Faculdade do Norte de Mato Grosso - AJES

MONOGRAFIAS - BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

ESCALAS UTILIZADAS PARA AVALIAR OS EFEITOS ESPERADOS DA GINÁSTICA LABORAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: Carine Maria Mossmann
Orientador: Prof.ª Me. Maria Isabela Ramos Haddad Garcia
RESUMO: O objetivo dessa revisão da literatura foi realizar um levantamento das escalas e questionários utilizados para avaliar os efeitos da ginástica laboral. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, narrativa, com abordagem qualitativa e característica descritiva. A literatura consultada refere que a rotina de trabalho pode ser exaustiva, mesmo em ambientes aparentemente inofensivos, como escritórios. Posturas incorretas e hábitos repetitivos por muitas horas contribuem para o surgimento de doenças ocupacionais, como os DORTS e as LERs. E é nesse contexto que surge a importância da ginástica laboral. Ao incentivar a prática da ginástica laboral, o empregador contribui para a saúde dos colaboradores, melhorando o desempenho da empresa e reduzindo custos. Alguns instrumentos podem ser utilizados para se analisar a eficácia da ginástica laboral e foi verificada a utilização da Escala de Estresse no Trabalho, o Diagrama de Corlett, a Escala para Avaliação de Ginástica Laboral (EPAGL), a escala de resposta do tipo Likert e o questionário de caracterização (perfil) dos servidores. Concluiu-se que a ginástica laboral exerce efeitos benéficos na saúde dos colaboradores. PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Ginástica Laboral; Escalas Avaliativas.



ANÁLISE DA EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO PARA DOR LOMBAR INESPECÍFICA: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: EVA DENIZA LERMEN;
Orientador: Prof. Me. GLAUCO CÉSAR DA CONCEIÇÃO CANELLA;
RESUMO Introdução: A dor lombar é caracterizada como uma sintomatologia limitante, podendo levar desde o desconforto postural até uma limitação física e ocupacional, atingindo com maior frequência mulheres em idade produtiva. As intervenções não farmacológicas se tornam essenciais no tratamento para a dor lombar, e o método Pilates é uma das intervenções mais utilizadas na prática clínica do fisioterapeuta. Objetivo: Investigar a eficácia do tratamento através do método Pilates na dor lombar inespecífico . Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados Pubmed, Portal Capes e scielo , à qual foram incluídos artigos publicados entre 2015 a 2021, utilizando os descritores: técnicas de exercícios e movimentos “exercise and movement techniques”, dor lombar “low back pain”; região lombosacral “lumbosacral region”; fisioterapia “physiotherapy” e suas combinações entre elas. Resultados: foram incluídos 23 artigos para a revisão bibliográfica após criteriosa busca nas bases de dados Pubmed, Portal Capes e scielo. Conclusão: Contudo podemos concluir que o método pilates se torna uma intervenção clínica eficaz para o tratamento da sintomatologia e suas vertentes em quadros agudos e crônicos de dor lombar inespecífica. . Palavras-chave: técnicas de exercícios e movimentos; dor lombar; região lombosacral: fisioterapia.



TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS PARA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA EM ADOLESCENTES: REVISÃO NARRATIVA
Autor: TAINARA GONÇALVES DE OLIVEIRA;
Orientador: Prof.ª Me. MARIA ISABELA RAMOS HADDAD GARCIA
RESUMO Realizar um estudo de revisão bibliográfica sobre as técnicas fisioterapêuticas mais utilizadas no tratamento da escoliose Trata-se de uma revisão narrativa qualitativa, com artigos obtidos na base de dados Pubmed. Os critérios de inclusão estabelecidos para esta pesquisa foram publicações dos últimos 5 anos, de 2016 a 2021, com texto completo e com acesso livre. Os critérios de exclusão assumidos foram artigos duplicados e artigos indexados em outras bases de dados. De acordo com os resultados dos artigos discutidos, compreende-se que os métodos fisioterapêuticos de Vibração Assistida, Kinesio Bandagem e intervenção de Schroth são benéficos no tratamento da Escoliose Idiopática Adolescente (EIA). Mas faz-se necessário maiores estudos para reforçar a eficácia dos métodos discutidos. Em conclusão, os métodos fisioterapêuticos se mostraram benéficos no tratamento da EIA, visto que melhoram a capacidade estrutural funcional, além de promover melhor alinhamento postural, estabilidade, mobilidade e alívio da dor proporcionam ao paciente uma melhor qualidade de vida e reduzem os riscos cirúrgicos. Palavras-chave: Escoliose; Fisioterapia; Adolescente.



ELETROESTIMULAÇÃO DO NERVO TIBIAL POSTERIOR NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE URGÊNCIA OU MISTA EM MULERES QUE PASSARAM PELA EXPERIÊNCIA DO PARTO: REVISÃO NARRATIVA
Autor: TAIZA CIRINO REIS
Orientador: Prof.ª Me. MARIA ISABELA RAMOS HADDAD GARCIA
RESUMO A incontinência urinária (IU) é caracterizada como a perda involuntária de urina através do óstio uretral externo, resultando em desconforto social e higiênico, tal situação afeta algumas mulheres no pós-parto, com incidência de 0,7 a 35%, isso em decorrência das alterações fisiológicas, anatômicas e traumas decorrentes do parto. Tal estudo objetivou avaliar a eficácia da eletroestimulação do nervo tibial posterior como meio de intervenção da perda de urina. Trata-se de uma revisão de literatura, de caráter quantitativo, para tal foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: SCIELO (Scientific Elletronic Library Online); PUBMED e LILACS, com as seguintes palavras: urgência miccional, fisioterapia, incontinência urinária, neuromodulação. A estimulação elétrica transcutânea do nervo tibial posterior se mostra eficiente no tratamento da incontinência urinária de urgência ou mista, diminuindo frequência miccional, episódios de urgência, de modo geral promove melhora da qualidade de vida do indivíduo submetido a tal intervenção.



