Faculdade do Norte de Mato Grosso - AJES

MONOGRAFIAS - BACHARELADO EM ODONTOLOGIA

TRAUMATISMO NA DENTIÇÃO DECÍDUA E OS IMPACTOS NA DENTIÇÃO PERMANENT
Autor: DEYSE STTEFANI COSTA GUIDINI
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa
RESUMO O traumatismo dentário pode acarretar pequenas fraturas e/ou prejuízo derivado de um trauma à estrutura dentária, tecidos moles e/ou ossos da face. O trauma em dentes decíduos pode decorrer ao longo da evolução da criança, assim sendo importante o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessa condição. O objetivo do presente estudo é verificar a estimativa de sequelas em dentes permanentes advindas de traumas em dentes decíduos. Artigo de revisão da literatura de cuja estratégia de busca utilizou as palavras chave trauma dentário; sequelas; dentição decídua; odontopediatria; traumatismo e dentição permanente. A busca realizou-se nas bases de dados (BVS) Biblioteca Virtual em Saúde, US National Library of Medicine, Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Google Acadêmico e seus artigos indexados. Nenhuma restrição foi aplicada para sexo, período de acompanhamento, e ano de publicação. Foram excluídos estudos de caso, séries de estudos de caso, comentários editoriais, revisões e outros estudos em que os efeitos dos traumas não foram avaliados em sucessores permanentes. Foram encontrados 120 artigos, 60 estudos foram selecionados para a leitura completa. A literatura fornece uma estimativa consistente de que as sequelas mais comuns na dentição permanente em função das lesões traumáticas dentárias são as hipoplasias e descoloração de esmalte, o que pode ser um fator importante na predição do prognóstico clínico das lesões traumáticas. Além disso, a reabilitação é muitas vezes imprecisa, principalmente em pacientes mais jovens, devido ao processo de crescimento. Palavras-chave: Trauma dental. Dentição permanente. Sequelas. Dentição decídua. Lesões traumáticas dentarias.



A UTILIZAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DA PARALISIA FACIAL: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: GABRIELA FERREIRA TSCHÖPE
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO A paralisia facial afeta negativamente a qualidade de vida do indivíduo, com efeitos sociais e psicológicos levando a maiores taxas de depressão e baixa auto-estima, portanto o tratamento visa recuperar a simetria estática e dinâmica, seriamente afetada por esta condição. O objetivo deste estudo é avaliar a ação da toxina botulínica para reduzir os danos da assimetria facial. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos últimos XX anos, artigos no idioma inglês e português, bem como as palavras toxina botulínica e paralisia facial no título ou resumo. Por sua vez, na coleta de dados, utilizou-se a inspeção no site de pesquisa Biblioteca Virtual em Saúde, com as palavras chaves/descritores: toxina botulínica e paralisia facial booleano AND, tendo como resultado, seis artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Após análise, concluiu-se que o tratamento mencionado é uma alternativa viável, considerando sua eficácia e a apresentação de excelentes resultados quanto à diminuição dos sintomas da assimetria facial, uma vez que é considerado de baixa complexidade e de rápida recuperação, contribuindo e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Palavras-chave: Toxina botulínica. Paralisia facial. Terapêutica.



PARESTESIA DO NERVO ALVEOLAR INFERIOR APÓS A EXODONTIA DE TERCEIROS MOLARES MANDIBULARES
Autor: TAYLA CARNEIRO DAMASCENO
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO A exodontia dos terceiros molares impactados é um dos procedimentos cirúrgicos realizados rotineiramente na Odontologia. Geralmente é realizada por diferentes indicações, tais como: dor, pericoronarite, cárie dental no elemento ou em dentes adjacentes, reabsorção dental, cistos e tumores associados ao elemento incluso, dentre outras. Quando se realiza a exodontia de terceiros molares mandibulares, apesar de todos os cuidados e planejamento adequados, é possível surgirem algumas complicações tais como, lesionar acidentalmente o nervo alveolar inferior, causando uma parestesia e etc. A parestesia do nervo alveolar inferior é uma alteração sensorial que causa incômodo e desconforto ao paciente, provocando insensibilidade na região inervada por este nervo. Normalmente constitui - se em sensações de formigamento ou fisgada, dormência e alteração ao frio ou ao calor. Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão narrativa dos estudos científicos relacionados com as principais condutas terapêuticas utilizadas na tentativa de reverter a parestesia do nervo alveolar inferior após a exodontia do terceiro molar inferior. O presente trabalho de revisão narrativa de literatura tem como proposta apresentar o que a literatura descreve a respeito da associação entre a exodontia dos terceiros molares inferiores e a ocorrência de parestesias ligadas a lesão do nervo alveolar inferior. Os critérios de inclusão foram sistematizados a partir dos seguintes fatores: artigos e livros disponíveis em sua totalidade, em português, espanhol e inglês; disponíveis nas bases de dados BVS odontologia, Google Acadêmico, e Scielo. Podemos concluir que a avaliação da posição do nervo alveolar inferior, antes dos procedimentos operatórios e cirúrgicos é necessária, devido à possibilidade de eventos do tipo descrito para lesão neurosensorial. A utilização do laser em cirurgia no pré, trans e pós-operatório tem encontrado cada vez mais cirurgiões dentistas adeptos destes procedimentos, principalmente pelas vantagens que oferece ao paciente, seja pela menor intensidade dos sinais de inflamação, melhor reparação tecidual e consequentemente menor desconforto. Palavra-chave: Exodontia. Nervo alveolar inferior. Parestesia. 2 VEIGA, Eloisa Konig da Veiga: Professora do Curso de bacharelado em Odontologia da Faculdade Norte do Mato Grosso. Orientador. E-mail: eloisa.veiga@ajes.edu.br 1



CUIDADOS BUCAIS NA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ADQUIRIDA NO HOSPITAL E PNEUMONIA ASSOCIADA Á VENTILAÇÃO MECÂNICA
Autor: VERÔNICA LEITE CALÇA
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti
RESUMO A pneumonia adquirida no hospital (PAH) e a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) fazem parte das infecções relacionadas à assistência à saúde e estão entre as mais prevalentes. Um dos fatores relacionados ao risco de desenvolvimento da doença é a colonização de bactérias na cavidade oral. O cuidado com a saúde bucal pode reduzir a incidência dessa patologia e inúmeras são as abordagens para alcançar esse propósito. O objetivo do presente artigo foi investigar se há um consenso sobre um protocolo de higiene bucal que seja mais adequado que os outros, para a prevenção das pneumonias relacionadas à assistência à saúde. Para este fim, a metodologia utilizada foi a de revisão de literatura do tipo integrativa. Uma pesquisa nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Cochrane foi realizada. Os critérios de inclusão compreendiam estudos realizados publicados nos últimos 6 anos, textos completos de artigos em português e inglês, população de pacientes adultos hospitalizados, estudos de revisão sistemática ou ensaios clínicos randomizados cuja finalidade fosse a comparação, e não apenas a eficácia, entre cuidados de higiene oral na prevenção/incidência de PAV ou PAH. Após a leitura de títulos, resumos e textos completos, ao final, quatorze estudos foram identificados como atendendo aos nossos critérios de inclusão. Através da pesquisa pode-se concluir que apesar da importância do cuidado, não há ainda consenso sobre uma prática padrão. Palavras-chave: Pneumonia Hospitalar. Odontologia. Higiene Bucal.



HARMONIZAÇÃO OROFACIAL COM RECURSOS DA TOXINA BOTULÍNICA E DO ÁCIDO HIALURÔNICO: Revisão de Literatura
Autor: ADRIANO OLIVEIRA DOS SANTOS
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO O desenvolvimento da odontologia, aliada a técnica de harmonização orofacial, tem proporcionado a pacientes a reconstrução de estética facial, caracterizada pela eficácia e os benefícios que refletem na saúde mental, social e psicológica do paciente, proporcionando a autoestima. Entretanto surgiram técnicas e metodologias no uso de materiais como a toxina botulínica e o ácido hialurônico que tem demonstrado resultados promissores, contudo a demanda nos consultórios de odontologia tem aumentado significativamente, em busca reparação orofacial, através das técnicas aplicadas pelos cirurgiões dentistas e como qualquer procedimento invasivo de tratamento, estas técnicas também podem ocasionar complicações biológicas. O objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão da literatura e analisar o recurso do ácido hialurônico para o auxílio na estética das papilas interdentais. Trata-se de revisão de literatura a partir do pressuposto de um levantamento bibliográfico nas bases de dados de acesso livre na área da saúde, bem como a utilização de termos descritores para localizar estas literaturas que constitui um conjunto de procedimentos para embasar este estudo. Dentre os resultados encontrados destaca-se que Toxina Botulínica e o Ácido Hialurônico é excelente aliado no tratamento estética terapêutica da odontologia, sendo um método minimamente invasivo e reversível, todavia preenchimento facial é uma inovação que vem a colaborar para a estética e o bem-estar do indivíduo, sempre levando em conta a segurança e a saúde do paciente. Palavras-chave: Toxina botulínica; ácido hialurônico; bruxismo; estética facial.



SAÚDE BUCAL EM PACIENTES AUTISTAS E SUAS DIFICULDADES: Revisão bibliográfica narrativa
Autor: ANDREIA APARECDA CHOZEMPA
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti
RESUMO O transtorno espectro autista (TEA) é um transtorno neuropsiquiátrico que se desenvolve ainda na infância precoce. Algumas características específicas são frequentes nesses pacientes, como dificuldade em manter contato visual, atraso na linguagem e repetição das palavras. O diagnóstico é clínico, com tratamento diferenciado para cada caso. Na odontologia, os profissionais estão se qualificando para oferecer um melhor atendimento aos pacientes, já que muitos chegam ao consultório com problemas bucais graves já instalados. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir a saúde bucal em pacientes autistas e suas dificuldades no tratamento. Realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa de caráter qualitativo exploratório de artigos científicos publicados em bases de dados virtuais. Pode- se concluir que o paciente tem que ter como um hábito de ir ao dentista desde ainda bebê para que não se instale um problema bucal e que os pacientes tenham um atendimento menos traumático durante o atendimento. Palavra-Chave: Odontologia. Transtorno do Espectro Autista. Cirurgião-Dentista.



