latino-Americana em Ciências da saúde, Indice Bibliografico Español en Ciencias de la Salud e Scientific Eletronic Library Online com os descritores: Aleitamento materno, lactação, leite materno, assistência em saúde, promoção aleitamento materno e enfermeiro. Resultados: Após as buscas feitas nas bases de dados foram encontrados 102 artigos que após a exclusão aos que não faziam parte da temática, restaram 08. Os resultados mostram, que mulheres que amamentaram por um período prolongado, obtiveram maior proteção contra o câncer de mama e menor risco de desenvolverem a doença, em relação aquelas que amamentaram por um curto período de tempo e adquiriram a doença em idade precoce e que a maioria das mulheres não conhecem os benefícios que a amamentação pode oferecer a elas devido a falta de informações por parte do enfermeiro. Conclusão: Foi possível concluir que a amamentação praticada no tempo adequado previne o câncer de mama, e cabe ao enfermeiro incentivar a prática da amamentação. Palavras-chave: Amamentação; Câncer de mama; Enfermeiro.



A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO COM LÁBIO LEPORINO
Autor: ARETUZA AQUINO MARQUES
Orientador: professora Me. Fabiana Rezer.
A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO COM LÁBIO LEPORINO THE NURSE'S PERFORMANCE IN THE CARE OF THE NEWBORN WITH HALE LIP Aretuza de Aquino Marques Fabiana Rezer RESUMO Objetivo: Descrever a atuação do enfermeiro no cuidado ao recém-nascido com lábio leporino. Método: A pesquisa diz respeito a um estudo de revisão narrativa de abordagem qualitativa. A revisão bibliográfica foi iniciada no primeiro semestre de 2022, através de uma seleção de trabalhos científicos publicados, sendo utilizadas como fonte de busca, as bases de dados vinculados a Biblioteca Virtual da Saúde: Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online, Literatura Latino-Americana em Ciências da saúde, Indice Bibliografico Español en Ciencias de la Salud, Scientific Eletronic Library Online e no buscador google acadêmico, os operadores de pesquisa (booleano) foram AND e OR, obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: a enfermagem é parte fundamental perante o processo de cuidado desse paciente, seguindo princípios de orientação à família do recém-nascido a respeito do tratamento precoce, evitando sequelas graves ao longo da vida que envolvem não somente a estética, mas também a parte funcional, das técnicas de amamentação e do enfrentamento dessa importante anomalia. As consultas pré-natais são de suma importância para o diagnóstico precoce de lábio leporino, evidenciado como o primeiro ato voltado para que o cuidado e tratamento sejam planejados de maneira eficaz, buscando, dessa maneira, uma assistência visando a restauração da saúde do paciente que apresenta essa anomalia. Conclusão: O enfermeiro é parte importante do atendimento e assistência à criança com lábio leporino e sua família. Palavra-chave: Lábio leporino. Enfermeiro. Recém-nascido. Cuidado.



ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA
Autor: DÉBORA KAROLAINE BATISTA SOARES
Orientador: professora Me. Fabiana Rezer.
RESUMO Objetivo: Analisar a atuação do enfermeiro durante o atendimento à mulher vítima de violência e avaliar o índice de mortalidade de mulheres vítimas de violência no Mato Grosso em 2022. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem quantitativa e pautada em uma revisão bibliográfica narrativa. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira com dados disponibilizados pela delegacia geral de Mato Grosso, contendo informações sobre os casos de mortalidade contra a mulher no primeiro semestre de 2022. A segunda com buscas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de dados da Enfermagem e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica. Resultados: Verifica-se que ocorreram um total de 51 mortes de mulheres no primeiro semestre de 2022 no estado de Mato Grosso, sendo eles 28 homicídios e 23 feminicídios. Os enfermeiros precisam de um maior preparo para poder fazer um atendimento mais humanizado e com mais empatia. É necessário que haja um olhar mais holístico para esse tipo de atendimento, já que é um atendimento que precisa de cautela para ser realizado. Conclusão: Foi possível identificar que a mortalidade contra a mulher ainda é uma frequente e violenta causa de mortalidade e que o enfermeiro ainda apresenta dificuldades no atendimento, e precisa de treinamento para a realização do atendimento à mulher vítima de violência. Palavras-chave: Violência contra a mulher. Feminicídio. Atendimento de Enfermagem.



DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES ACOMETIDOS POR LEISHMANIOSE CUTÂNEA NO BRASIL
Autor: GIOVANA DOS SANTOS DA SILVA
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti. 
RESUMO Objetivo: evidenciar a importância da atuação do enfermeiro frente a pacientes com leishmaniose cutânea e quais diagnósticos de enfermagem podem ser aplicados aos mesmos com base nos sinais e sintomas. Método: trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, desenvolvida entre agosto e outubro de 2022, a estratégia de pesquisa realizada se deu através do uso do vocabulário controlado e trilíngue - DeCS (Descritores em Ciências da Saúde): leishmaniose cutânea, sinais e sintomas e Brasil as informações foram cruzadas através do booleano AND. Os critérios de inclusão foram: artigos de texto completo, do tipo relato de caso, publicados entre 2017 e 2022 nos idiomas português, inglês e espanhol. Os critérios de exclusão foram: editoriais, teses, dissertações, monografias, artigos duplicados nas bases de dados e artigos que tratassem de leishmaniose cutânea em animais não humanos. Resultados: foram eleitos 6 artigos que evidenciam os tipos de lesões por leishmaniose cutânea, sendo elas do tipo cutâneo, difusa, disseminada e paroníquia. Com isso foram elaborados 12 diagnósticos de enfermagem do NANDA-I para pacientes com lesões decorrentes de leishmaniose cutânea. Conclusão: conclui-se que a enfermagem tem um papel primordial durante o tratamento de pacientes com leishmaniose cutânea. E os diagnósticos de enfermagem para pacientes acometidos com leishmaniose cutânea podem se alterar decorrente dos tipos de lesões e da localidade das mesmas. Palavras-chave: Leishmaniose cutânea; diagnósticos de enfermagem, enfermeiros, sinais e sintomas e Brasil.



PRIMEIRO ATENDIMENTO PRESTADO PELO ENFERNEIRO DRENTE Á VÍTIMA DE TRAUMATISMO CRANIOENCÉFALO
Autor: JULIANA KOVALSKI COUTO
Orientador: professora Me. Fabiana Rezer.
RESUMO Objetivo: descrever a atuação do enfermeiro frente a uma vítima de Traumatismo Cranioencefálico e descrever o índice do Traumatismo Cranioencefálico no Mato Grosso em 2022. Método: pesquisa de revisão de literatura, com abordagem quantitativa. O universo deste estudo foram artigos publicados nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Eletrônica Científica Online, Bases de Dados de Enfermagem, Literatura Internacional em Ciências da Saúde, U. S. National Library of Medicine e Banco de dados do Sistema Único de Saúde. O critério de inclusão foi estudos relacionados ao tema, atualizações sobre o atendimento à vítima e coleta de dados referentes as internações dos últimos 6 meses disponibilizados no DATASUS e como exclusão foram artigos incoerentes ao tema e fora das datas analisadas. Os dados foram analisados em duas categorias: epidemiologia do traumatismo intracraniano no ano de 2022 no Brasil e atuação do enfermeiro frente ao paciente vítima de traumatismo craniano. Resultados: foi possível observar os altos índices de internações no primeiro semestre de 2022. Foram 50.144 internações, sendo 37.706 homens e 12.538 mulheres. Percebe-se que a idade mais prevalente foi de 20-39 anos. Além disso, foi evidenciado a importância de uma abordagem rápida pela equipe de enfermagem com priorização das ações imediatas, destacando as principais dificuldades encontradas pelos enfermeiros. Conclusão: os casos de traumatismo crânio encefálicos ainda são causas de óbitos evitáveis, por isso, é preciso que a equipe de enfermagem esteja atenta a cada etapa, bem como sempre manter seus estudos sobre o assunto atualizado. Palavras-chave: Craniocerebral Trauma. TCE. Urgência e Emergência. Enfermagem.