COVID-19: CONSEQUÊNCIAS CARDIOVASCULARES E A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA
Autor: ARCÉLIO CUSTÓDIO DA COSTA JÚNIOR;
Orientador: Prof. Me. GLAUCO CÉSAR DA CONCEIÇÃO CANELLA.
RESUMO A pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), que faz parte de uma família de vírus que provoca infecções respiratórias de aspecto clínico amplo, que demonstram uma sequência de abalos promovidos aos mais diversos sistemas que integram o funcionamento do corpo humano, comprometendo-os. Dentre tais sistemas, o cardiovascular demonstra ser o mais prejudicado, considerando que a maior parte das mortes registradas decorrem de comprometimentos cardiovasculares que aumentam a gravidade do caso. O objetivo da pesquisa foi analisar como a fisioterapia pode contribuir para o tratamento dos problemas cardiovasculares acusados pela Covid-19. Para isso, utilizou-se da metodologia de revisão bibliográfica, narrativa, com abordagem qualitativa e característica descritiva. Os estudos analisados pela pesquisa apontam que os problemas cardiovasculares acusados pela Covid-19 sobre a saúde humana são sérios, podendo comprometer a qualidade de vida ou até mesmo implicar no combate eficiente ao vírus, tendo sido esse segundo o motivo que levaram muitas vítimas a óbito. É justamente no contexto do tratamento que a fisioterapia se insere como uma medida interventiva de alto valor, uma vez que é capaz de atuar no tratamento de diversos tipos de problemas provocados ou exacerbados pela Covid-19, principalmente os problemas cardiovasculares. Todavia, por se tratar de uma situação relativamente nova, na qual os problemas podem se manifestar de diversas maneiras, acaba se tornando um grande desafio para os fisioterapeutas. Concluiu-se que, apesar dos desafios, a fisioterapia possui recursos eficientes no tratamento dos problemas cardiovasculares, principalmente aqueles acusados pela Covid-19, contribuindo significativamente para a recuperação do quadro clínico dos pacientes. Palavras-chave: Fisioterapia; Pandemia COVID-19; Reabilitação; Sistema cardiovascular.



ASPECTOS MOTORES E A INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO NARRATIVA
Autor: DIÓGENES DE SOUZA DOS SANTOS;
Orientador: Prof.ª Me. MARIA ISABELA RAMOS HADDAD GARCIA
RESUMO A doença de Alzheimer (DA) é uma demência progressiva que tem como características: declínio lento em memória, capacidades visuo-espaciais, linguagem, cognição, personalidade e causa uma séria de alterações motoras que impactam diretamente na qualidade de vida desses pacientes. Sendo assim este artigo tem como objetivo relatar os aspectos motores dos pacientes com DA e relatar a importância de se ter um profissional da área da fisioterapia no acompanhamento da doença. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa da literatura científica nas bases de dados PubMed (MEDLINE), Google Scholar e SciELO. As palavras chaves utilizadas foram: Alzheimer, Fisioterapia,Tratamento,Alterações Motoras, sendo pesquisados todos os artigos relacionados à doença de alzheimer, no período de 2016 a 2021. Foram identificados 125 artigos sobre doença de Alzheimer e após a exclusão dos artigos duplicados, e leitura dos demais, foram selecionados 7 artigos por se enquadrarem nos objetivos desta pesquisa. Diante dos estudos seleccionados, a fisioterapia é capaz de reduzir complicações causadas pela DA, que o fisioterapeuta contribui em qualquer fase da doença, melhorando o desempenho funcional do paciente, equilíbrio, melhora de força se antecipando e evitando danos motores, deste modo tentando ao máximo prolongar a qualidade de vida do portador da doença de alzheimer. E a terapia amparada em exercícios físicos é eficiente nos tratamentos não farmacológicos em pacientes com diagnóstico de Alzheimer. Palavras Chave: Alzheimer; Fisioterapia; Tratamento, Alterações Motoras.



HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DISCAL LOMBAR
Autor: KELIANE FERREIRA DOS SANTOS
Orientador: PROF. Me. GLAUCO CÉSAR DA CONCEIÇÃO CANELLA
RESUMO Introdução: Cerca de 80% da população mundial apresenta algum tipo de desconformidade na região da coluna em algum momento da vida, a prevalência da hérnia de disco é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres acima de 35 anos. A causa é multifatorial, a região mais atingida são as lombossacrais, 90% ocorrem no nível L4-L5-S1, e a coluna cervical. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da hidroterapia no tratamento da hérnia discal lombar. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, por meio de pesquisas em bases científicas: PUBMED, LILACS, SCIELO,selecionados estudos e ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas de literatura e meta-análise, publicados entre os anos de 2011 a 2021 no idioma portugues e inglês. Resultados: verificaram-se alterações benéficas na dor, mobilidade funcional, equilíbrio funcional, velocidade de marcha, fortalecimento da musculatura abdominal. Conclusão: a hidroterapia pode reduzir estatisticamente a dor e aumentar a função física em pacientes com hérnia de disco lombar, com técnicas específicas no meio aquático, ressaltando umnúmero maior de estudos na hidroterapia como tratamento da hérnia discal lombar. Palavras-chave: Hidroterapia. Fisioterapia. Degeneração do Disco Intervertebral. Dor lombar.



