UNIDADE GUARANTÃ DO NORTE

GRADUAÇÃO - Tecnológico em Gestão de Serviços Judídicos e Notariais (Tecnológo em Direito)

Tecnológico em Gestão de Serviços Judídicos e Notariais (Tecnológo em Direito)

Bacharelado

Duração: 5 semestres

Turno: noturno

Portaria de Autorização: n° 142 de 22/03/2019

Número de vagas: 100 Vagas/ano

Conceito de Autorização: 5 (nota máxima) 

 

OBJETIVO DO CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO EM SERVIÇOS JURÍDICOS E NOTARIAIS (tecnólogo em direito)

        Formar profissionais para o excelente desempenho nas carreiras parajurídicas, sejam elas no poder judiciário, nos cartórios judiciais e extrajudiciais, tabelionatos, na esfera policial, nos cartórios e tabelionatosescritórios de advocacia, assessorias parlamentares, concílio, mediação e arbitragem, além de abrir largos horizontes como profissional autônomo.

 

    FORMAR E QUALIFICAR PROFISSIONAIS PARA:

  1. Atuar em escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, de recursos humanos e em departamentos administrativos, executando serviços de apoio técnico-administrativo e de suporte;
  2.  
  3. Gerenciar e arquivar processos e documentos técnicos;
  4.  
  5. Interpretar recursos e ações judiciais;
  6.  
  7. Analisar e interpretar legislação e determinações judiciais relativas a processo civil e processo penal;
  8.  
  9. Cumprir as determinações legais e judiciais;
  10.  
  11. Executar serviços de auditoria jurídica;
  12.  
  13. Lavrar autos, autuar processos e proceder registros;
  14.  
  15. Expedir mandados, traslados, cartas precatórias e certidões;
  16.  
  17. Prestar atendimento ao público;
  18.  
  19. Cuidar da integridade física dos autos e demais documentos, guardando segredos de justiça quando determinado;
  20.  
  21. Participar ativamente em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional;
  22.  
  23. Exercer exemplarmente a cidadania, a ética e os fundamentos do Direito inerentes à sua atuação no mercado de trabalho e na vida em uma sociedade que se orienta pela democracia.

 

DO PERFIL DE EGRESSO TECNÓLOGO

          Em conformidade com o disposto pela RESOLUÇÃO CNE/CP 3, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, cumpre-se aqui destacar que o perfil específico do tecnólogo formado pela  AJES é, naturalmente, o perfil próprio requerido para cada curso; aliás, tal como acontece na esfera dos demais cursos de formação em nível superior. Outrossim, importante se faz destacar o conteúdo inter-relacionado dos incisos I e II do Art. 3º das Diretrizes, em que “o atendimento às demandas dos cidadãos, do mercado de trabalho e da sociedade” [...] deve estar conciliado “às demandas identificadas com a vocação da instituição e as suas reais condições de viabilização”.

          É desta correlação que deve partir a construção do perfil geral do tecnólogo, cujas particularidades, a expensas de serem “cursos de graduação com características especiais” (Art. 4º das DCN’s supra), devem ser correspondentes e estarem em “sintonia com as políticas de promoção do desenvolvimento sustentável do País”. Para tanto, o perfil geral do tecnólogo retrata um profissional destinado a determinadas áreas tecnológicas, capaz de se prover principalmente de competências e habilidades técnico-científicas, a fim de atender mais rapidamente a necessidades em áreas estratégicas nas quais o Brasil ainda é bastante deficitário. Ao tecnólogo formado pela AJES, também se destinam as políticas e programas de formação continuada, entre elas, a de continuação dos estudos na pós-graduação lato sensu.

PERFIL DO EGRESSO tecnólogo em serviços judiciais

          O perfil do egresso do Curso de TECNOLOGIA EM GESTÃO EM SERVIÇOS JUDICIAIS E NOTARIAIS, da AJES foi elaborado com base nos objetivos propostos, tendo em vista o contexto socioeconômico e político-cultural da região norte de Mato Grosso, mas também o contexto de sociedade já inserida no universo da nova economia, das novas tecnologias, e de uma educação que precisa se apropriar também do portfólio das metodologias ativas para atualização e sustentação de sua práxis formadora.

           De fato, as metas propostas para o Curso de TECNOLOGIA EM GESTÃO EM SERVIÇOS JUDICIAIS E NOTARIAIS  da AJES proporcionarão ao acadêmico que receba formação com capacitação teórica e prática suficientemente concisa e diferenciada na área judicial, conferindo-lhe visão panorâmica e sistêmica do Direito e das diversas áreas que com ele se comunicam, e assim lhe garanta maior possibilidade de atuação profissional num mercado de trabalho seletivo, tecnológico e competitivo.