Chuva destrói pontes e causa alagamentos em bairros de Guarantã do Norte (MT)

Tragédia ambiental em Guarantã

Moradias foram alagadas após forte chuva na madrugada dessa quarta-feira (21) (Foto: Secretaria de Infraestrutura de Guarantã do Norte)

A forte chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira (21) em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá, resultou no transbordamento de um córrego e causou alagamentos em diversos bairros daquele município. Famílias tiveram as moradias inundadas e comércios localizados às margens da BR-163 também foram afetados.

O secretário de Infraestrutura do município, Claudiomar Palochi, afirmou ao G1 que, em apenas cinco horas, choveu 130 milímetros na cidade. "As chuvas têm sido constantes há pouco mais de 20 dias e já haviam causado alguns prejuízos, como a queda de pontes, mas, nessa madrugada, comprometeu bastante alguns bairros e a situação se agravou", afirmou.

De acordo com Palochi, a Defesa Civil estadual já havia sido acionada e está no município desde segunda-feira (19), após a queda de pontes no interior do município e o isolamento temporário de algumas comunidades.

Até o momento, não foi finalizado o levantamento de quantas moradias, comércios e famílias foram prejudicadas, mas os bairros mais afetados pelos alagamentos, segundo o secretário, foram o Santa Marta, Aeroporto, Cotrel e Jardim das Palmeiras, além do comércio localizado às margens da BR-163, após o transbordamento de um córrego do município.

"Atualmente, temos cerca de 15 pontes que foram destruídas total ou parcialmente pela chuva", disse o secretário.

De acordo com o Palochi, assim que o relatório de estragos causados pelas chuvas for finalizado, o município deverá decretar situação de emergência.