TAXA DE ADESÃO AO TRATAMENTO EM PORTADORES DE HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE – MT
Autor: EVELLYN DA SILVA CHAGAS
Orientador: PROF. ESP. CARLOS ALBERTO ALVIM FRANZINI JÚNIOR
RESUMO A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, que acomete pele e nervos periféricos. Tal bacilo apresenta alto grau de virulência e baixa patogenicidade. Tem como objetivo identificar a taxa de adesão ao tratamento de hanseníase e incidência de casos na cidade entre os anos de 2018-2020. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-descritiva, que será realizada através da análise de dados, coletados no Sistema de Informação e Agravo de Notificação (SINAN). Onde é feito um levantamento de pacientes diagnosticados com hanseníase nas unidades básicas de saúde. O universo dessa amostra será no município de Guarantã do Norte, localizado no Norte de Mato Grosso. A amostra deste estudo será feita através do levantamento dos números de pacientes diagnosticados em 2018 a 2020. Os critérios de inclusão serão: Diagnóstico confirmado de Hanseníase; paciente que já finalizaram o tratamento e pacientes em tratamento; o presente estudo espera encontrar alta taxa de adesão ao tratamento. Conclui-se que o estudo teve alta taxa de adesão ao tratamento, sendo a mulheres a maior parte dessa amostra, o munícipio mostrou ser hiper endêmico em hanseníase, onde deve buscar o controle dessa taxa. Palavras-chave: Hanseníase; Fisioterapia; Taxa de adesão ao tratamento.



ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS MASTECTOMIA RADICAL EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
Autor: LUCIELE DA SILVA VERAS
Orientador: PROFº Dr. THARSUS DIAS TAKEUT
RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar as evidências científicas sobre a atuação da fisioterapia nas complicações do pós-operatório da mastectomia radical decorrente do câncer de mama. Refere-se a uma pesquisa de revisão de literatura do tipo integrativa, através de um levantamento bibliográfico científico com abordagem qualitativa, delimitada pela questão norteadora: Qual o papel do fisioterapeuta nas complicações do pós mastectomia radical em mulheres com câncer de mama? Foram utilizadas as bases de dados: National Library of Medicine, Physiotherapy Evidence Database e Scientific Electronic Library Online e seus artigos indexados. Os critérios de inclusão foram: Artigos publicados nos últimos cinco anos; artigos no idioma inglês e português; artigos originais na temática; Artigos que possuem as palavras mastectomia e fisioterapia no título ou resumo. Os critérios de exclusão foram: Artigos duplicados nas bases de dados; Artigos não indexados; Cartilha, livros, cadernos, apostilas, trabalho de conclusão de curso, dissertações, tese e que não possuem palavras mastectomia e fisioterapia no título ou resumo. Coleta de dados: Por meio de uma inspeção no site de pesquisa Biblioteca Virtual em Saúde, com as palavras chaves/descritores: mastectomia radical e fisioterapia com booleano AND. Resultados: Foram selecionados 6 artigos na literatura de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: De acordo com os estudos analisados, a atuação da fisioterapia é indispensável na vida de mulheres mastectomizadas, trazendo técnicas eficazes nas complicações do pós-operatório. Palavras-chave: Câncer de mama; Mastectomia Radical; Fisioterapia.



TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DE DOR LOMBAR CRÔNICA INESPECÍFICA EM ADULTOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: CAMILA MARIA SCHINAIDER
Orientador: PROF. Me. GLAUCO CÉSAR DA CONCEIÇÃO CANELLA
RESUMO: A dor lombar (DL) é um dos problemas de saúde musculoesqueléticos mais comuns e com maior prevalência na população em idade adulta. A fisioterapia é um importante recurso para a reabilitação de pacientes com DL, por meio de técnicas que podem interferir diretamente na dor e afetar a qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi analisar as evidências científicas sobre o uso das terapias manuais no tratamento de dor lombar crônica inespecífica na população adulta. Trata-se de uma revisão de literatura, integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. O universo deste estudo científico bibliográfico são as bases de dados: PubMed e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Critérios de inclusão: Artigos publicados nos últimos 5 anos, em qualquer idioma e que abordem a temática. Critérios de exclusão: Artigos duplicados na base de dados, não indexados, cartilhas, cadernetas, apostilas e livros. Foram selecionados 10 artigos para o estudo, 80% dos estudos concluíram que ela reduz o quadro álgico, e alguns ainda apontam melhora da mobilidade lombar e melhora da capacidade funcional. A terapia manual apresentou bons resultados se aplicada sozinha ou associada à terapia convencional. Com os achados verificou-se que a terapia manual sozinha ou associada à terapia convencional reduz o quadro álgico, melhora da mobilidade lombar e melhora da capacidade funcional na lombalgia crônica inespecífica em adultos. Palavras-chave: Lombalgia; Terapia Manual; Fisioterapia.



FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: uma revisão de literatura
Autor: KIT WILLIAN GONÇALVES PEREIRA
Orientador: PROF. Me. GLAUCO CÉSAR DA CONCEIÇÃO CANELLA
RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar as evidências científicas sobre a atuação e eficácia da fisioterapia no pós-operatório de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura do tipo integrativa, a partir de um levantamento bibliográfico científico com abordagem qualitativa, delimitada pela questão norteadora: Qual a atuação do fisioterapeuta no pós operatório de reconstrução do ligamento cruzado anterior? Serão utilizadas as bases de dados: National Library of Medicine, Physiotherapy Evidence Database e Scientific Electronic Library Online e seus artigos indexados. Os critérios de inclusão foram: Artigos publicados no último ano; artigos no idioma inglês e português; artigos originais na temática; Artigos que possuem as palavras reconstrução do ligamento cruzado anterior e fisioterapia no título ou resumo. Os critérios de exclusão foram: Artigos duplicados nas bases de dados; Artigos não indexados; Cartilha, livros, cadernos, apostilas, trabalho de conclusão de curso, dissertações, tese e que não possuem palavras reconstrução do ligamento cruzado anterior e fisioterapia no título ou resumo. Coleta de dados: Por meio de uma inspeção no site de pesquisa Biblioteca Virtual em Saúde, com as palavras chaves: reconstrução do ligamento cruzado anterior e fisioterapia. Palavras-chave: Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior; Fisioterapia; Artroscopia.



