Acadêmicos de Enfermagem participaram de aula prática da disciplina processo de cuidar II

Durante a graduação, é importante conciliar a didática teórica com práticas laboratoriais/assistenciais

O Curso de Enfermagem da AJES, de Guarantã do Norte, ministrou aos seus acadêmicos uma importante aula prática da disciplina: "Processo de Cuidar II". Na aula os acadêmicos aprenderam mecanismos importantes que colocarão em prática na vida profissional.

A aula prática foi ministrada pelo professor Mestre em Enfermagem Profissional, Wladimir Rodrigues Faustino, Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem da AJES de Guarantã do Norte. Ele explicou que a enfermagem tem como essência o cuidado e durante a graduação, é importante que os educadores aprimorem seus métodos de ensino na prática clínica para obter um desempenho de qualidade dos alunos, para isso é importante uma formação acadêmica, sendo necessário que o mesmo passe por diversos processos na sua formação, tendo como base uma teoria refinada o que se associa com a prática clínica em laboratórios de enfermagem o que se aprimora com treinamento intenso e repetitivo.

"A forma como a prática é desenvolvida, ainda com ênfase no indivíduo, na coletividade, na doença e na cura, e as ações desempenhadas pela Enfermagem através do Enfermeiro e sua equipe, ocupando a maior parte de seu tempo com procedimentos terapêuticos e com instrumentos de alta tecnologia", disse.

Ele comentou ainda que durante a graduação, é importante conciliar a didática teórica com práticas laboratoriais/assistenciais, para sanar dúvidas e diminuir as dificuldades para quando estiverem frente a frente com o cliente, no âmbito dos estágios curriculares ou até mesmo do futuro profissional, evitando que o aluno desenvolva uma visão mecanicista, proporcionando experiências e vivencias, levando como modelo de atenção uma visão humanista.

"Com isso, sabendo da importância do Processo de Enfermagem para o desempenho profissional do Enfermeiro, a Instituição de Ensino e seu Corpo Docente devem estar comprometidos com a qualidade do ensino da referida disciplina, também com o estímulo constante do aluno na busca do próprio aprendizado, porque a curiosidade pela inovação contribui para aguçar a criatividade e despertar o interesse e motivação constante em busca do saber", finalizou.