AMELOBLASTOMA UNICÍSTICO EM PACIENTE PEDIÁTRICO: Revisão da Literatura
Autor: ÂNGELA CRISTINA PERIN CALSAVARA CATARINO
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti
RESUMO Introdução: O ameloblastoma é um tumor odontogênico epitelial benigno de crescimento progressivo, caracterizado por uma tendência à expansão e recorrência local se não for tratado corretamente. A presença dessa lesão é rara, e também pouco relatada, em crianças. Nesta revisão focamos principalmente na população pediátrica. Objetivo: Revisar a literatura e explorar os casos relatados sobre o ameloblastoma, o manejo clínico, diagnóstico e tratamento, com ênfase aos casos raros em crianças. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura do tipo integrativa. Foram realizadas buscas eletrônicas de artigos indexados do tipo relato de caso, nas línguas: inglesa e portuguesa, publicados no período de 2017 a 2022 com auxílio dos unitermos: “ameloblastoma”; “ameloblastoma em criança”; “manejo do ameloblastoma em crianças. e seus correspondentes em inglês. combinados por meio do operador booleano “AND”. Resultados: A amostra final desta revisão foi constituída por 08 trabalhos científicos, selecionados pelos critérios de inclusão previamente referidos. Destes, 2 foram selecionados da biblioteca virtual em saúde (BVS) e 6 da Pubmed. Os dados sobre o ameloblastoma foram correlacionados, buscando entender qual seria a perspectiva do tratamento do ameloblastoma em crianças.Conclusão: Segundo a literatura pesquisada, é de extrema importância estabelecer o correto diagnóstico e manejo para que seja possível identificar e tratar esse tipo de tumor. Levando em consideração as graves complicações decorrentes de diagnósticos errôneos e tardios que prejudicam o prognóstico dos pacientes que apresentam esse tipo de neoplasia. Seu diagnóstico diferencial ainda é de grande desafio e interesse entre clínicos e pesquisadores. Palavras-chave: Ameloblastoma. Ameloblastoma em criança. Manejo do ameloblastoma em crianças.



EXODONTIA DE SISO PREVENTIVA
Autor: ARIEL SILVA CUSTÓDIO
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO Os procedimentos de exodontia de extração de terceiros molares é realizado com frequência pelo buco maxilo facial e cirurgião dentista, na perspectiva de proporcionar qualidade de vida ao paciente, porém é um processo invasivo realizado por intermédio de cirurgia, entretanto está relacionado a complicações durante a cirurgia e no pós-cirúrgico e necessita de tratamento medicamentos para alívio das dores e infecções decorrente da cirurgia. Atualmente é recomendado a exodontia profilática decorrente de risco de impacção, pericoronarite, de lesões cariosas, de alterações periodontais na distal do segundo molar. O objetivo desta pesquisa é mostrar as complicações decorrentes da exodontia dos terceiros molares e os tratamentos recomendados. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa realizada em bases de dados da área da saúde de acesso livre e que foram publicados no período de 2015 a 2022.Conclusão: alguns métodos de exames clínicos decorrente dos planejamentos optam por uso de exames de imagem, como a radiografia panorâmica e a Tomografia computadorizada, permitindo a visualização completa e precisa das estruturas anatômicas para que assim o procedimento fosse concluído sem implicações trans e pós-operatórias negativas. Palavras-chave: exodontia preventiva. Extração do terceiro molar. Saúde bucal.



MANEJO COMPORTAMENTAL NÃO FARMACOLÓGICO EM ODONTOPEDIATRIA:REVISÃO DE LITERATURA
Autor: BRÍGIDA KEREN CAMPOS DE OLIVEIRA
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO O atendimento odontológico é importante para pacientes pediátricos, pois pode definir um padrão de saúde bucal na vida adulta. Na infância, as crianças normalmente têm uma dentição decídua completa e foram expostas a bactérias causadoras de cárie, e quando a criança passa por tratamento restaurador, a ansiedade pode ser sentida e pode afetar o comportamento em futuras visitas ao dentista. Embora algumas crianças estejam relaxadas e cooperativas no ambiente de tratamento odontológico, algumas crianças demonstram um comportamento disruptivo que torna o tratamento mais difícil. Portanto desenhou-se o presente estudo com o objetivo de analisar e descrever informações referentes ao manejo comportamental não farmacológico em odontopediatria. Nessa pesquisa a metodologia adotada tratou-se de uma revisão integrativa com os dados coletados através de acesso às bases de dados SCIELO e Periódicos Capes. O manejo do comportamento é amplamente aceito como um fator chave no fornecimento de cuidados odontológicos para crianças. Certamente, se o comportamento de uma criança no consultório/consultório odontológico não pode ser controlado, então não é fácil, se não impraticável, oferecer qualquer atendimento odontológico necessário. É essencial que qualquer abordagem de manejo comportamental para o paciente infantil odontológico esteja enraizada na compaixão e na preocupação com o bem-estar de cada criança. Palavras-chave: Manejo comportamental. Odontopediatria. Ansiedade.



MANIFESTAÇÕES ORAIS DA SÍFILIS: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: CARLEANE PEREIRA DE SOUSA BATISTA
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa
RESUMO Sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Gram-negativa Treponema pallidum, que pode ser transmitida por meio de relações sexuais, transfusão de sangue, contato direto com lesões e objetos contaminados. As manifestações orais são frequentes e únicas, cuja identificação pode ser realizada por um cirurgião dentista. Nesse sentido, o conhecimento sobre as lesões da mucosa oral causadas por esta doença infecciosa na odontologia é primordial. O Objetivo do estudo foi discutir o diagnóstico e manejo odontológico das manifestações orais da sífilis. Trata-se de um trabalho de revisão de literatura do tipo integrativa onde realizou-se buscas eletrônicas de artigos indexados na base de dados PubMed e Google Acadêmico entre os anos 2017 e 2022, na língua inglesa e portuguesa. Foram encontrados 48 artigos e selecionados 9, que tratavam especificamente do tema proposto para esta revisão. Os artigos excluídos da pesquisa, tratavam dos aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento que não pertenciam à cavidade oral. A idade média dos indivíduos foi 36 anos, sendo a maioria do sexo masculino. A língua, os lábios, o palato mole e duro foram observados como local com maior prevalência de manifestações orais, tendo como perfil clínico, ulcerações de endurecimento indolor. O tratamento mais abordado foi o uso de Penicilina G Benzatina. Conclui-se que o diagnóstico da sífilis na cavidade oral se atém a lesões na língua, nos lábios, no palato mole e duro. Portanto, o cirurgião-dentista tem um importante papel no conhecimento das manifestações mais comuns de sífilis na mucosa oral, sendo apto a diagnosticar e tratar precocemente a doença, facilitando o prognóstico e qualidade de vida do paciente. Palavras-chave: Sífilis. manifestações orais da sífilis. Treponema pallidum.



TRAUMATISMO NA DENTIÇÃO DECÍDUA E OS IMPACTOS NA DENTIÇÃO PERMANENTE
Autor: DEYSE STTEFANI COSTA GUIDINI
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa.
RESUMO O traumatismo dentário pode acarretar pequenas fraturas e/ou prejuízo derivado de um trauma à estrutura dentária, tecidos moles e/ou ossos da face. O trauma em dentes decíduos pode decorrer ao longo da evolução da criança, assim sendo importante o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessa condição. O objetivo do presente estudo é verificar a estimativa de sequelas em dentes permanentes advindas de traumas em dentes decíduos. Artigo de revisão da literatura de cuja estratégia de busca utilizou as palavras chave trauma dentário; sequelas; dentição decídua; odontopediatria; traumatismo e dentição permanente. A busca realizou-se nas bases de dados (BVS) Biblioteca Virtual em Saúde, US National Library of Medicine, Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Google Acadêmico e seus artigos indexados. Nenhuma restrição foi aplicada para sexo, período de acompanhamento, e ano de publicação. Foram excluídos estudos de caso, séries de estudos de caso, comentários editoriais, revisões e outros estudos em que os efeitos dos traumas não foram avaliados em sucessores permanentes. Foram encontrados 120 artigos, 60 estudos foram selecionados para a leitura completa. A literatura fornece uma estimativa consistente de que as sequelas mais comuns na dentição permanente em função das lesões traumáticas dentárias são as hipoplasias e descoloração de esmalte, o que pode ser um fator importante na predição do prognóstico clínico das lesões traumáticas. Além disso, a reabilitação é muitas vezes imprecisa, principalmente em pacientes mais jovens, devido ao processo de crescimento. Palavras-chave: Trauma dental. Dentição permanente. Sequelas. Dentição decídua. Lesões traumáticas dentarias.



BRUXISMO DO SONO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Autor: ELLEN CRISTINA HANAUER NOGUEIRA
Orientador: Prof. Ariovaldo Silveira Lima Junior
RESUMO Existe uma disfunção dentária muito estudada na Odontologia, onde ocorre o apertamento ou a atrição dos dentes, este apertamento ocorrendo de forma involuntária ao qual os músculos da mastigação geram forças na mandíbula gerando atrito na oclusal dos dentes ocasionando desgaste dentário é conhecido como bruxismo. O bruxismo é uma condição dentária que afeta tanto adultos como crianças. Este fato ocorre tanto durante o dia como no período da noite. O objetivo desta revisão de literatura foi investigar os possíveis fatores etiológicos relacionados ao bruxismo em crianças. A etiologia do bruxismo ainda não está bem estabelecida. São várias as causas e fatores de risco levados em conta, já que trata-se de uma disfunção abstrusa e multifatorial, dentre esses fatores, é possível ser separados em periféricos (morfológicos) e centrais (patológicos e psicológicos). Dentre os fatores de origem psicológica e ocupacional que estimulam o bruxismo estão, teste escolares, medo, antipatia, ansiedade, depressão, tensão emocional, problemas familiares, crises existenciais e até mesmo competições de esporte e campeonatos. Emoções como agressão retraída, raiva, frustrações, medo, depressão e escassez de higiene do sono são os principais desencadeantes deste distúrbio, sendo o estresse o de maior relevância. O diagnóstico precoce e a adoção de recursos terapêuticos representam o sucesso do tratamento para evitar danos teciduais futuros e promover qualidade de vida infantil. Palavras-chave: Bruxismo; Bruxismo do sono; Odontopediatria; Estresse infantil.