FISIOTERAPIA: NÍVEL DE CONHECIMENTO DA PROFISSÃO PELA SOCIEDADE E SUA ATUAÇÃO FRENTE AO COVID19
Autor: Danielly Facundo De Souza
Orientador: Prof. Me. Maria Isabela Ramos Haddad Garcia
RESUMO: Sabe-se que a COVID-19 causou um caos na saúde pública mundial, levando muitas pessoas a entrar em pânico, diante de todas as consequências trazidas pela doença, a fisioterapia atua com muita eficiência na reabilitação dos pacientes graves, prevenindo ainda males que possam surgir a longo prazo devido ao período de imobilidade. Já são relatadas algumas diretrizes que norteiam a conduta que o Fisioterapeuta deve obter diante do cenário de pacientes que estejam em situação mais grave, diante disto, é importante que a população entenda como a fisioterapia tem impacto positivo na reabilitação dos pacientes afetados pela COVID-19 e dessa forma garantir que os pacientes busquem o atendimento adequado para suas necessidades. O objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento de dados através de uma pesquisa aplicada por meio de formulário online para população, buscando informações que remetam ao conhecimento sobre a fisioterapia no atendimento do paciente crítico com ênfase na COVID19. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, transversal e prospectiva, foi utilizado também um referencial documental para descrever a doença relatada no artigo e as condutas fisioterapêuticas. Foram coletadas 81 respostas, onde foi percebido que todos os participantes da pesquisa relataram reconhecer a importância da fisioterapia no ambiente hospitalar e destes 67,9% responderam que sabia que o fisioterapeuta era componente da equipe hospitalar e 72,8% disseram ter ouvido falar algo sobre fisioterapia respiratória e sua atuação na UTI neste período pandêmico. A partir da pesquisa foi possível concluir que comparados a estudos antigos, a percepção da população não mudou em relação à Fisioterapia Hospitalar e diante disto é necessário que haja uma melhor divulgação de informação sobre a atuação do Fisioterapeuta no tratamento do paciente COVID19 e do paciente crítico. PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; COVID19; SARS-Cov2; Fisioterapia Intensiva.



FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM QUEDAS NA POPULAÇÃO IDOSA : REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: ALESSANDRA DA SILVA RIBEIRO
Orientador: Prof.ª Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO Este trabalho tem por objetivo analisar a importância do papel da fisioterapia para o idoso, e compreender os exercícios e tratamentos de prevenção e reabilitação para cada paciente. A queda na pessoa idosa é algo comum, e o medo que eles sentem ao levantar, caminhar é decorrente a graves consequências físicas. A fisioterapia com os exercícios e com tratamentos planejados para a melhora especificamente para o idoso, visa melhorar e reduzir o medo de cair, assim melhorando a força, a marcha, o equilíbrio reduzindo a ocorrência de quedas. Metodologia: O trabalho apresentado consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica, com uma abordagem de forma qualitativa e descritiva. Considerações Finais: Pode se afirmar que a fisioterapia tem contribuído com essa faixa etária, do que pode ser feito com o idoso para evitar quedas, e de certa forma passar segurança para o idoso, e informar que fazendo os exercícios passados eles terão uma melhora, e aqueles que já sofreram, terão a oportunidade de voltar a ter uma qualidade de vida melhor. Palavras-Chave: Fisioterapia; Quedas; Idoso.



A CONTRIBUIÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO TRABALHO ERGONÔMICO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: AMANDA CRISTINA DA SILVA COSTA
Orientador: Prof.ª Ana Paula Ribeiro Guimarães.
RESUMO Quando relatamos sobre a evolução das relações de trabalho é essencial o desenvolvimento de ações que busquem reduzir, aperfeiçoar e aumentar a produtividade do trabalho, entretanto a ergonomia enseja conhecer a relação entre o homem e a sua rotina de trabalho, contudo a postura correta transmite conforto e bem-estar e a postura inadequada são decorre de algumas complicações patológicas ocasionada de acordo com algum esforço repetitivo ou problemas postural, todavia, algumas doenças posturais causa incapacidade de trabalho, afastamento social, em alguns casos aposentadoria por invalidez, as condições ergonômicas laborais são mensurados através análises documentais, em que utiliza-se de técnicas de coleta de dados por meio de estudos observacionais no ambiente de trabalho, a NR17 estabelece normas de controle de saúde ocupacional identificando os riscos na postura de acordo com as atividades exercidas pelo funcionário em detrimento da sua atividade laboral. O objetivo desta pesquisa tem como foco avaliar as atividades do profissional fisioterapeuta acerca dos riscos ergonômicos no labor dos funcionários. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de acordo com a relevância do assunto, e foram realizadas buscas em bases de dados da área da saúde em que o acesso é livre, contudo, foram utilizados termos descritores e método de inclusão e exclusão, para que a pesquisa tenha relevância no resultado final. Após análise dos artigos apresentados, conclui-se que a Ergonomia e a Ginástica Laboral, quando implementadas, promovem a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos funcionários aliados as ferramentas e avaliação e o profissional fisioterapeuta tem mostrado a eficiência de seu trabalho dentro das empresas com a ginastica laboral direcionada a cada tipo de atividades. Palavras-chave: Ergonomia; Saúde do trabalhador; Risco ocupacional Fisioterapia.



