Duração: 5 semestres
Turno: noturno
Portaria de Autorização: n° 142 de 22/03/2019
Número de vagas: 100 Vagas/ano
Conceito de Autorização: 5 (nota máxima)
Formar profissionais para o excelente desempenho nas carreiras parajurídicas, sejam elas no poder judiciário, nos cartórios judiciais e extrajudiciais, tabelionatos, na esfera policial, nos cartórios e tabelionatos, escritórios de advocacia, assessorias parlamentares, concílio, mediação e arbitragem, além de abrir largos horizontes como profissional autônomo.
FORMAR E QUALIFICAR PROFISSIONAIS PARA:
DO PERFIL DE EGRESSO TECNÓLOGO
Em conformidade com o disposto pela RESOLUÇÃO CNE/CP 3, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, cumpre-se aqui destacar que o perfil específico do tecnólogo formado pela AJES é, naturalmente, o perfil próprio requerido para cada curso; aliás, tal como acontece na esfera dos demais cursos de formação em nível superior. Outrossim, importante se faz destacar o conteúdo inter-relacionado dos incisos I e II do Art. 3º das Diretrizes, em que “o atendimento às demandas dos cidadãos, do mercado de trabalho e da sociedade” [...] deve estar conciliado “às demandas identificadas com a vocação da instituição e as suas reais condições de viabilização”.
É desta correlação que deve partir a construção do perfil geral do tecnólogo, cujas particularidades, a expensas de serem “cursos de graduação com características especiais” (Art. 4º das DCN’s supra), devem ser correspondentes e estarem em “sintonia com as políticas de promoção do desenvolvimento sustentável do País”. Para tanto, o perfil geral do tecnólogo retrata um profissional destinado a determinadas áreas tecnológicas, capaz de se prover principalmente de competências e habilidades técnico-científicas, a fim de atender mais rapidamente a necessidades em áreas estratégicas nas quais o Brasil ainda é bastante deficitário. Ao tecnólogo formado pela AJES, também se destinam as políticas e programas de formação continuada, entre elas, a de continuação dos estudos na pós-graduação lato sensu.
O perfil do egresso do Curso de TECNOLOGIA EM GESTÃO EM SERVIÇOS JUDICIAIS E NOTARIAIS, da AJES foi elaborado com base nos objetivos propostos, tendo em vista o contexto socioeconômico e político-cultural da região norte de Mato Grosso, mas também o contexto de sociedade já inserida no universo da nova economia, das novas tecnologias, e de uma educação que precisa se apropriar também do portfólio das metodologias ativas para atualização e sustentação de sua práxis formadora.
De fato, as metas propostas para o Curso de TECNOLOGIA EM GESTÃO EM SERVIÇOS JUDICIAIS E NOTARIAIS da AJES proporcionarão ao acadêmico que receba formação com capacitação teórica e prática suficientemente concisa e diferenciada na área judicial, conferindo-lhe visão panorâmica e sistêmica do Direito e das diversas áreas que com ele se comunicam, e assim lhe garanta maior possibilidade de atuação profissional num mercado de trabalho seletivo, tecnológico e competitivo.