LASERTERAPIA NO TRATAMENTO DE MUCOSITE: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: ESTEVÃO BATISTA MARINS
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti
RESUMO A mucosite oral é uma dos efeitos colaterais que acometem grande parte dos pacientes que recebem altas doses de quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço. Ela é caracterizada por uma inflamação na mucosa bucal, podendo variar para um eritema até úlceras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mucosite pode ser classificada em quatro graus. O tratamento da mucosite com lasers tem se destacado em virtude das suas propriedades, como estimular o crescimento epitelial, alívio da dor, aumento na produção de colágeno, fibroblastos, além também de retardar o surgimento da mucosite oral. Diversos estudos randomizados comprovam uma significativa redução da dor, possibilitando uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é conceituar o que é mucosite oral e realizar uma revisão de literatura narrativa a respeito do uso do laser como terapêutica viável na prevenção e no tratamento da mucosite oral. Através da revisão de literatura foi possível encontrar trabalhos que comprovam a eficácia do tratamento com laserterapia contra a mucosite oral, mostrando que a utilização do laser é de grande importância principalmente na redução da dor. Palavras-chave: Laserterapia; Mucosite oral e fotobiomodulação.



EXODONTIA PREVENTIVA DE TERCEIROS MOLARES: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: GISLAINE ASCANIO
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO A exodontia dos terceiros molares ou dente siso, é uma intervenção bem comum na área da odontologia, sendo que para a realização desses procedimentos cirúrgicos profiláticos é necessário que o profissional cirurgião dentista deve possuir total conhecimento e ser assertivo. Seguindo este raciocínio o presente estudo tem por objetivo principal proporcionar uma perspectiva atual sobre a exodontia preventiva dos terceiros molares, como benefício à saúde e qualidade de vida do paciente, onde o presente estudo baseia se em uma revisão bibliográfica, qualitativa e descritiva. Antes de optar pela extração dos terceiros molares, o Médico Dentista deve determinar se existe necessidade de exodontia do mesmo e apresentar as diferentes opções de tratamento ao paciente para o dente. Diante da literatura analisada, pode-se concluir que a extração dos terceiros molares precocemente a sua erupção só acarreta vantagens ao paciente ao longo do tempo, diante das indicações expostas no presente trabalho, sendo cárie, quistos, tumores entre outras necessidades ortodônticas na sua grande maioria foi positiva para a extração do terceiro molar, consequentemente, afirmando que quando há quaisquer patologia associada tem confirmada a necessidade de remoção além de ser de suma importância para o bem estar do paciente. Palavras-chave: Remoção Cirúrgica; Extração Profilática; Exodontia Precoce; Terceiro Molar.



ENDODONTIA: ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS PARA A FALHA NO TRATAMENTO
Autor: HENRIQUE LOPES TERRA
Orientador: Prof. Ariovaldo Silveira Lima Junior.
RESUMO O desafio para um tratamento de canais radiculares bem-sucedido é real, pois várias diversidades podem ser encontradas e contribuem de maneira isolada ou conjunta para um prognóstico ruim. A imperícia do cirurgião é um fator que contribui para a falha terapia endodôntica, pois além de erros técnicos, podem levar bactérias não naturais a microbiota dos canais pela quebra da cadeia asséptica, com isso bactérias oportunistas como Enterococcus faecalis tem a oportunidade de colonizar a região. Esse microrganismo tem uma capacidade de resistir aos agentes antimicrobianos e suportar bem a escassez de nutrientes, o que o ajuda a resistir e assim contribuindo para o insucesso da terapia endodôntica. O objetivo desta revisão narrativa é identificar as causas das infecções persistentes e secundárias, que podem ocorrer em tratamentos endodônticos, relacionadas aos microrganismos, como também, alternativas para a sua eliminação parcial ou completa dos sistemas de canais radiculares. A Conclusão é que os protocolos e técnicas endodônticas bem executados é de extrema importância para o sucesso da terapia e que a patência realizada em canais necrosados contribui para esse sucesso. Entretanto, é necessário o desenvolvimento de novos estudos para o completo entendimento dos principais microrganismos e seus mecanismos de ação envolvidos nas infecções Palavras-chave: Endodontia; Insucesso Endodôntico; Infecção.



MANEJO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTE COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA) MÉTODO NÃO FARMACOLÓGICO: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: HUDINEIA APARECIDA BARBOSA LOPES SANTOS
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa
RESUMO A síndrome do Transtorno Espectro Autista (TEA) é caracterizada por um conjunto de distúrbios no desenvolvimento neurológico caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na interação social, bem como dificuldade no domínio da linguagem. Essas características podem dificultar o manejo desse paciente em ambiente odontológico. Este estudo tem como objetivo abordar a importância da integração do paciente com TEA para facilitar o tratamento odontológico, bem como identificar as técnicas de condicionamento odontológico não farmacológico. Para isso foi realizada buscas em bases de dados de acesso livre, Pubmed, Scielo, LilacS, Bireme, BVS pertinentes ao tema da pesquisa. Foram utilizados os seguintes descritores “transtorno espectro autista”, “saúde bucal”, humanização” e “odontopediatria”, em língua portuguesa de pesquisas publicadas no período de 2015 a 2022. Foram identificados nove artigos para serem analisados segundo o propósito da pesquisa. Os estudos relatam que é imprescindível que o cirurgião dentista tenha conhecimento acerca das limitações do paciente com síndrome de TEA, bem como a melhor forma de condução dos mesmo em uma consulta, a fim de se ter um atendimento mais atencioso. A humanização é uma das atitudes possíveis para essa inclusão para um atendimento eficiente. Palavras-chave: Saúde Bucal. Atendimento odontológico. Transtorno Espectro autista.



ATENDIMENTO ODONTOPEDIÁTRICO NO ÂMBITO HOSPITALAR
Autor: IARA LEITE
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti
RESUMO Introdução: Os atendimentos odontopediátricos desenvolvem uma ampla variedade de habilidades, disciplinas, procedimentos e planejamentos que são modificados segundo as necessidades de cada paciente. Objetivo: O objetivo do presente trabalho, é através de uma revisão de literatura apresentar, sobre em quais casos é necessário realizar o tratamento odontológico infantil em ambiente hospitalar sob anestesia geral. Método: O presente artigo é caracterizado como uma revisão de literatura narrativa. Conclusão. O tratamento odontológico pediátrico realizado no âmbito hospitalar sob anestesia geral, é necessário em casos de crianças muito pequenas que não colaborativas com o atendimento ou com pacientes com necessidades especiais de saúde. Palavra-chave: ODONTOPEDIATRIA. HOSPITAL. ANESTESIA GERAL.



ODONTOLOGIA LEGAL: CONHECIMENTO ÉTICO E LEGAL POR ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA
Autor: JACCELE VILHAUVA DOS SANTOS
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa.
RESUMO A Odontologia legal é uma das especialidades odontológicas intimamente ligada à justiça e aspectos éticos, ganhado extrema notoriedade nos últimos anos. Diante disto, presumese que é necessário um acompanhamento do nível de conhecimento dos acadêmicos em formação, bem como sua capacidade de discernir entre condutas profissionais adequadas e éticas no exercício da profissão. O objetivo desta pesquisa foi revisar documentos visando apurar o nível de conhecimento de acadêmicos sobre odontologia legal. A metodologia utilizada para desenvolvimento deste estudo foi uma revisão integrativa da literatura. A busca ocorreu nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS, BVS e Google Acadêmico, nos idiomas português, espanhol e inglês, onde os artigos selecionados deveriam estar disponibilizados de maneira íntegra e gratuita. Foram encontrados nas bases de dados selecionadas um total de 16.036 artigos, foram descartados artigos duplicados e destes 24 foram selecionados para leitura do resumo, posteriormente 19 artigos foram selecionados para leitura integral e ao final 16 artigos foram selecionados para a revisão. Conclui-se que se faz necessária uma formação completa e continuada durante a formação acadêmica, almejando a formação de profissionais que pratiquem de forma satisfatória a odontologia, visando um atendimento humanizado e ético. Palavras-chave: Bioética. Ética. Conhecimento. Acadêmicos. Odontologia.



MANIFESTAÇÕES ORAIS DA PARACOCCIDIOIDOMICOSE
Autor: JEASIR PEREIRA DE SOUSA
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO Introdução: A paracoccidioidomicose é uma doença fúngica endêmica no Brasil, descoberta há mais de 100 anos, porém, pouco conhecida pela população e pelos cirurgiões dentistas, devido sua não obrigatoriedade de registro. Uma doença quase que exclusivamente de áreas rurais, mais comum na América Latina. Objetivo: O objetivo foi discutir através de revisão de literatura o diagnóstico e manejo odontológico da PCM. Metodologia: Revisão de literatura do tipo narrativa. Foram realizadas buscas eletrônicas de artigos indexados - do tipo caso clínico - nas bases de dados de acesso livre. Resultados: Foram encontrados 53 artigos do tipo caso clínico e após triagem, restaram apenas 10 artigos que tratavam especificamente do tema proposto para essa revisão. Conclusão: O conhecimento da PCM é de extrema importância na odontologia, pois os sintomas dessa patologia muitas vezes incluem alterações na cavidade oral, que pelas características clínicas desta doença está condicionada pela obrigatoriedade do cirurgião-dentista em participar do tratamento desta micose, entretanto vale ressaltar que sequelas graves podem ser fatais se o diagnóstico e o tratamento não forem seguidos adequadamente Palavras Chaves: Paracoccidioidomicose. manifestações orais da paracoccidioidomicose. manejo da paracoccidioidomicose.