UM ESTUDO SOBRE O ESTRESSE NA ATIVIDADE LABORAL DO ENFERMEIRO NO SETOR INTENSIVO
Autor: KEILA SOUSA SANTOS
Orientador: professora Me. Fabiana Rezer.
RESUMO Introdução: O estresse é um grande incomodo para os enfermeiros gerado grandes transtornos para os profissionais atuante em unidades de terapia intensiva, sendo importante ressaltar que a enfermagem enfrenta inúmeras exigências e que demandam de um monitoramento rigoroso e inflexível, elevando o desgaste físico e mental dos profissionais. Objetivo: O objetivo da pesquisa é apontar fatores que causam estresse em enfermeiro que exercem sua atividade laboral no setor intensivista. Método: O estudo foi uma revisão integrativa, descritiva e exploratória, realizada através de buscas nas bases de dados LILACS, SCIELO e PUBMED, incluídos artigos que abrangem o assunto abordado e excluindo os que não se encaixam na proposta do estudo. Resultado: Após as buscas foram selecionados 3 artigos como base para o desenvolvimento do artigo, mostrando que o luto, ruídos, tempo de trabalho, aumentam o estresse na enfermagem. Conclusão: Á medida que a tecnologia melhora torna se mais difícil acompanhá-la, fazendo com que os níveis de estresse dos enfermeiros aumentem, podendo dificultar a prestação de cuidados intensivos ao paciente críticos. Palavras chave: Estresse, Enfermeiro, Unidade de Terapia Intensiva.



CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Autor: LEANDRA RODRIGUES PONTES E SILVA
Orientador: professora Me. Fabiana Rezer.
RESUMO Objetivo: analisar na literatura científica quais são os cuidados de enfermagem na Prevenção das Lesões por pressão de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. Método: trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, com aporte na teoria fundamentada nos dados. As bases de dados: Scientific Eletronic Library Online, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online, Base de dados da Enfermagem, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online e Literatura Latino-Americana em Ciências da saúde, com critérios de inclusão: artigos originais, no idioma português e inglês, disponíveis na íntegra, dos últimos cinco anos, na temática da pesquisa. Foram criadas duas categorias de análise para apresentação dos dados: Categoria 1- A incidência de lesão prolongada em paciente internado na unidade de terapia intensiva; Categoria 2- Atuação do Enfermeiro na prevenção de Lesão por Pressão. Resultados: encontrados 2037 artigos e selecionados oito artigos. Na categoria 1, revela que a lesão por pressão são consequências de situações clínicas, como: déficits nutricionais, rebaixamento de consciência, complexidade clínica do paciente e tempo de internação. Na categoria 2- a incidência das lesões por pressão independe de patologias, relacionam-se com a sobrecarga de trabalho dos profissionais, somados à carência de especialização e melhores condições de trabalho. Conclusão: percebe-se que existem diversificadas estratégias para a identificação e prevenção que podem evitar o surgimento e o agravamento das lesões por pressão. Contudo, outros fatores contribuem para que ocorra a incidência, consequências em ações deficientes de quantitativo de profissional inadequado e estrutural de aspecto institucional. Palavras-chave: Paciente Crítico. Unidade de Terapia Intensiva. Incidência de Lesão Por Pressão. Cuidado da Lesão por Pressão. Fatores de Risco.



