UNIDADE GUARANTÃ DO NORTE

GRADUAÇÃO - Bacharelado em Odontologia

Bacharelado em Odontologia

Bacharelado
Conceito 4
Duração de 10 semestres

Bem-vindo à página do curso de Bacharelado em Odontologia da AJES Guarantã do Norte.

A AJES GUARANTÃ DO NORTE faz parte do seleto grupo de Instituições de Ensino Superior Brasileiras, segundo classificação do Ministério da Educação e Cultura - MEC, no Índice Geral de Cursos – IGC. A AJES está entre as 50 melhores do Brasil e no estado de Mato Grosso é a primeira colocada.

 

Conceito

O curso de Odontologia pauta-se pelo comprometimento da Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES com um ensino superior de qualidade que permita a atuação competente, humana, crítica e reflexiva do cirurgião-dentista. Propõe-se, assim, oferecer uma formação em caráter tridimensional, envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes; considerando estes elementos como essenciais à graduação do futuro cirurgião-dentista.

No início do século, novos paradigmas vêm surgindo, configurando mudanças na sociedade. É fundamental, portanto, garantir a formação do profissional da área de Odontologia capaz de adaptar-se, inclusive, a novas situações, cujas insurgências são cada vez mais frequentes, abruptas e imprevisíveis no mundo em transformação. Diante disso, cumpre-nos formar um cirurgião-dentista ocupado com questões humanas, éticas e científicas, voltado para a promoção da saúde, capaz de interagir com o meio social de forma competente e responsável, e capaz de integrar, nas suas práxis profissionais, aspectos de ordem científica, técnica, político-social e humana.

 

Nota do curso no MEC

O curso de Bacharelado de Odontologia da AJES GUARANTÃ DO NORTE foi autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria n. 1020, DE 27 DE SETEBRO DE 2017, com a nota 4. A escala de pontuação do MEC varia de 0 a 5, sendo 0 péssimo e 5 excelente.

 

Objetivos

Objetivo Geral

O curso de Odontologia da Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES tem por objetivo formar cirurgiões-dentistas para atuarem como agentes promotores da saúde, com enfoque na prevenção, reabilitação e manutenção da saúde bucal, promovendo a qualidade da assistência odontológica à comunidade, dotados de conhecimentos e habilidades necessárias para o diagnóstico e tratamento das doenças bucais, e aptos a utilizar técnicas presentes e/ou novas técnicas e seus respectivos materiais odontológicos.

 

Objetivos Específicos

A formação do cirurgião-dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

a) atuar dentro dos princípios éticos em todos os níveis de atenção à saúde, promovendo e integrando programas multidisciplinares de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, no nível individual e coletivo;

b) conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, e, desta forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida;

c) participar em educação continuada e investigações científicas relativas à saúde bucal e a doenças como um componente da obrigação profissional; manter espírito crítico e sempre aberto a novas informações;

d) obter e gravar informações confiáveis e avaliá-las objetivamente, aplicando conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados com o melhor interesse do indivíduo e da comunidade;

e) melhorar a percepção clínica e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal, realizando, corretamente, o diagnóstico, estabelecendo plano de tratamento e realizando a preservação de seus pacientes;

f) estar ciente das regras dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e ter responsabilidade pessoal para com tais regras;

g) reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais e coletar, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico;

h) comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral, possibilitando o trabalho em equipes interdisciplinares e atuando como promotor de saúde; i) acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.

 

Público-alvo

Egressos do ensino médio, técnico e profissionais já inseridos no mercado de trabalho, portadores de diploma tanto de ensino médio ou de ensino superior, interessados em ingressar no curso de Odontologia da AJES.

 

Diferenciais

O curso de Odontologia da AJES GUARANTÃ DO NORTE tem como diferenciais o uso de metodologias ativas e estudos de caso como parte do seu projeto didático-pedagógico, bem como biblioteca e atividades de extensão voltadas ao preparo dos alunos para a atuação no mercado não apenas em nível regional, mas nacional. Conta com quadro de docentes composto por mestre e doutores otimizando a interação entre disciplinas da fase básica com as da fase profissional.

 

Conheça o coordenador do curso

Prof. Thiago Machado Pereira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), especialização em Endodontia pela Universidade de Cuiabá (2010), Mestrado em Ciências Odontológicas Integradas pela Universidade de Cuiabá (2015), Doutorado em Ciências Odontológicas Integradas pela Universidade de Cuiabá (2019) e aperfeiçoamento em Endodontia pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Atualmente é Cirurgião Dentista da Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte, Endodontista em Consultório Particular e Professor e Coordenador de curso da Faculdade do Norte de Mato Grosso.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1402931409695348

 

Conheça o nosso corpo docente

Prof. Tharsus Dias Takeuti

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba (2010), especialização em Hematologia Clínica Laboratorial e Molecular pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (2010), Mestrado em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia Básica e Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013), Doutorado em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia Básica Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017).

 

Prof Márcio Alexandre Homem

Doutor em Odontologia, área de concentração Odontopediatria, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Odontologia, área de concentração Odontopediatria, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2013). Bacharel em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2011). Atualmente é professor de Odontologia e de Ciências da Saúde e coordenador de pesquisa científica da Faculdade do Norte de Mato Grosso (AJES). É membro do Comitê de ética em Pesquisas com seres humanos (CEP) da Associação Juinense de Ensino Superior (AJES), Atua principalmente na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, Epidemiologia, Saúde Pública e Coletiva, Ortodontia Preventiva e Interceptativa, Cariologia, Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal.

 

Prof. Cláudio Silveira Maia

Doutor em Estudos Literários (CAPES 5) pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo, campus de Araraquara (FCLAr/UNESP). Possui graduação em Letras, com habilitação Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Mestrado em Estudos Literários pela FCLAr/UNESP. Atualmente é Professor Titular dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO, também exercendo a Função de Diretor de Ensino e Coordenador do Curso de Letras.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2200891450855355