PERDA PRECOCE DE DENTES DECÍDUOS E USO DE MANTENEDORES DE ESPAÇO
Autor: JESSICA CAROLINA FERREIRA PAIS
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa
RESUMO Introdução: A perda precoce de dentes decíduos pode causar consequências como a má oclusão, retardo ou aceleração da erupção dos dentes permanentes sucessores, migração dos dentes adjacentes, apinhamento, impactação de dentes permanentes, desarmonia no crescimento craniofacial, dificuldades na fonética, mastigação e estética. Os mantenedores de espaço são aparelhos que atuam na preservação do espaço, podendo prevenir as alterações e consequências dessa perda. Objetivo: identificar quais alterações e agravos podem ser causados pela perda prematura de dentes decíduos bem como a importância do uso de mantenedores de espaço. Método: Foram realizadas buscas em artigos científicos, através das plataformas de dados online Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), US National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Resultados: Foram selecionados 17 artigos na literatura de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: A perda precoce de dentes decíduos impacta negativamente no desenvolvimento crânio facial de crianças, podendo ocorrer várias alterações e agravos na dentição permanente em desenvolvimento. O uso de mantenedores de espaço após a perda precoce de um dente decíduo é uma medida preventiva de grande importância, quando devidamente indicado, que minimiza esses agravos, preservando o espaço edêntulo e diminuindo os riscos de efeitos e consequências que seriam causados pela perda de espaço. Palavras-chave: Perda precoce. Mantenedor. Dentes decíduos. Odontopediatria.



DERMATOMIOSITE MANIFESTAÇÕES ORAIS : REVISÃO DE LITERATURA
Autor: KRISLAINE DO CARMO GUIMARÃES CHAGAS
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti
RESUMO Alguns estudos evidenciam que existem achados bucais que são relevantes para a suspeita da Dermatomiosite (DM) quando o paciente não é diagnosticado, assim aumentando as chances de um diagnóstico precoce. O objetivo desta pesquisa foi identificar sinais de um paciente com DM por meio das manifestações orais. Trata-se de um estudo de revisão narrativa, fundamentado em revisão da literatura científica nacional e internacional, cujo objeto de análise foi a produção científica veiculada em periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scientific Electronic Library Online, disponíveis na BVS, e também da United States National Library of Medicine, publicados entre 2012 e 2022 na língua portuguesa e inglesa. A DM é uma doença sistêmica inflamatória atípica da pele, músculos esqueléticos e outros órgãos (coração, pulmões, olhos, sistema nervoso central). Acredita-se que o conhecimento do odontopediatra sobre identificação das lesões bucais, bem como suas associações com modificações sistêmicas, pode ser essencial no reconhecimento precoce de condições como a DM que contribuem no diagnóstico e inicialização de tratamento adequado, consequentemente favorecendo o prognóstico. Existe um amplo diagnóstico diferencial para os sintomas clínicos de manifestações cutâneas e fraqueza muscular em pacientes com DM. Alguns estudos evidenciam que há achados bucais que são relevantes para a suspeita da DM quando o paciente não é diagnosticado, assim aumentando as chances de um diagnóstico precoce. Palavras-chave: Dermatomiosite. Manifestações orais. Odontologia. 1



PROPRIEDADES DA LIGA DE NITI M-WIRE NOS INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS QUANDO COMPARADOS COM OS DE LIGAS DE NITI CONVENCIONAL: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: LARISSA MARCANTE
Orientador: Prof. Ariovaldo Silveira Lima Junior.
RESUMO O preparo biomecânico dos canais radiculares é uma importante fase que constitui o tratamento endodôntico. A introdução do níquel-titânio (NiTi) na endodontia mudou significativamente o preparo dos canais radiculares, isso porque esse metal possui uma excelente biocompatibilidade e uma propriedade mecânica conhecida como superelasticidade. Com o avanço dos estudos foi criada a liga M-Wire, que é uma liga especial de níquel-titânio através de um atual processo de tratamento térmico. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura considerando o tratamento térmico M-Wire das limas endodônticas e quais benefícios ela possui quando comparada com as limas de NiTi convencional. O estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico na área odontológica permitindo uma análise na literatura atual sobre o tratamento térmico M-Wire nas limas endodônticas. A busca dos artigos deu-se nas bases de dados: Google acadêmico e PubMed. Com essa nova liga M-Wire o índice de sucesso dos canais aumentou devido às vantagens que ela proporciona por possuir na sua microestrutura martensita apresentando maior resistência e flexibilidade do que os instrumentos endodônticos feitos de NiTi convencional. Palavras-chave: Liga M-Wire. Liga NiTi. Tratamento térmico. Instrumentos endodônticos.



TRANSPLANTE DENTÁRIO AUTÓLOGO
Autor: LEONARDO DE JESUS ARAGÃO
Orientador: Prof. Rodinei Lucas Duarte
RESUMO Introdução: O transplante dentário autólogo é um procedimento proposto para reabilitar a perda dentária precoce. É uma alternativa biocompatível, de baixo custo, cuja técnica se estabelece na substituição de dente afetado por um dente hígido autógeno para um alvéolo já existente em pacientes adolescentes. Objetivo: o objetivo desta revisão de literatura é analisar as técnicas e resultados alcançados durante o tratamento de transplante autólogo. Metodologia: a metodologia desta revisão bibliográfica narrativa foi verificar as pesquisas em bases de dados de acesso livre na área da saúde. Os critérios de inclusão foram artigos publicados entre os anos de 2012 e 2022 no idioma português. Resultados: foram selecionados 10 artigos para essa revisão. Conclusão: o transplante dentário autólogo é um aliado a reabilitação de espaços edêntulos, com baixo custo e benefícios em detrimentos de não ocorrer risco a rejeição por se tratar de doador e receptor ser a mesma pessoa, o transplante executado acuradamente tem índices de sucesso consideráveis. Palavra-chave: Transplante Autólogo, Cirurgia Bucal, Reabilitação Bucal.



ALFABETISMO EM SAÚDE BUCAL DOS PAIS/CUIDADORES E A PREVALÊNCIA DE CÁRIE NA INFÂNCIA
Autor: MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA DE MEDEIROS
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO A alfabetização em saúde é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a habilidade do indivíduo em acessar, compreender e utilizar informações sobre saúde. O alfabetismo em saúde bucal dos pais/cuidadores influencia diretamente na saúde bucal de seus filhos. A participação dos pais/cuidadores tem um impacto surpreendente sobre as mudanças de hábitos da criança. Estudos demonstram que o alfabetismo em saúde bucal interferi diretamente na conduta dos pais sobre o tratamento odontológico de seus filhos. No entanto, a cárie dentária continua sendo um problema de saúde pública, e uma preocupação para a odontologia preventiva. Investigar a conscientização dos pais sobre os conceitos básicos em saúde bucal é fundamental para que se possa direcionar um plano estratégico capaz de minimizar o agravante cárie. Uma boa interpretação sobre saúde auxilia os indivíduos a buscarem serviços odontológicos necessários, além de orientar na escolha adequada de tratamento. O objetivo deste estudo é verificar, por meio da literatura, O alfabetismo em saúde bucal dos pais/cuidadores e a prevalência de cárie na infância. Tratouse de uma revisão da literatura com pesquisa na base de dados lilacs, scielo, Medline e Google Acadêmico. Foram selecionadas publicações de 2013 a 2021, perfazendo um total de 10 artigos analisados. Foram excluídos deste estudo artigos publicados no período anterior a 2013 e os artigos que não abordavam temas relacionados com alfabetização em saúde bucal de pais/cuidadores. Através desta revisão literária é possível concluir que o baixo alfabetismo em saúde bucal dos pais/cuidadores contribui significativamente para o surgimento e agravamento de patologias bucais em seus filhos, sendo a cárie a de maior prevalência. Palavras-chave: educação em saúde bucal. Alfabetização em saúde bucal. Odontopediatria



A CONDUTA ODONTOLÓGICA EM PACIENTES COM RISCO DE DESENVOLVER ENDOCARDITE INFECCIOSA
Autor: MARIANA CERVANTES VELANI FERREIRA
Orientador: Prof. Ariovaldo Silveira Lima Junior
RESUMO A endocardite infecciosa é uma doença resultante da colonização de microrganismos que podem ser fungos, vírus ou bactérias, na camada mais interna do coração, o endocárdio. Por muito tempo os procedimentos odontológicos foram considerado o maior causador da endocardite infecciosa com o embasamento de que a etiologia da endocardite estaria intimamente ligada aos microrganismos presentes na cavidade oral. Na intenção de prevenir a endocardite, a profilaxia antibiótica foi a conduta mais utilizada por mais ou menos cinco décadas, no entanto, esse protocolo tem passado por algumas controvérsias após estudos mostrarem que essa pratica não é tão eficaz para a prevenção da endocardite, e que a mesma estaria mais ligada a hábitos ruins de higiene oral e atividades diárias do que a procedimentos odontológicos. Portanto, essa revisão bibliográfica tem por objetivo determinar qual a melhor conduta que o Cirurgião-Dentista deve adotar em pacientes com risco de desenvolver endocardite infecciosa. Palavras-chave: Endocardite Infecciosa. Odontologia. Profilaxia. Antibioticoprofilaxia



COMPLICAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS DE TERCEIROS MOLARES
Autor: MARISA ALVES DE LIMA
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO A extração do terceiro molar se tornou um procedimento corriqueiro nos consultórios odontológicos, principalmente entre pacientes com a idade de 16 a 21 anos de idade, onde sua extração é realizada de forma profilática, decorrente ao alto índice de lesões císticas e até o aparecimento de tumores. Sendo assim, o dentista orienta para sua extração almejando a diminuição do quadro álgico ou até para o simples ganho do espaço na arcada dentária. Este estudo teve como objetivo avaliar as condutas que o cirurgião-dentista pode tomar para evitar complicações e de maneira específica descrever a anatomia da região de terceiros e inervação, além de estudar as indicações para extração dos molares inclusos. O tipo de pesquisa a ser realizada foi uma revisão de literatura narrativa, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (livros, sites de banco de dados etc.) “Scielo”, “Pubmed” e “Lilacs”. Por fim, através de tais associações de conhecimento os cirurgiões dentistas estarão mais capacitados para decidir qual melhor conduta perante as intercorrências durante ou após a extração do terceiro molar, minimizando dessa maneira o surgimento de morbidades ao paciente, proporcionando um eficaz e saudável plano de tratamento para os mesmos. Palavras-chave: Terceiro molar. Extração. Complicação.