CONHECIMENTO DE MULHERES SOBRE OS EFEITOS ADVERSOS E COLATERAIS DOS ANTICONCEPCIONAIS ORAIS
Autor: NAARA MASCARDO DA SILVA
Orientador: professora Me. Fabiana Rezer.
RESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento de uma população sobre os efeitos adversos e colaterais dos anticoncepcionais orais em um município na região Norte de Mato Grosso. Método: Refere-se a uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com abordagem quantitativa delimitada pelas questões norteadoras: Qual o conhecimento da população de Peixoto de Azevedo sobre os anticonceptivos orais? A amostra foi de aproximadamente cem (100) pessoas. Os critérios de inclusão são: Mulheres em idade fértil que usa o Anticoncepcional Oral, com idade acima de 18 a 50 anos e que vivem no município na região Norte de Mato Grosso. A coleta de dados foi feita através de questões objetivas adaptadas pelos autores. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: do processo de análise dos dados, foi observado que 70% das mulheres não possui conhecimento suficiente dos efeitos dos contraceptivos orais. Conclusão: O uso do anticoncepcional oral é a forma mais utilizada de prevenir a gravidez, promover a regulação hormonal e/ou controlar os sintomas do ciclo menstrual. Desse modo, é importante divulgar informações sobre o uso dos anticoncepcionais, pois uma mulher que conhece seu corpo, conhece os medicamentos que usa, sabe reconhecer possível mudança, diminuindo assim o risco a sua saúde. Palavras-chave: Anticoncepcionais orais. Efeitos adversos. Efeitos colaterais.



CUIDADOS DO ENFERMEIRO AO PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA
Autor: RENATA SOUZA CONCEIÇÃO
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti.
RESUMO A realização desta pesquisa visa tratar da assistência do enfermeiro as pacientes que buscam atendimentos para realização de diagnósticos de câncer de mama, atendimento em que o é realizada a atenção primária a saúde é de extrema importância para prevenção da doença e onde o mesmo é o agente de mudança que potencializa a aproximação da paciente com o sistema de saúde, oferecendo suporte de atendimento, diagnóstico e tratamento. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, onde foram feitos busca em bases de dados de acesso livre, e utilizou como método de exclusão, os artigos pertinentes ao tema, publicados entre os anos de 2017 e o primeiro semestre de 2022 e que estivessem escritos em português. Os resultados foram constituídos de 07 trabalhos científicos selecionados de acordo com o tema e com a especificidade do assunto publicado. Resultado a enfermagem deve ir além de acompanhamento e diagnóstico, contudo, possibilitar a assistência que seja adequada e eficiente para amenizar o sofrimento físico e emocional no tratamento de câncer de mama, todavia exige conhecimento amplo do enfermeiro na assistência integral. Palavras-chave: Câncer de mama; Tratamentos; Qualidade de vida.



ASSISTENCIA DO ENFERMEIRO NO CUIDADO COM A CRINÇA DIABÉTICA TIPO 1 E SEUS FAMILIARES
Autor: SUANE BARBOSA SIQUEIRA PEREIRA
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti. 
RESUMO O objetivo deste estudo foi verificar os fatores que indicam o envolvimento do profissional de enfermagem no tratamento do diabetes tipo 1(DM1), em crianças e a análise de resultado será um dos fatores que estão envolvidos com o desenvolvimento do diabetes tipo 1, as profilaxias, os cuidados dos pais, e a predisposição genética e no caso de crianças com DM1, sua família e cuidadores e todo têm o papel decisivo no manejo da doença, pois são eles os gestores completos do tratamento da criança, até que a criança cresça, desenvolva habilidades de autocuidado e comece a compartilhar a responsabilidade do tratamento com os pais; contudo a apresentação dos resultados deu-se através dos métodos de revisão bibliográfica narrativa com disponibilidade nas bases de dados de acesso livre; e o resultado da pesquisa relata que por se tratar de uma doença degenerativa, os cuidados específicos fazem a diferença entre a qualidade de vida e as minimizações das complicações decorrentes do DM1, entretanto requer atendimento por uma equipe multiprofissional para acompanhamento no tratamento e a família também precisa deste suporte devido a mudança de comportamento da rotina, e no caso da criança ainda necessita de representante da família fique com a responsabilidade do cuidado do automedicamento sempre estimulando o autocuidado e a independência no tratamento. . Palavras-chave: Diabetes Melittus; crianças; adolescentes; tratamento clínico.



HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTOHUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO
Autor: Elenir Talin
Orientador: PROF. Me. FABIANA REZER
RESUMO Objetivo: avaliar a percepção das mulheres sobre a humanização em enfermagem no parto normal ou cesariano. Método: trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa. O universo do estudo foi um município na região Norte de Mato Grosso. A amostra foi de 56 mulheres. Critérios de inclusão da pesquisa: mulheres que tiveram parto normal ou cesariano no hospital e que realizaram pré-natal em Guarantã do Norte; mulheres com idade superior a 18 anos e que tiveram filhos há menos de 2 anos. Critérios de exclusão: mulheres que tiveram parto de emergência, feto natimorto ou abortos e que tiveram filhos antes do ano de 2021. Resultados: Predominou a faixa etária de 18 a 29, mais de 61%. Estado civil, 36% em união estável ou casadas, 39%. A escolaridade foi o ensino médio, mais de 43%. Duas gestações, 39 % e nenhum aborto, 71% nas de parto normal e nas de parto cesáreo, 46% tiveram três ou mais gestações, e 75% não teve nenhum aborto. Realizaram episiotomia, 79% e manobra de Kristeller, 68%. O contato pele a pele entre mãe e filho foi realizado, 86% nas que tiveram no parto normal. Já nas de parto cesáreo, 54% não vivenciaram essa experiência. O aleitamento materno na primeira hora de vida foi influenciado, 71% no parto normal, e no parto cesáreo 54%. Mais de 80% foram bem acolhidas no hospital. 89% receberam orientações sobre o parto nas consultas de enfermagem durante o pré-natal. Nas mulheres de parto normal, a técnica da respiração adequada predominou, 57% e 50% não sabem se foi feito o Plano de Parto. Já nas de parto cesariano, em 39% o médico elaborou o PP. Julgou a experiência do parto boa, mais de 67%. O parto humanizado foi idealizado como cuidado e apoio, mais de 50% e teve direito ao acompanhante mais de 82%. Quanto às mudanças para melhorar a qualidade da assistência, a atenção, cuidado e empatia foi referida, 54% das mulheres de parto normal. Conclusão: O estudo possibilitou identificar o perfil desta população e evidenciar algumas práticas obstétricas realizadas conforme as recomendações do Ministério da Saúde. Palavras-chave: Enfermagem. Parto Humanizado. Cuidados. Dor



FATORES QUE INFLUENCIAM O RISCO DE QUEDA NO IDOSO: REVISÃO DA LITERATURA
Autor: Dante de Sousa Brito
Orientador: PROF. Me. FABIANA REZER
RESUMO A queda em idoso se trata de um fator estressante que pode resultar em mudanças significativas em sua vida. As consequências das quedas extrapolam o âmbito físico, podendo gerar insegurança e medo de novas quedas, afetando tanto o ambiente da pessoa como o de sua família. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi o de compreender qual é o papel da enfermagem mediante à prevenção de queda em idosos. A metodologia empregada foi a revisão da literatura com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que a perda de capacidade funcional pode levar o idoso a um maior risco de quedas, pois ele pode apresentar dificuldades de equilíbrio, coordenação motora e locomoção, aumentando a probabilidade de tropeços e perda de equilíbrio. Os diagnósticos de enfermagem são importantes para orientar as intervenções preventivas de queda em idosos, incluindo a implementação de medidas de segurança, exercícios de fortalecimento muscular, adaptação do ambiente domiciliar, revisão da medicação, entre outras estratégias. O planejamento educacional é uma ferramenta efetiva para prevenir quedas em idosos, promovendo uma abordagem multidisciplinar e capacitando os profissionais de saúde, familiares e cuidadores para identificar e intervir adequadamente nos fatores de risco, além de promover a mobilidade e a segurança ambiental. Concluiu-se que intervenções de prevenção de quedas devem ser realizadas, como exercícios de fortalecimento muscular, adaptações no ambiente domiciliar, uso de dispositivos auxiliares, revisão de medicações e orientações para a prevenção de acidentes. Palavras-chave: Enfermagem geriátrica. Acidentes. Protocolos clínicos. Educação em saúde. Ambiente seguro.



ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA APLICAÇÃO DO MÉTODO CAPURRO
Autor: JESSICA LIMA PADILHA DO CARMO
Orientador: PROF. Me. FABIANA REZER
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre o Método Capurro para determinar a Idade gestacional. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 30 (trinta) Enfermeiros que responderam a um questionário composto por uma série ordenada de perguntas em duas Unidades hospitalares em um município da região Norte de Mato Grosso aplicado após a aprovação pelo Comitê de Ética. Foram coletadas as seguintes informações sociodemográficas: respostas sobre a atuação do enfermeiro na aplicação do Método Capurro, por meio de questões sobre a utilização do Método Capurro, descrição do método, idade gestacional para utilização, características que o método avalia no Recém-nascido e dificuldades na sua utilização. Os resultados apontaram que o perfil profissional de enfermagem é predominantemente jovem, feminino e graduado e que enfermeiros com mestrado possuem um conhecimento maior sobre o Método Capurro. A pesquisa permitiu inferir que o conhecimento dos enfermeiros pesquisados sobre o Método Capurro é reflexo do tempo de experiência e pouca aplicação do método nos centros obstétricos e apontou ainda a importância dessa temática na graduação e sobre a relevância da educação continuada para os profissionais já formados, seja por meio de especializações, atualizações ou mestrado/doutorado. A investigação concluiu que os participantes do estudo conhecem o método e as seis avaliações, porém, poucos já aplicaram e a maioria sequer teve acesso a uma ficha do Método Capurro, além de demonstrar conhecimento insuficiente em muitas questões. Palavras-chave: Método Capurro. Enfermagem. Idade gestacional.



CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS SOBRE A ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM FORESEv
Autor: QUEILA DE MACEDO REZENDE DA SILVA
Orientador: PROF. Me. FABIANA REZER
RESUMO Introdução: A enfermagem forense é uma prática pouco conhecida, não só no Brasil mais em vários outros países. A enfermagem forense tem como função coletas de provas e vestígios com intuito de buscar esclarecimento de casos e fatos. Tem um papel importante nas investigações de violências doméstica, acolhendo o indivíduo de modo psicossocial. Objetivo: essa pesquisa teve por objetivo avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre a enfermagem forense. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa. O universo deste estudo foi às unidades básicas de saúdes e um hospital em uma cidade no Norte de Mato Grosso. Foi utilizado como instrumento de pesquisa validado o Google Forms com um questionário sociodemográfico aplicado aos enfermeiros. A amostra foram enfermeiros de uma unidade Hospitalar de um município do Norte do Mato grosso. Critério de inclusão: enfermeiros com mais de um ano de atuação profissional, como critério de exclusão: enfermeiros de licença, férias, folga ou afastamento. Resultados: foi possível observar um grande grau de dificuldade de conhecimento dos enfermeiros sobre a área forense no qual a maioria cerca 56% apresenta conhecimento insuficiente dá área, sendo 12% nunca viu falar e apenas 32% apresenta conhecimento suficiente sobre a área. Conclusão: a falta de conhecimento dos enfermeiros sobre a área forense é bem visível, por isso é necessário mais busca pelo conhecimento e até mesmo mais profissionais interessados a ingressar na área da enfermagem forense. Palavras-chave: Forense, enfermagem, Brasil, vestígios.