RECURSOS UTILIZADOS PELA FISIOTERAPIA DEMATO FUNCIONAL NO PÓS OPERATÓRIO DE LIPO ASPIRAÇÃO E ABDOMINOPLASTIA: REVSÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: ANA CAROLINE DE SOUZA BORRE
Orientador: Prof.ª Ana Paula Ribeiro Guimarães.
RESUMO A Lipoaspiração tanto quanto a abdominoplastia são procedimentos cirúrgicos recomendados para a remoção de gordura localizada e, flacidez da pele abdominal, embora sejam procedimentos seguros, podem haver complicações no pós operatório, tais complicações diminuem a capacidade de recuperação do paciente, sendo necessário técnicas para tratamento das complicações, a fisioterapia dermato funcional atua diretamente no tratamento dessas complicações utilizando técnicas como a drenagem linfática manual e o linfotaping. Os objetivos desta pesquisa são de descrever a importância da fisioterapia dermato funcional no pós operatório e as técnicas que são utilizadas para a prevenção de complicações e na recuperação funcional do paciente. Sendo uma revisão integrativa de literatura, realizada através de pesquisa nas bases de dados SciELO, LILACS e Pubmed em português e inglês, utilizando como descritores: Fisioterapia Dermato funcional; Cirurgia Plástica; Pós-operatório. Através dos critérios de inclusão e exclusão foram escolhidos 16 artigos para compor o estudo. Conclui-se que a fisioterapia dermato funcional utilizando a drenagem linfática manual e o linfotaping para tratar edemas, fibrose, algia, equimose e outras complicações tem alcançado um resultado satisfatório antecipando o retorno dos pacientes a suas atividades diárias de vida. Palavras-chaves: Cirurgia Plástica. Pós-operatório. Fisioterapia. Drenagem linfática manual. Linfotaping.



FISIOTERAPIA NO PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLATIA TOTAL DE JOELHO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: ANA GABRIELLE CAMBOIM E SOUZA
Orientador: Prof.ª Ana Paula Ribeiro Guimarães
RESUMO A Artroplastia Total de Joelho, é uma cirurgia indicada para lesões severas ou doenças reumáticas degenerativas. A maioria dos casos de pessoas que precisaram da cirurgia, foram idosos com osteoartrose, que estavam perdendo toda sua qualidade de vida pelo nível elevado de dor que a doença causa. Outros fatores também são afetados, como o alinhamento dos joelhos, perda de equilíbrio, diminuição de ADM, dores em outras partes do corpo por uma compensação da marcha, etc. O presente estudo foi realizado em forma de revisão bibliográfica, com o objetivo de mostrar diferentes métodos, como novas formas de tratamento no pós-operatório da cirurgia de ATJ. Por mais que não tenha muitos estudos sobre a temática, vemos que muitas outras abordagens podem ser acrescentadas no tratamento tradicional. É fato que é importante o papel do profissional de fisioterapia em pós-operatórios, principalmente sendo eles de caráter ortopédico. A cirurgia promove alivio de dor imediato, mas diversas funções precisam ser reabilitadas, para restaurar a qualidade de vida do paciente de forma satisfatória. Palavras Chaves: Fisioterapia; Artroplastia Total de Joelho; Pós-operatório.



EFEITOS A TERAPIA MANUAL NA DOR LOMBAR CRÔNICA EM ADULTOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: ANANDA APARECIDA BARBOSA LOPES
Orientador: Prof.ª Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO A dor lombar é uma patologia decorrente de sintomas presente em alterações músculo esquelético da região lombar que pode acarretar incapacidade funcional, é considerado umas das causas que mais afasta o indivíduo da função laboral e o tratamento pode incorrer em elevados custos entretanto, o tratamento quando iniciado com terapia manual ira fazer com que a dor tenha uma redução e melhora na amplitude dos movimentos; o objetivo da presente pesquisa é identificar as diferentes intervenções, utilizando como base a abordagem manual ou exercícios direcionados, bem como sua eficácia, em pacientes com dor lombar inespecífica; a metodologia utilizada nesta pesquisa é uma revisão bibliográfica e foi realizada as buscas em bases de dados de acesso livre disponíveis na web, entretanto foi utilizado termos descritores relativos ao tema da pesquisa e método de inclusão e exclusão na limitação das publicações entre os anos de 2017 a 2022; o resultado apresentado de acordo com a análise dos artigos selecionados foi possível constatar a eficácia da estabilização segmentar, que incluem exercícios físicos de forma geral aliado ao fortalecimento, aliado aos tratamento multidisciplinar Palavras-chave: Fisioterapia. Coluna lombar, Estabilização segmentar. Terapia manual.



A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PÉLVICA NA GESTAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PARTO NATURAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: ELAINE ARAÚJO FEITOSA
Orientador: Prof.ª Daniela Battisti Bassi
RESUMO O período gestacional é um momento da vida da mulher em que ocorrem diversas mudanças em seu organismo, influenciadas por fatores biomecânicos, biológicos e fisiológicos. O objetivo desta pesquisa é analisar a importância da fisioterapia durante a gestação e suas contribuições para o parto natural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e descritiva. O universo deste estudo foram as mulheres gestantes com o intuito de fazer com que as mesmas compreendam as vantagens da fisioterapia ao período gestacional e também ao parto natural. Os critérios de inclusão se basearam na adesão de mulheres gestantes para o estudo, sendo o critério de exclusão as gestantes que apresentaram algum risco de saúde e que não poderiam estar sujeitas aos recursos da fisioterapia gestacional. Nos resultados foi possível observar que as práticas fisioterapêuticas são indispensáveis durante toda a gestação e torna o momento do parto algo menos traumático e mais seguro às futuras mamães e aos neonatais. Conclui-se então que o campo da fisioterapia na saúde da mulher é realmente eficiente, constatando que o resultado da presente pesquisa bibliográfica foi satisfatório. Palavras Chaves: Fisioterapia Pélvica; Gestação; Parto Natural.



ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO DO LIGAMENTO
Autor: GEIZEANE MALVÃO DE BRITO
Orientador: Prof.Esp. Carlos Alberto Alvim Franzini Junior
RESUMO Introdução: O LCA tem sua origem na superfície póstero medial do côndilo femoral lateral e é inserido na tíbia na área intercondilar anterior, sua principal função é estabilizar contra a anteriorização da tíbia e a rotação interna do joelho. Objetivo: Analisar as intervenções fisioterapêuticas utilizadas no tratamento pós operatório imediato do ligamento cruzado anterior. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, a pesquisa foi realizada através das bases de dados PubMed , Scielo ,Portal de Periódicos Capes e Medline. Resultado: Foram utilizados 6 artigos para serem analisados neste estudo. Conclusão: Os estudos revisados demonstram que o início do tratamento fisioterapêutico na fase imediata do LCA acelera o processo de reabilitação, diminuindo as complicações pós-cirúrgicas. Palavras – chave: Lesões do Ligamento Cruzado Anterior; Reabilitação.



A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERPIA NO PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA DE QUADRIL EM IDOSOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: LARISSA CAMILA CLAUDINO
Orientador: Prof.ª Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A artroplastia total do quadril (ATQ) é um procedimento cirúrgico utilizado quando outros métodos de tratamento, como, a fisioterapia e o tratamento médico, não conseguem modificar a dor ou as limitações físicas. A fisioterapia no pós-operatório de ATQ tem como principal objetivo, recuperar a funcionalidade do paciente, quanto mais precoce a sua intervenção, maiores são as chances de recuperação. O objetivo do trabalho foi verificar os efeitos benéficos da fisioterapia no pós-operatório de artroplastia total de quadril. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório e descritivo, com análise dos artigos nacionais e internacionais, com coletas de materiais nos bancos de dados da PUBMED; SCIELO e MEDLINE e recorte temporal de 2010 a 2022. Foram identificados 473 artigos, logo após, foram excluídos 429 e, em seguida, a partir da verificação da presença de palavras-chave, foram incluídos 44 artigos para serem analisados na íntegra. Após a leitura e análise, foram excluídos 34 artigos e, então, foram incluídos 6 artigos, sendo estudos de ensaios clínicos, ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas. A realização precoce da fisioterapia após a cirurgia, se mostrou eficiente para restaurar e melhorar a força muscular, mobilidade articular, treino de marcha e o equilíbrio no pós-operatório. Palavras-chave: Artroplastia total de quadril; Exercício; Fisioterapia; Idoso.



INSTABILIDADE CORPORAL E QUEDA NA TERCEIRA IDADE: IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA
Autor: LUANA GODOY MARTINS
Orientador: Prof.ª Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO A tendência de envelhecimento da população é um fator natural que acompanha o curso da vida, e traz consigo alterações sensório-perceptivo-motoras provenientes do sistema sensorial que engloba o visual, vestibular proprioceptivo e somatossensorial, entretanto inúmeras questões sobre a qualidade de vida da população idosa são levantadas e entre estes fatores está a questão do equilíbrio e as quedas e compreender os fatores relacionados a falte de equilíbrio. O objetivo examinar indicativos de intervenções como forma de prevenção de quedas em adultos idosos. Trata-se de uma revisão de literatura realizada em bases de dados da área da saúde de acesso livre e que foram publicados no período de 2016 a 2022. Após analisados os estudos foram verificados que os exercícios direcionados ao equilíbrio tem mostrado eficiência reduzindo o número de quedas entre idosos, e a variação dos exercícios tendem a fortalecer a musculatura e a correção da postura. Palavras-chave: Equilíbrio; Quedas; Fisioterapia; Tratamento.



O INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS NO CONTROLE GLICEMICO DAS GESTANTES: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: MARIA EDUARDA DA SILVA
Orientador: Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti
RESUMO O objetivo do estudo, foi verificar os efeitos do exercício físico em gestantes portadoras de diabetes (tipo I, tipo II e gestacional) e em gestantes sem afecções. Esta é uma pesquisa de revisão de literatura integrativa, através de um levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa, delimitada pela questão norteadora: qual o protocolo de exercícios fisioterapêuticos ideal para gestantes diabéticas e para prevenção? Foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e Brasil Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de inclusão foram: artigos em português, inglês e espanhol, possuindo no título ou resumo as palavras: gestante, diabetes mellitus, exercício físico, publicados nos últimos 10 anos. Devendo evidenciar em seu conteúdo a importância do exercício físico para gestantes diabéticas. Os critérios de exclusão foram: artigos duplicados, em outros idiomas, não publicados, que fugissem do tema principal, ou que fossem referente a outras áreas de estudo, cartilhas, livros, cadernos, apostilas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Coleta de dados: Por meio de uma inspeção nas bases de dados selecionadas, com os descritores: exercício físico, gestantes, diabetes, fisioterapia com booleano AND. Resultados: Foram selecionados 5 artigos na literatura de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: De acordo com os estudos analisados, a realização de exercícios físicos é benéfica para as gestantes com diabetes, ocasionando a baixa glicêmica da gestante diabética, enquanto nas gestantes sem afecções previne o diabetes gestacional. Palavra-chave: Fisioterapia. Gestante. Exercício Físico. Diabetes Mellitus.