BRUXISMO DO SONO DURANTE A INFÂNCIA
Autor: MAYARA CAROLYNE DO NASCIMENTO PADILHA
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa.
RESUMO Bruxismo do sono (BS) é um distúrbio do sono que pode ocorrer em crianças após a erupção dos primeiros dentes decíduos, se estendendo até a fase da adolescência, com tendência a diminuir ao avançar da idade. Sua etiologia é considerada multifatorial, pode ter relação com o grau de desgaste e com incômodos articulares e nos músculos relacionados a Articulação têmporo mandibular. Este artigo tem por objetivo identificar as principais causas do bruxismo do sono em crianças. Para a composição do presente estudo foram realizadas buscas em bancos de dados verificando estudos relacionados ao BS, a exemplo SciELO, PubMed, CAPES, BVS e Google Acadêmico. Como critérios de inclusão buscou-se artigos publicados nos últimos 09 anos, nos idiomas português e inglês, dissertações, artigos na íntegra, disponibilizados de forma online e que abordassem o tema BS em crianças. Os critérios de exclusão foram os artigos duplicados, aqueles que relatassem apenas sobre o bruxismo diurno bem como aqueles que avaliam pacientes com doenças crônicas e/ou deficiências psicomotoras além da presença de cárie dentária grave. Foram selecionados 14 artigos na literatura de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Concluiu-se que fatores externos, como o ambiente familiar, alimentação, acesso a tecnologias, comportamento da criança além de fatores genéticos e predisposição podem ser causas do BS. Palavra-chave: Bruxismo do sono, Crianças, Desgaste Oclusal



COMPARAÇÕES ENTRE LAMINADOS CERÂMICOS E FACETAS DIRETAS EM RESINA COMPOSTA: revisão de literatura
Autor: NATANAEL DA SILVA BORGES DE FREITAS
Orientador: Prof.ª Esp. Heloisa Konig da Veiga.
RESUMO A padronização da beleza na atualidade tem proporcionado para sociedade buscas de aperfeiçoamento de beleza estética, através de dietas, harmonização facial, exercícios físicos entre outros, e com os tratamentos odontológicos não é diferente, as pessoas procuram procedimentos estéticos odontológicos para ter um sorriso com simetria dos dentes bem alinhados e brancos e a saúde bucal impecável, proporcionando o aumento da autoestima em uma sociedade que preza pela beleza estética; entretanto o objetivo desta pesquisa é verificar na literatura, as especificidades entre as facetas diretas em resina composta e facetas de laminados cerâmicos; trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa que foi realizada em bases de dados de acesso livre através dos motores de buscas disponíveis na web e foram delimitado como parâmetro de inclusão e exclusão o período que compreende entre 2017 a 2022 e texto de artigos completos em português; e os resultados apresentados nas literaturas selecionadas para compor esta pesquisa foram que as duas técnicas de tratamento com a faceta diretas em resina composta e as facetas em laminados cerâmicos demonstram excelentes resultados clínicos e estéticos por suas vantagens e ainda apresentam algumas limitações do uso contudo é necessário seguir as recomendações do cirurgião dentista de acordo com a técnica que foi utilizada. Palavras-chave: Estética odontológica. Restaurações. Facetas de porcelana. Facetas de resina.



IDENTIFICAÇÃO DE ABUSO SEXUAL INFANTIL ATRAVÉS DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
Autor: PAULA RHANÃ DE OLIVEIRA SOUZA
Orientador: profa Ma. Fabiana Rezer.
RESUMO Introdução: os maus-tratos infantis são considerados um problema de saúde pública, decorrente do número de casos que são registrados. O problema é tão agravante pois o agressor normalmente convive no seio familiar e na maioria dos casos são os responsáveis por cuidar e zelar pela integridade física e moral da criança. Objetivo: identificar o abuso infantil através do atendimento odontológico. Método: revisão narrativa de abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados: Literatura Latino-americana do Caribe, Biblioteca Virtual em Saúde e Medical Literature Analysis no Retrieval System Online, Biblioteca Eletrônica Científica Online e buscador google acadêmico. Os critérios de inclusão foram artigos originais, publicados nos últimos 10 anos, no idioma português, na íntegra, no contexto brasileiro, com abordagem na temática e sem corte temporal. Os critérios de exclusão foram os editoriais, teses, monografias e dissertações . Resultados: foram analisadas 10 produções científicas que descreveram o cirurgião dentista como um profissional capaz de identificar as lesões de abuso infantil. Considerações finais. Existem muitos registros de maus-tratos, violência sexuais e negligência contra crianças e adolescentes., Durante o atendimento odontológico o cirurgião dentista pode identificar abusos através da observação de doenças sexualmente transmissíveis na região oral bem como alterações físicas e comportamentais em crianças, além de ter a obrigação de denunciar os casos identificados. Palavras-chave: Abuso sexual. Violência sexual infantil. Negligência.



O USO DA TOXINA BOTULINICA NA ODONTOLOGIA PARA FINS ESTÉTICOS E TERAPÊUTICOS
Autor: ROSANA DE FREITAS PRADO
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa.
RESUMO: A utilização de novas tecnologias e produtos na área da odontologia pode não só proporcionar maior conforto aos pacientes, mas permite que os dentistas escolham novos tratamentos para melhores resultados. A toxina botulínica (TB) é uma proteína produzida pela bactéria anaeróbia Clostridium botulinum na qual exerce um papel extremamente eficaz na qualidade de vida dos pacientes, tanto em procedimentos terapêuticos, quanto estéticos sendo estes um dos métodos não cirúrgico mais realizado no Brasil. Injetada por via intramuscular no local desejado, a TB se liga a receptores terminais dos nervos motores e inibe a liberação de acetilcolina em última análise, interrompe a contração do músculo, resultando em relaxamento muscular temporário. O presente estudo tem objetivo de analisar as principais aplicações da TB tipo A para uso estético e terapêutico na odontologia, através de revisão da literatura. A estratégia de busca foi realizada utilizando as seguintes bases de dados: SciELO, PubMed, LILACS e Google Acadêmico. A busca inicial mostrou 1900 resultados. Todos os títulos e resumos foram analisados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, totalizando 30 estudos para leitura completa, dos quais 18 foram incluídos neste estudo. Devido aos efeitos dos relaxantes musculares a TB é, portanto, usada em várias condições dentárias, como sorrisos gengivais, bruxismo severo, e dor causada por DTM, além de fins estéticos. Importante salientar que o efeito não é definitivo, é uma terapia que requer técnica perfeita e conhecimento de anatomia suficiente. Palavras-chave: Toxina Botulínica; Estética; Terapêutico; Odontologia.



ADENOMA PLEOMÓRFICO EM PALATO : RELATO DE CASO
Autor: THALIA ALMEIDA DE OLIVEIRA FAGUNDES
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa.
RESUMO: O Adenoma Pleomórfico é um tumor benigno ou neoplasia mais comum em glândulas salivares, acometendo com mais frequência as glândulas salivares maiores, porém quando associado em glândulas salivares menores, o palato é a região mais afetada. Essa lesão geralmente é assintomática e de crescimento lento, sendo mais diagnosticada em mulheres e adultos com mais de 30 anos. Deste modo só é descoberta em exames de rotina odontológica. O presente trabalho relata um caso clínico de adenoma pleomórfico, localizado na região do palato duro de um paciente do sexo masculino, 39 anos bem como discute a importância de um bom exame clínico e físico para o correto diagnóstico da lesão. Palavras-chave: Adenoma pleomófico. Neoplasias. Glândulas salivares. Odontologia



AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO SENSO DE COERÊNCIA MATERNO RELACIONADO À CÁRIE DENTÁRIA
Autor: ALINE DE LIMA BALBINO
Orientador: Profa. Dra. Andréa Antônia Costa.
RESUMO Objetivo: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre cárie dentária e senso de coerência (SOC) materno em crianças na idade pré-escolar. Metodologia: Artigo de revisão de literatura com propósito de levantar conhecimentos já produzidos sobre o SOC de mães relacionado à cárie dentária em crianças pré-escolares. A busca dos artigos consistiu em consultas nas bases de dados: Google acadêmico, US National Library of Medicine, Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e seus artigos indexados. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos últimos 14 anos, nos idiomas português e inglês, dissertações, artigos na íntegra, disponibilizados de forma online e que abordassem o tema SOC relacionado à cárie dentária, sem restrição quanto ao tipo de desenho. Os critérios de exclusão foram artigos duplicados, teses e livros. Resultados: Foram selecionados 15 artigos na literatura de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: A cárie dentária em crianças pré-escolares está associada ao SOC materno. Mães com SOC mais alto estão associadas a crianças com pouca ou nenhuma experiência de cárie dentária; e mães com menor média de SOC apresentam pouca percepção sobre a própria saúde bucal, tendo influência direta na cárie dentária de seus filhos. Palavras-chave: Cárie dentária. Senso de Coerência. Crianças.



EXODONTIA PREVENTIVA DOS TERCEIROS MOLARES
Autor: DAVID LEONARDO HAMESTER DE CARVALHO
Orientador: PROF. ELOISA KONIG DA VEIGA
RESUMO Introdução: Exodontia preventiva dos terceiros molares é algo que gera muita discussão desde os primórdios da odontologia. Muitos dentistas optam pela extração desses dentes devido a alegação de que se mantidos na cavidade oral, podem apresentar patologias associadas, gerando assim um agravo na qualidade de vida do paciente. Em contrapartida, muitos profissionais julgam que a exodontia preventiva dos terceiros molares é desnecessária pois um dente assintomático não irá trazer problemas ao paciente. O terceiro molar é o último dente a erupcionar na cavidade oral, muitas das vezes ele está em posição anormal comparado aos outros dentes ocasionando assim reabsorções radiculares dos dentes adjacentes, patologias na região de erupção e muito desconforto para os pacientes. Devido a isso muitos pacientes optam pela extração deste elemento. Este trabalho tem como objetivo, apresentar a exodontia preventiva dos terceiros molares, se é necessário ou não. Metodologia: Foram realizadas pesquisas nas bases de dados online: Google Acadêmico, SciELO, BVS e PubMed. Conclusão: É importante considerar as características individuais de cada paciente em relação aos terceiros molares na cavidade bucal. Isso permitirá um diagnóstico preciso e a proposta da melhor opção de tratamento, seja ela preventiva ou terapêutica. Descritores: Exodontia. Dente serotino. Terceiro molar.



QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E ERGONOMIA NA ODONTOLOGIA: Revisão Bibliográfica
Autor: GABRIEL EXPEDITO PEREIRA DE SOUSA
Orientador: PROF. ELOISA KONIG DA VEIGA
RESUMO Introdução: A ergonomia está ligada diretamente com o trabalho do cirurgião-dentista, ao introduzir os princípios básicos dessa conduta no dia a dia do profissional, não apenas evitará possíveis lesões, mas permitirá aumentar a sua produtividade, trazendo consigo uma boa qualidade de vida. Objetivo: identificar quais os agravos podem acarretar a permanência de más condutas na hora dos atendimentos odontológicos. Método: A busca dos artigos consistiu nas consultas de dados online: US National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Foram selecionados artigos na literatura de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: Profissionais odontológicos devem ser conscientizados a tomar medidas preventivas evitando assim lesões ocupacionais. Palavras-chave: Odontologia ocupacional. Odontologia do trabalho. Ergonomia.



A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA OS PACIENTES EM TRATAMENTO DE HANSENÍASE
Autor: GESSICA BARALDI
Orientador: PROF. ELOISA KONIG DA VEIGA
RESUMO O atendimento odontológico desempenha um papel crucial no cuidado de pacientes em tratamento de hanseníase, proporcionando uma série de benefícios essenciais. Primeiramente, ele desempenha um papel preventivo fundamental, ajudando a evitar complicações bucais que podem agravar a saúde já comprometida dos pacientes com hanseníase. Isso inclui a prevenção de infecções secundárias que podem surgir devido à vulnerabilidade do sistema imunológico desses indivíduos. Além disso, o atendimento odontológico contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida desses pacientes. Ter um sorriso saudável não apenas melhora a autoestima, mas também facilita a inclusão social, diminuindo o estigma frequentemente associado à hanseníase. Os odontologistas desempenham um papel crucial ao fornecer atendimento especializado, adaptado às necessidades específicas dos pacientes com hanseníase. Eles também desempenham um papel importante no monitoramento da saúde geral desses pacientes, pois problemas bucais podem ser indicativos de condições sistêmicas subjacentes. Em resumo, o atendimento odontológico para pacientes em tratamento de hanseníase não é apenas uma questão de saúde bucal, mas também está intrinsecamente ligado à saúde geral, qualidade de vida e inclusão social. É uma parte integrante do cuidado integral desses pacientes, desempenhando um papel fundamental na prevenção de complicações, na promoção do bemestar e no apoio ao tratamento global da hanseníase. Palavras-chave: hanseníase, atendimento odontológico, prevenção, complicações bucais, qualidade de vida.



A ARTE DENTÁRIA EM MEDICINA LEGAL E SUA RELEVÂNCIA NA IDENTIFICAÇÃO HUMANA E ÁREA JURÍDICA
Autor: HADASSA OLIVEIRA DA SILVA
Orientador: PROF. ELOISA KONIG DA VEIGA
RESUMO Introdução: A identificação humana feita por um profissional odontolegista, é realizada em várias etapas, e vários métodos são utilizados para que com clareza e eficiência a identificação possa ser realizada. O correto preenchimento do prontuário odontológico é de suma importância pois é de grande ajuda os registros que ficam arquivados juntos a esse prontuário, que é utilizado como forma de comparação dos registros ante-mortem com os registrospost-mortem. Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar, a importância da aplicabilidade da odontologia legal para as pericias forenses, com a finalidade de identificar de forma comparativa corpos em diferentes estados de decomposição, além de ressaltar a importância do correto preenchimento do prontuário odontológico. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando artigos na área da odontologia legal, cujo objeto de análise será a produção científica indexada no banco de dados do Google Acadêmico, Scientific Eletronic Librany Online, US National Library of Medicine e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, que contém estudo sobre o papel da odontologia legal na identificação de corpos. Resultados: Foram selecionados 8 artigos na literatura de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: Concluímos que somente o profissional odontolegista é capaz de realizar identificação humana através da arcada dentária de forma comparativa corpos em diferentes estados de decomposição. Palavras-chave:Odontologia Legal. Rugoscopia Palatina. Identificação Humana Documentação Odontológica. Queiloscopia.



LAMINADOS CERÂMICOS X FACETAS DIRETAS EM RESINA COMPOSTA
Autor: IZABELA VITÓRIA DOS SANTOS ALVES
Orientador: PROF. ELOISA KONIG DA VEIGA
RESUMO Introdução: Atualmente a busca pelos padrões de beleza vem crescendo a cada dia mais, essa busca se dá no intuito de adquirir autoestima e bem-estar, desta forma, facetas diretas em resina composta e laminados cerâmicos são procedimentos que vem crescendo e evoluindo cada dia mais. Objetivo: Este estudo é uma revisão de literatura que tem como objetivo analisar o que são facetas diretas em resina composta e laminados cerâmicos, vantagens e desvantagens, limitações de cada procedimento, mostrando qual será mais vantajoso para cada caso. Metodologia e resultados: Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no idioma português, com pesquisas de 2018 a 2023. Foram encontrados 33 artigos relacionados com o tema e foram selecionados 6 artigos para este estudo, buscando analisar cada procedimento da melhor maneira. Conclusão: Conclui-se que os dois procedimentos são vantajosos, porém precisam ser administrados da forma correta pelo profissional para que não haja futuros problemas, além de que o paciente deve se comprometer a ter seus devidos cuidados com a higiene bucal no seu dia a dia. Palavras-chave: Facetas de resina composta, Laminados cerâmicos.



COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DE CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO E DE CONSULTÓRIO
Autor: JACKSON ANTONIO CALIONI
Orientador: PROF. Me. FABIANA REZER
RESUMO Introdução: O clareamento dental, quando aplicado para melhorar a estética do sorriso, tem aumentado a procura nos consultórios odontológicos e este aumento na demanda está relacionado à influência do sorriso na percepção visual e à crescente pressão da sociedade contemporânea para ter sorrisos saudáveis e harmônicos. O Objetivo desta pesquisa é apresentar as técnicas de clareamento dental em consultório e a técnica de clareamento dental caseira, como tratamento estético para um sorriso harmônico. Metodologia: A presente pesquisa é uma revisão bibliográfica e narrativa e foram consultadas as bases de dados, com assunto relacionadas ao clareamento dental, incluindo Pubmed- U. S. National Library of Medicine; ScieloScientific Electronic Library Online, Lilacs-Literatura Latino-americana do Caribe BBOBibliografia Brasileira de Odontologia. Além disso, outras fontes de informações, como livros na área de Odontologia e trabalhos acadêmicos de pós-graduação e mestrado, foram utilizadas para enriquecer a compreensão do tema. Resultado: Possui uma diferença entre a quantidade e a porcentagem de gel clareador utilizado nas técnicas de clareamento dental em consultório com a técnica de clareamento dental caseira, todavia na técnica de consultório o tempo de aplicação é menor e os resultados aparecem mais rapidamente, o clareamento caseiro também oferece bom resultado, porém os resultados aparecem mais lentamente e o tempo de aplicação é maior. Conclusão: Destaca-se a eficácia das técnicas de clareamento dental, a importância da duração do tratamento e dos resultados obtidos, a escolha da concentração de peróxido de hidrogênio, a consideração da segurança e sensibilidade dentária, a seleção de materiais adequados e a eficácia da abordagem combinada de técnicas. Palavras-chave: Clareamento dental. Técnicas. Estética



A INFLUÊNCIA DA TOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DO BRUXISMO Causas e efeitos
Autor: JEANE SOUSA MARTINS
Orientador: PROF. Me. FABIANA REZER
RESUMO Introdução: O bruxismo é um comportamento parafuncional que se torna cada vez mais comum nos dias atuais e pode ser definido como o ato involuntário de apertar ou ranger os dentes, tanto durante o sono como durante o dia, sua origem é multifatorial, e a gravidade dos danos e os métodos de tratamento variam de pessoa para pessoa, existem diversas opções terapêuticas disponíveis, desde abordagens mais conservadoras, como o uso de placas oclusais, fármacos e terapia cognitivo-comportamental, até tratamentos mais invasivos, como a aplicação da toxina botulínica tipo-A em pontos específicos do músculo masseter. Objetivo: apresentar relatos sobre o tratamento do bruxismo com a toxina botulínica. Metodologia: foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura. A revisão bibliográfica reúne informações relevantes sobre o objetivo da pesquisa, e permite que seja realizada as interpretações do conteúdo literário para embasar a pesquisa. Resultado: A eficácia da toxina botulínica na diminuição da atividade dos músculos mastigatórios é amplamente reconhecida, uma vez que age na inibição da ligação da acetilcolina nas terminações sinápticas. Conclusão: Com base na análise dos estudos revisados, essa abordagem terapêutica emergente demonstra eficácia ao reduzir o apertar e ranger dos dentes, bem como aliviar os sintomas, incluindo a dor muscular associada a essa parafunção. Palavras-chave: Uso de toxina botulínica. Técnicas. Tratamento do bruxismo.



