Bem-vindo à página do curso de Bacharelado em Fisioterapia da AJES Guarantã do Norte
A AJES GUARANTÃ DO NORTE faz parte do seleto grupo de Instituições de Ensino Superior Brasileiras, segundo classificação do Ministério da Educação e Cultura - MEC, no Índice Geral de Cursos – IGC. A AJES está entre as 50 melhores do Brasil e no estado de Mato Grosso é a primeira colocada.
Conceito
O curso de Fisioterapia da AJES GUARANTÃ DO NORTE tem como enfoque a formação de profissionais generalistas, com visão crítica e humanística, aptos a realizarem prevenção, diagnóstico e tratamento fisioterapêutico em qualquer especificidade da profissão. Além disso, o curso conta com um corpo docente altamente qualificado, com professores mestres e doutores, que prezam pelo ensino de qualidade, além de práticas didático-pedagógicas em laboratórios muito bem equipados, onde o aluno pode vivenciar situações práticas do cotidiano do profissional de Fisioterapia.
Objetivos do curso e público-alvo
Objetivo geral
O curso de Fisioterapia da IES tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:
- (a) Atenção à saúde: o fisioterapeuta, dentro de seu âmbito profissional, deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas e de procurar soluções para o mesmo, agindo dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
- (b) Tomada de decisões: o trabalho do fisioterapeuta deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões em relação ao uso apropriado e à eficácia da: força de trabalho, técnicas, recursos e procedimentos terapêuticos;
- (c) Comunicação: o fisioterapeuta deve fazer uso de uma boa comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o conhecimento de uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
- (d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, o fisioterapeuta deverá estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
- (e) Administração e gerenciamento: o fisioterapeuta deve estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que deve estar apto a ser empreendedor, gestor, empregador ou líder na equipe de saúde;
- (f) Educação permanente: o fisioterapeuta deve ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação acadêmica, quanto na sua prática clínica. Desta forma, ele deve “aprender a aprender” e ter responsabilidade e compromisso com a sua própria educação e com o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício para toda a categoria profissional.
Objetivos específicos:
- (a) Formar profissionais cidadãos, com visão global, crítica e humanística para a inserção em setores profissionais; aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado, globalizado e interdependente;
- (b) Assimilar criticamente o conhecimento técnico-científico, as habilidades e competências essenciais à prevenção, promoção e recuperação da saúde humana;
- (c) Promover a inserção profissional nos diversos níveis de atenção à saúde para atuarem em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde e, assim, comprometer-se com o respeito e valorização da vida humana;
- (d) Capacitar o profissional a atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinarmente, com vistas à promoção da saúde, com base na ciência, na cidadania e na ética;
- (e) Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas convicções éticas, deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
- (f) Preparar para a realização de consultas fisioterapêuticas, avaliações e reavaliações do paciente por meio de coleta de dados;
- (g) Preparar profissionais capazes para solicitar, executar e interpretar exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético funcional, para eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriadas, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
- (h) Elaborar, criticamente, o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, com vistas a intervir nas diversas áreas em que sua atuação profissional seja necessária;
- (i) Propiciar o desenvolvimento do senso crítico e investigador, necessários para empreender contínua formação na sua práxis profissional;
- (j) Desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido;
- (k) Garantir o exercício da profissão de forma articulada ao contexto social e entendê-la como uma forma de participação e contribuição social;
- (l) Habilitar para o desempenho de atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional, bem como emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
- (m) Capacitar para prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas, orientar o indivíduo e os seus familiares na sequência do processo terapêutico;
- (n) Garantir os princípios da confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
Público-alvo
Egressos do ensino médio e profissionais já inseridos no mercado de trabalho, portadores de diploma tanto de ensino médio ou de ensino superior, interessados em trabalhar como Fisioterapeutas em suas próprias clínicas ou consultórios, ingressar em cargos públicos municipais, estaduais ou federais, trabalhar em clubes esportivos, hospitais, escolas e empresas ou ainda exercer a docência e pesquisa.
Diferenciais
O curso de Fisioterapia da AJES GUARANTÃ DO NORTE tem como diferenciais o uso de metodologias ativas e estudos de caso como parte do seu projeto didático-pedagógico, bem como laboratórios muito bem equipados e atividades de extensão e pesquisa voltadas ao preparo dos alunos para a atuação no mercado, não apenas em nível regional, mas nacional e internacional também. Além disso, o corpo docente é altamente qualificado, contando com professores mestres e doutores, que prezam, especialmente, pela qualidade do ensino.