A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: MILENA SILVA SOARES
Orientador: Prof.Esp. Carlos Alberto Alvim Franzini Junior
RESUMO A fisoterapia desempenha um papel fundamental na reabilitação de pessoas que se submetem a cirugia de artoplastia total de quadril. Objetivo desse estudo é analisar a atuação do fisioterapeuta na artroplastia total de quadril e as contribuições que essas práticas podem trazer aos pacientes. Metodologia: O trabalho apresentado consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e descritiva, o universo desse estudo foi às pessoas que se submeteram a artoplastia total de quadril. Os critérios de inclusão foram matérias relevantes ao tema abordado, sendo os critérios de exclusão, as matérias que não apresentam nenhum mtipo de relevância sobre o tema. Resultado: Foi possível observar que existeem várias modalidades teerapêuticas com resultados benéficos para o tratamento pré-operatório e pós-operatório de artoplastia total de quadril. Considerações Fianis: A fisioterapia se mostra cada vez mais importante na vida das pessoas que se submeteram a artoplastia total de quadril, devolvendo a sua qualidade de vida e reinserindo- a dentro da sociedade. Palavras chaves: Tratamento fisioterapêutico; artroplastia total de quadril; Reabilitação.



INTERVENÇÕES TERAPÊUTICA EM PACIENTES PORTADORES DE FIBROMIALGIA DO SEXO FEMININO QUE UTILIZAM HIDROTERAPIA COMO MÉTODO DE TRATAMENTO : REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA
Autor: NAASOM MUNDOCA VIEIRA BENVINDO
Orientador: Prof.Esp. Carlos Alberto Alvim Franzini Junior
RESUMO Introdução: A fibromialgia é uma síndrome que pode ser caracterizada por uma patologia reumática, que tem como principal característica a dor nos músculos estriados esquelético. Contudo as terapias aquáticas têm como principal benefício o bem estar de forma global, buscando melhorar a capacidade física, diminuição de dor e redução da sensibilidade à palpação, permitindo que esse método de tratamento tenha total influência no controle da dor e no desempenho funcional; Metodologia: O presente estudo caracterizado por revisão bibliográfica narrativa, teve como principal critérios artigos publicados entre os anos de 2016 a 2022. Conforme padrões estipulados, foram encontrados 30 artigos que após o processo de seleção final restaram nove artigos para elaboração deste trabalho. Concluímos que, a terapia aquática com água aquecida, juntamente com a aplicação de protocolos específicos de cinesioterapia, apresenta eficácia na diminuição da sintomatologia apresentadas pela patologia. Palavras-chave: Fisioterapia. Hidroterapia. Tratamento. Fibromialgia.



ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NOS PRINCIPAIS TRATAMENTO PARA OSTEOARTROSE DE JOELHO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA
Autor: NEUZA CARNETTI
Orientador: Prof.Esp. Carlos Alberto Alvim Franzini Junior
RESUMO Introdução: o joelho é considerado a articulação de sustentação e mobilidade, completa e complexa do corpo humano e requer atenção especial devido a doença crônico-degenerativa predominante da região articular, a osteoartrite acomete principalmente a população idosa e os atletas, os conhecimentos se propagaram em relação às patologias, e vários tipos de tratamentos desenvolveram em detrimento da reabilitação, proporcionando mais proteção a articulação do joelho, O objetivo foi de avaliar a eficácia da mobilização articular no tratamento da osteoartrite de joelho, por meio de uma revisão da literatura; metodologia: foi realizada buscas em bases de dados de acesso livre pertinentes ao tema da pesquisa, utilizados termos descritores e aplicando método de inclusão e exclusão de pesquisas publicadas no período de 2017 a 2022 e os resultados foram nove artigos para serem analisados segundo o propósito da pesquisa; resultado: A técnica de mobilização articular associada a outros tipos de tratamento conservador é eficaz na melhora do quadro clínico da osteoartrite de joelho em idosos e atletas. Palavras-chave: Osteoartrite; Joelho; Mobilização articular; Tratamento.



INTERVENÇÕES TERAPEUTICAS PARA TRATAMENTO DE DOR NA REGIÃO LOMBAR EM PACIENTES QUE UTILIZAM MÉTODO PILATES COMO TRATAMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA
Autor: WELLINTON MESSIAS RAMOS
Orientador: Prof.Esp. Carlos Alberto Alvim Franzini Junior
RESUMO Introdução: é comum pessoas com diagnósticos de dor lombar em o estado de mobilidade limitado, compromentendo a postura correta causando limitações físicas e laborais, é uma sintomatologia que afeta ambos os sexos principalmente na idade produtiva, é uma patologia que causa afastamento laboral por um príodo longo, e o tratamento não farmacologico é mais indicado pelos resultados serem mais efetivos diante das terapias manuais e com a aplicabilidade das técnicas de pilates acompanhado de um fisioterpaeuta nas ordenações de exercicios; objetivo: investigar e eficiencia dos métodos de pilates no tratamento da dor lombar; metodologia: trata-se de uma revisão bibliografica narrativa, em que a forma de coletas de infromações foram em bases de dados de acesso livre diponíveis na web pertinentes a área da saúde, entretanto foram utilizados termos descritores para filtrar a pesquisa e foi utilizado o método de exclusão limitando aos artigos publicado em lingua portuguesa e dentro do periodo de 2015 a 2021. A conclusão deste estudo sobre o método de pilates no tratamento da dor lombar inespecífica é uma intervenção clinica não farmacológica e com extos em seus resultados proporcionando qualidade de vida ao paciente. Palavras-chave: Dor lombar inespecífica. método de pilates. Fisioterapia.