FACETAS EM RESINA: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: KAMYLLA DE OLIVEIRA INSABRALDE
Orientador: PROF. ELOISA KONIG DA VEIGA
RESUMO As práticas de reabilitação odontológica hoje precisam ser integradas, abarcando múltiplas especialidades para assegurar resultados que combinem estética e funcionalidade. A ascensão das facetas diretas tem se notabilizado como uma opção conservadora frente às técnicas indiretas, mas ainda assim há uma tendência a adotar práticas ainda mais preservativas, especialmente quando a reanatomização é necessária por razões estéticas. O refinamento dos sistemas adesivos, por exemplo, é um reflexo desse movimento, permitindo procedimentos que reduzem o desgaste das estruturas dentárias e, por extensão, minimizam o impacto sobre o periodonto. Contudo, ainda se observa que alguns profissionais negligenciam princípios básicos da periodontia, comprometendo a conservação do tecido periodontal durante intervenções restauradoras. A manutenção da integridade deste tecido é vital para a sustentação dos dentes naturais, o que, por consequência, influencia diretamente na estética do sorriso. Dessa forma, enfatiza-se que a odontologia restauradora deve caminhar de mãos dadas com a periodontia para alcançar um resultado harmonioso e satisfatório. O isolamento do campo operatório surge como um procedimento essencial para garantir a qualidade das intervenções odontológicas. A despeito da preferência pelo isolamento absoluto por meio do uso do dique de borracha, há situações em que o isolamento relativo se mostra suficiente. No entanto, com o rápido avanço dos materiais disponíveis no mercado, a necessidade de uma avaliação criteriosa torna-se premente para assegurar a eficácia e segurança dos tratamentos oferecidos. A técnica de facetas diretas em resina composta é apresentada como uma alternativa efetiva e esteticamente vantajosa, alinhando a restauração do sorriso com a preservação da estrutura dentária. A aplicação de facetas de resina, quando bem executada, não apenas melhora a estética, mas também oferece benefícios funcionais, como a manutenção de uma oclusão adequada e eficiente para a mastigação. Para a longevidade das facetas em resina composta, é fundamental a precisão no preparo da cavidade, o manuseio correto do material, a escolha de compósitos de alta qualidade e a atenção às condições orais do paciente. Falhas como descoloração marginal, desadaptações adesivas, fraturas e cárie secundária são alguns dos problemas que podem surgir quando o procedimento não é adequadamente conduzido. A ênfase é dada também ao planejamento cuidadoso e à comunicação clara entre dentista e paciente, que são decisivos para o sucesso do tratamento. Um diagnóstico minucioso, uma avaliação abrangente e um entendimento das expectativas e condições individuais do paciente são essenciais. Afinal, a seleção criteriosa de técnicas e materiais, juntamente com um entendimento aprofundado dos princípios estéticos e funcionais da odontologia, é o que garantirá restaurações de alta qualidade e durabilidade. Palavras-chave: Facetas Dentárias; Biomimética; Durabilidade e Qualidade



IMPLANTES IMEDIATOS EM ALVÉOLOS FRESCOS
Autor: MAYCON VICTOR DOS SANTOS PRESTES
Orientador: PROF. ALISSON CALDEIRA SILVA
RESUMO Introdução: A aplicação da carga imediata tem se revelado uma escolha vantajosa para a reabilitação oral, promovendo o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: O foco deste estudo é identificar os principais elementos que contribuem para o êxito do procedimento de implante imediato em alvéolos frescos. Metodologia: Esta revisão bibliográfica narrativa foi conduzida com base em fontes de informação de artigos científicos, nas bases de dados Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PUBMED), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo).Utilizando as palavras chave "implantes diretos", "osseointegração" e "reabilitação" e foram utilizados o método de inclusão os artigos publicados entre 2018 a 2023/1 relacionados ao conteúdo da pesquisa e o método de exclusão foram textos incompletos, resumos expandidos, e artigos fora da janela temporal . Resultados: A utilização de carga imediata em implantes representa uma alternativa valiosa, visando a redução do tempo cirúrgico, economia financeira e proporcionando benefícios estéticos e funcionais. Conclusão: Com base na análise da literatura, conclui-se que a técnica de carga imediata demonstra elevadas taxas de sucesso, sendo notável pela significativa redução do tempo clínico e pela preservação das estruturas circundantes. Palavras-chave: Implantes diretos. Osseointegração. Reabilitação.



A UTILIZAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DO BRUXISMO: REVISÃO LITERÁRIA
Autor: RAFAELA EDUARDA VICENZI GARCIA
Orientador: PROF. Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
RESUMO Introdução: O bruxismo é o hábito de apertar os dentes, ele não tem uma etiologia certa, as pesquisas apontam que pode estar envolvido com fatores emocionais. Ainda não se é conhecido nenhum tratamento para a cura do bruxismo, porém nos dias atuais, pesquisas apontam que a toxina botulínica tipo A, apresentou uma boa alternativa para o tratamento do bruxismo. Objetivo: realizar uma revisão da literatura sobre a eficácia da toxina botulínica no tratamento do bruxismo. Metodologia: foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados nos últimos 5 anos e nos idiomas inglês e portuguès. As palavras chaves utilizadas foram: toxina botulínica; bruxismo, traduzidos para o inglês: “botulinum toxin”; “bruxism”, associadas com o booleano AND. Resultados: Foram encontrados 446 artigos, e para a construção deste trabalho avaliando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 7 artigos para a pesquisa, sendo eles do banco de dados Pubmed. Conclusão: Pode-se concluir com este estudo, que a toxina botulínica é um tratamento viável para bruxistas. Ela não cura o bruxismo, apenas diminuiu os sintomas causados pelo mesmo. É necessário mais estudos para comprovar se ela pode reduzir as frequências do bruxismo, a quantidade exata a ser aplicada e o tempo correto de sua duração. Palavras chave: Toxina botulínica; bruxismo; tratamento



PERDA PRECOCE DE IMPLANTE DENTÁRIO
Autor: TAIS CRISTINA DOS REIS PAZ
Orientador: PROF. ANDRÉA ANTONIA COSTA
RESUMO Introdução: Os implantes osseointegrados estão ganhando destaque na odontologia devido à transformação significativa que proporcionam na reabilitação oral de pacientes, melhorando funcionalidade e estética para aqueles com perda total ou parcial de dentes. Objetivo: o objetivo da pesquisa é investigar na literatura os principais fatores que influenciam na perda precoce de implantes dentário. Metodologia: metodologia de revisão bibliográfica de literatura narrativa, pesquisamos artigos, teses, dissertações e monografias, dispostos em bases de dados de acesso livre, Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), scielo (Scientific Electronic Library Online) e PubMed (U. S. National Library of Medicine, foi utilizado com método de inclusão os artigos publicados no período de 2019 a 2023, texto na íntegra e em língua portuguesa e inglesa, o método de exclusão foram: resumos expandidos, bem como artigos duplicados e os estudos que não abordavam o conteúdo da pesquisa, além de artigos publicados fora da data objetivada e idiomas escolhidos. Resultados: foram encontrados o total de doze artigos e compões a pesquisa. Conclusão: ressaltam a complexidade e importância dos cuidados na odontologia implantar, destacando a necessidade de planejamento detalhado, avaliação cuidadosa dos pacientes e consideração de fatores como a vitamina D. Palavras-chave: Implante dentário. Enxerto ósseo. Implante dentário.



A EFETIVIDADE TERAPÊUTICA DO USO DE LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE EM EXODONTIAS DE 3° MOLARES: revisão de literatura
Autor: VICTOR GONÇALVES ALBUQUERQUE
Orientador: PROF. Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
RESUMO Introdução: Os terceiros molares, sejam inclusos ou não, são dentes que geralmente tem como indicação sua extração, e por conta disso, é considerado um ato rotineiro na vida de um cirurgião dentista. Porém tal procedimento exige intervenção cirúrgica envolvendo osso e tecido mucogengival, ocasionando complicações, como dor, edema e trismo pós-operatório. A laserterapia de baixa potência tem se destacado como ótimo coadjuvante para redução de tais sintomas pós-cirúrgicos. Objetivo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a efetividade pósoperatória associada à aplicação terapêutica de laserterapia de baixa potência em pacientes submetidos a exodontias de terceiros molares. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa de caráter qualitativo exploratório. Foram realizadas buscas eletrônicas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MedLine, BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia, scientific electronic library online (Scielo) e National Library of Medicine (PubMed), nos idiomas inglês e português, publicados entre os anos de 2018 e 2023. Resultados: Foram encontrados, inicialmente, 192 artigos, restando 07 após aplicação dos filtros pré-definidos. Os dados encontrados foram discutidos comparando com outros artigos presentes na literatura. Considerações finais: A laserterapia, quando irradiada de forma coadjuvante, se demonstrou eficaz, apresentando em seu uso, altos efeitos analgésicos durante os primeiros dias do período pós-operatório de exodontias de terceiros molares, reduzindo a dor e tendo melhores resultados no processo de cicatrização tecidual. Palavras-chave: Terceiro molar. Exodontia. Laserterapia



A UTILIZAÇÃO DA OZONIOTERAPIA NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO: REVISÃO LITERÁRIA
Autor: VITÓRIA SIQUEIRA RODRIGUES
Orientador: PROF. Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
RESUMO Introdução: O ozônio é um composto natural podendo ser utilizado como terapia na odontologia, por conta do seu potencial terapêutico advindo das suas propriedades biológicas incluindo efeitos imunoestimulantes, antimicrobianos e de biossíntese. Paralelamente a isso, a ozonioterapia pode ser utilizada no protocolo de desinfecção dos canais radiculares, garantindo melhores resultados no tratamento endodôntico. Objetivo: Revisar a literatura sobre a redução dos microrganismos em pacientes submetidos ao tratamento endodôntico com o uso da ozonioterapia. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura do tipo integrativa. Foram realizadas buscas eletrônicas de artigos nas línguas inglesa e portuguesa, com auxílio de combinação das palavras chaves e seus correspondentes em inglês combinados por meio do operador booleano “AND”. Resultados: A amostra final deste estudo foi formada por 05 artigos, selecionados através dos critérios de inclusão previamente referidos. Destes, 2 foram selecionados da Pubmed e 3 da biblioteca virtual em saúde (BVS). Foram correlacionados os dados sobre a eficácia da ozonioterapia no tratamento endodôntico. Conclusão: Segundo a literatura pesquisada, a utilização do gás ozônio para a redução dos microrganismos nos canais radiculares, não se apresentou tão eficaz quando comparada com os irrigadores convencionais. Já quando utilizado como coadjuvante dos irrigadores durante a preparação química-mecânica apresentou uma melhora na descontaminação. Embora a ozonioterapia demonstra um bom potencial terapêutico, necessita do incentivo de realização de novos estudos sobre o ozônio, com o objetivo de, no futuro, poder ser utilizado como uma opção fixa no tratamento endodôntico como as outras soluções convencionais. Palavras-chave: Ozonioterapia, Odontologia, Tratamento do Canal Radicular.



