Diretoria de Ensino e Secretaria Acadêmica divulgam normas sobre atividades complementares

Regulamentação

De acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), as atividades complementares têm “[...] a finalidade de enriquecer o processo de ensino aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.” Distinguem-se, nos termos do Parecer CNE/CES nr. 492/2001, das atividades de pesquisa e ensino, a medida que pautam-se por atividades realizadas com flexibilidade de carga horária semanal, onde o estudante assume papel ativo no gerenciamento da agenda durante o semestre ou o ano letivo. Compõem os projetos pedagógicos de cursos superiores, conforme preceituam o Parecer CES 67 do CNE/CES e a Resolução CNE/CES nr. 2/2007.

Face ao alinhamento aos dispositivos legais do Ministério da Educação, a Diretoria de Ensino em conjunto com a Secretaria Acadêmica providenciou a edição de duas normas internas, a saber: (a) o Regimento de Atividades Complementares da AJES Guarantã do Norte e (b) a Portaria 007/Diretoria de Ensino, que regulamenta a emissão de certificados das atividades complementares na unidade. Tratam-se de documentos de leitura obrigatória para alunos, professores, colaboradores e comunidade acadêmica da AJES Guarantã do Norte.

Os regulamentos estão disponíveis no item “Documentos” do menu do site institucional da AJES GUARANTÃ DO NORTE: www.guaranta.ajes.edu.br.