CAUSAS DO BRUXISMO: Uma análise abrangente
Autor: WALYSON DOS SANTOS
Orientador: PROF. Me. FABIANA REZER
RESUMO Introdução: O bruxismo é um comportamento parafuncional que se caracteriza pelo ato de ranger de forma involuntária e repetitiva os dentes. É importante notar que a prevalência desse hábito é mais alta durante a infância, com uma diminuição observada à medida que a idade avança, tornando o bruxismo infantil uma preocupação significativa devido ao seu impacto negativo na qualidade de vida tanto da criança quanto de seus familiares. Objetivo: Este estudo tem como objetivo abordar as causas e os efeitos do bruxismo, bem como as opções de diagnóstico e tratamento, visando melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, foram selecionados artigos que envolviam pacientes com diagnóstico de bruxismo e que abordavam os fatores de risco e a etiologia dessa condição e realizamos pesquisas avançadas nas bases de dados Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial, Scientific Electronic Library Online e Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde e após a pesquisa eletrônica, que resultou na identificação dos artigos, após a análise de títulos, resumos e avaliação em texto completo. Resultado: apenas nove artigos foram incluídos na síntese seletiva e entre os artigos incluídos, foram observados que vários fatores de risco estavam associados ao bruxismo infantil, incluindo refluxo gastrointestinal, dor de estômago, crises respiratórias, enurese noturna, onicofagia, sialorreia noturna e dificuldade para dormir, entre outros. Quanto à etiologia, ela é multifatorial e pode envolver fatores psicológicos, sistêmicos, genéticos e locais. Conclusão: é de extrema importância que os profissionais de odontologia estejam cientes dos fatores de riscos etiológicos do bruxismo, tais como estresses e ansiedade, fator genético, alterações psicológicas, medicamentos e mudança na oclusão dental, para desenvolver abordagens preventivas mais eficazes e intervenções apropriadas. Palavras-chave: Bruxismo; bruxismo do sono, tratamento do bruxismo.



INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE BUCAL
Autor: WENDER MATHEUS GODOY GALINA
Orientador: PROF. ELOISA KONIG DA VEIGA
RESUMO Introdução: o estudo abordou a cárie dentária na área odontológica, destacando sua evolução de ser considerada uma doença infecciosa para ser compreendida como uma doença comportamental relacionada ao consumo de carboidratos fermentáveis. A cárie dentária é multifatorial e afeta tanto crianças quanto adultos, com um impacto significativo na saúde bucal. A pesquisa destacou a relação entre cárie dentária e obesidade, ressaltando os desafios que essas condições representam para a saúde global. Objetivo: apresentar a relação entre a alimentação cariogênica e o desenvolvimento da cárie dentária. Metodologia: foi adotado uma metodologia de revisão bibliográfica narrativa, utilizando diversas fontes de informação e literatura científica específica. Resultado: destacam a importância da nutrição, dieta e prevenção da cárie dentária, enfatizando a necessidade de conscientização sobre escolhas alimentares saudáveis. Conclusão: a pesquisa também ressalta a relevância da educação, conscientização e envolvimento da família na promoção da saúde bucal. Palavras-chave: Alimentos cariogenicos. Saúde bucal. Cárie dentária.



O ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA E A ALTERAÇÃO NO ESTATUTO DO IDOSO A PARTIR DO PROJETO DE LEI Nº 4.229 DE 2019
Autor: ALINE PEREIRA DA SILVA
Orientador: Prof. Me. LUÍS FERNANDO DE MELLO
RESUMO O presente trabalho objetiva discutir os conflitos relacionados ao abandono afetivo de pessoas idosas e a potencial alteração do Estatuto do Idoso pelo Projeto de Lei nº 4.229 de 2019. O projeto aborda a questão da herança após a morte do titular, destacando que filhos que não acompanharam o envelhecimento dos pais, nem cumpriram o dever de cuidado e amparo, ainda têm direito à sucessão do patrimônio. Este patrimônio, conquistado com o esforço do titular, é herdado mesmo quando não há um cumprimento adequado do papel de filho. A sociedade, frequentemente, foca apenas nas necessidades materiais dos idosos, negligenciando as emocionais. O estudo também aborda a falta de responsabilidade dos filhos para com os pais idosos após alcançarem a maioridade ou formarem suas próprias famílias. Destaca-se a importância do Projeto de Lei em tramitação, que, ao ser aprovado, pode se tornar um instrumento crucial para os operadores do direito e um guia nas relações familiares. A pesquisa considerou trabalhos científicos prévios e casos debatidos no poder judiciário. Incluiu uma revisão bibliográfica e análise de jurisprudências, visando conceituar a matéria e ressaltar a necessidade de responsabilidade afetiva para com os idosos. O texto sugere a possibilidade de punição legal para o abandono afetivo inverso, quando os filhos não cumprem seu dever moral de assistência aos pais idosos. Contudo, observa que o ordenamento jurídico atual não prevê explicitamente tal punição, apesar de a Constituição brasileira estabelecer que filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais idosos. O estudo busca evidenciar a necessidade de efetivação simultânea dos direitos inerentes à personalidade, ao acesso à herança e à transmissibilidade da propriedade. Em suma, o texto argumenta a necessidade de regulamentação devido ao aumento do abandono afetivo de pessoas idosas, que pode ter sérios impactos na saúde e bem-estar desses indivíduos. Diante da carência normativa, propõe-se a criação de um dispositivo legal como medida necessária para reduzir a insegurança nas relações familiares e sucessórias envolvendo idosos. Palavras-chave: Abandono afetivo da pessoa idosa; deserdação; responsabilidade civil.



PARESTESIA APÓS CIRURGIA DE EXTRAÇÃO DE TERCEIROS MOLARES INFERIORES
Autor: PARESTESIA APÓS CIRURGIA DE EXTRAÇÃO DE TERCEIROS
Orientador: PROF. ANDRÉA ANTONIA COSTA
RESUMO A parestesia é uma complicação da cirurgia de remoção de terceiros molares inferiores inclusos, o sintoma principal é a ausência de sensibilidade na região afetada, causando grande desconforto ao paciente. Esse procedimento cirúrgico pode acarretar diversas complicações após a operação. Uma das complicações mais comuns é a parestesia do nervo alveolar inferior, devido à proximidade anatômica dessas estruturas com o dente em questão. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa bibliográfica. Foram realizadas buscas de artigos nas bases de dados: Google acadêmico, US National Library of Medicine (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com tema relacionado a parestesia do nervo alveolar inferior, nos idiomas português e inglês, num intervalo de 2000 a 2022. Os critérios de inclusão foram dissertações, artigos na íntegra, disponibilizados de forma on-line que abordassem o tema, e exclusão foram artigos duplicados, e aqueles que estivessem fora do tema proposto. Resultados: Foram selecionados 20 artigos na literatura de acordo com os critérios de exclusão e inclusão. Conclusão: A parestesia relacionada a lesão do nervo alveolar inferior pode ser prevenida através, uma boa avaliação pré-operatória e o desenvolvimento adequado do planejamento cirúrgico antes e após o procedimento. Palavras-chave: Parestesia, Cirurgia, Terceiros Molares Inferiores Inclusos, Complicação.



ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AOS PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN
Autor: ADRIELLY NOEMI LEITE DIAS
Orientador: PROF. Me. FABIANA REZER
RESUMO Introdução: A síndrome de Down é uma alteração genética em que ocorre um erro na divisão celular fazendo com que esses indivíduos tenham 47 cromossomos. Também pode ser chamada de trissomia 21, que não é uma doença e, portanto, não tem cura nem tratamento. Pessoas com essa síndrome apresentam características físicas e atrasos no desenvolvimento. Objetivo: O objetivo do trabalho é, avaliar na literatura científica o atendimento odontológico para paciente com síndrome de Down, buscando mostrar o conhecimento de algumas formas de tratamento na prática odontológica. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, utilizando artigos com temas relacionados a pacientes portadores de síndrome de Down, aplicada na área odontológica. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados Literatura Latinoamericana do Caribe, Medical Literature Analysis no Retrieval System Online, Scientific Eletronic Library Online, que resultou na identificação dos artigos, após a análise de título, resumo e a avaliação do texto. Resultados: Apenas seis artigos foram incluídos na síntese seletiva e entre esses artigos, destacou-se que o paciente que é portador de síndrome de Down tem predisposição a ter cárie e doenças periodontais, por apresentar dificuldades na higienização bucal. Em relação aos atendimentos, o profissional deve conquistar a confiança de seu paciente, utilizando uma abordagem interativa e em pacientes não colaborativos pode-se optar pela anestesia geral. Conclusão: Com o auxílio dos responsáveis, esse contato com o cirurgião dentista de forma precoce é primordial para que esses indivíduos criem vínculo e tenham uma boa higiene. Palavras-chave: Odontologia. Síndrome de Down. Atendimento odontológico.



EXODONTIA PROFILÁTICA DE TERCEIRO MOLAR: RISCOS E COMPLICAÇÕES: Revisão de Literatura
Autor: EMANUELLE ROCHA SANTOS
Orientador: PROF. Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
RESUMO Introdução: A exodontia de terceiros molares, embora seja um procedimento de rotina, é uma intervenção invasiva que pode levar a acidentes e complicações. Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a escolha entre manter terceiros molares quando não apresentam sintomas e removê-los profilaticamente, a fim de evitar patologias futuras, bem como as complicações que podem surgir. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa de caráter qualitativo exploratório. Foram realizadas buscas eletrônicas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MedLine, BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia e National Library of Medicine (PubMed), nos idiomas inglês e português, publicados entre os anos de 2018 e 2023. Resultados: Foram encontrados, inicialmente, 231 artigos, restando 11 após aplicação dos filtros pré-definidos. Os dados encontrados foram discutidos comparando com outros artigos presentes na literatura, buscando analisar o melhor tratamento em relação aos terceiros molares. Considerações finais: Concluiu-se que há a necessidade maiores pesquisas sobre a conduta clínica em relação aos terceiros molares e se a sua exodontia profilática, com finalidade de prevenir o desenvolvimento de patologias futuras, levando em conta suas complicações intra e pós-operatórias. Palavras-chave: Terceiro molar. Exodontia. Profilaxia. Complicações. Riscos.