A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA DOENÇA DE PARKINSON: Revisão Bibliográfica
Autor: Marcos Pereira de Sousa
Orientador: PROF ANA PAULA RIBEIRO GIMARÃE
RESUMO Este trabalho é uma revisão bibliográfica que analisou artigos científicos obtidos em quatro bases de dados sobre a atuação da fisioterapia no tratamento da doença de Parkinson. Nestes foram encontrados 97 artigos, sendo os mais recentes, aqueles publicados entre 2018 e 2023 e escrito e traduzido em português. A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta muitas pessoas em todo o mundo, causando limitações motoras e não motoras. A etiologia da doença é desconhecida, mas fatores genéticos, infecciosos, virulentos e ambientais podem estar envolvidos. O objetivo do trabalho é destacar a importância da fisioterapia no tratamento de pacientes com doença de Parkinson, desde o diagnóstico até a fase final da doença. O tratamento farmacológico com levodopa é o padrão-ouro, mas a fisioterapia também é importante para manter os músculos ativos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A doença de Parkinson sabe- se que não tem cura, mas o tratamento associado com a fisioterapia ajuda a reduzir a progressão da doença e controlar os seus sintomas. A fisioterapia é uma parte importante neste tratamento, pois juntamente com a terapia farmacológica permite oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente. Além disso, a atividade física pode melhorar a mobilidade, o equilíbrio, reduzir o risco de quedas e estabilizar a marcha em pessoas com Parkinson. No entanto, são necessárias mais pesquisas para estabelecer protocolos eficazes de fisioterapia e atividade física mais especifica para a patologia Palavras chaves: Doença; Parkinson; Tratamento; Fisioterapia



ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: VALDENIZA DOS SANTOS SILVA PAES DE SOUZAVALDENIZA
Orientador: PROF. ANA PAULA RIBEIRO GUIMARÃES
RESUMO A fisioterapia desempenha um papel muito importante na reabilitação de ligamento cruzado anterior, desde o pré-operatório, antes do paciente realizar a cirurgia e no pós operatório no qual o paciente já passou pela cirurgia. O objetivo deste trabalho é analisar a atuação da fisioterapia frente à lesão do ligamento cruzado anterior da articulação do joelho, com o foco no pósoperatório imediato. Metodologia: Este trabalho compõe-se de uma revisão bibliográfica abrangendo indivíduos que se submeteram a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. Os critérios de inclusão foram de materiais que se mostraram relevantes para esta pesquisa, logo, os critérios de exclusão foram de materiais que não foram condizentes com o tema abordado. Resultados: Foi observado a existência de várias modalidades terapêuticas no tratamento com resultados positivos na reabilitação P.O imediato de LCA. Considerações Finais: O acompanhamento fisioterapêutico é essencial, a fisioterapia está em contínua ascensão e se mostra cada vez mais indispensáveis na intervenção do LCA, proporcionando ao paciente qualidade de vida, reintegração social e até mesmo no retorno do esporte. Palavras Chaves: Intervenção; Tratamento Fisioterapêutico; Ligamento Cruzado Anterior; JoelhoRESUMO A fisioterapia desempenha um papel muito importante na reabilitação de ligamento cruzado anterior, desde o pré-operatório, antes do paciente realizar a cirurgia e no pós operatório no qual o paciente já passou pela cirurgia. O objetivo deste trabalho é analisar a atuação da fisioterapia frente à lesão do ligamento cruzado anterior da articulação do joelho, com o foco no pósoperatório imediato. Metodologia: Este trabalho compõe-se de uma revisão bibliográfica abrangendo indivíduos que se submeteram a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. Os critérios de inclusão foram de materiais que se mostraram relevantes para esta pesquisa, logo, os critérios de exclusão foram de materiais que não foram condizentes com o tema abordado. Resultados: Foi observado a existência de várias modalidades terapêuticas no tratamento com resultados positivos na reabilitação P.O imediato de LCA. Considerações Finais: O acompanhamento fisioterapêutico é essencial, a fisioterapia está em contínua ascensão e se mostra cada vez mais indispensáveis na intervenção do LCA, proporcionando ao paciente qualidade de vida, reintegração social e até mesmo no retorno do esporte. Palavras Chaves: Intervenção; Tratamento Fisioterapêutico; Ligamento Cruzado Anterior; Joelho



A EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DE ENTORSES DE TORNOZELO NA FASE AGUDA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: Wesley Santos Silva
Orientador: PROF. ANA PAULA RIBEIRO GUIMARÃES
RESUMO A fisioterapia tem se mostrado cada vez mais eficaz na reabilitação de entorse de tornozelo na fase aguda, com objetivo de reduzir a dor, o inchaço e melhorar a função do tornozelo, tratando e aplicando protocolos e intervenções mais adequadas a cada situação, sendo que compete quase sempre ao profissional o método de tratamento que será utilizado e qual objetivo será alcançado. O objetivo geral do presente trabalho é discutir a eficácia da Fisioterapia na reabilitação de entorses de tornozelo, enfatizando a importância do papel do fisioterapeuta na seleção e aplicação das técnicas de tratamento adequados. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão bibliográfica dos estudos publicados entre 2018 e 2023 que avaliaram a eficácia da fisioterapia na reabilitação de entorses de tornozelo. Para a realização deste estudo, foram realizadas buscas nas bases de dados nacionais e internacionais mais relevantes na área de saúde, tais como Medline/PubMed, Scielo e Lilacs. utilizando-se os descritores "Fisioterapia", "entorse de tornozelo" e " reabilitação". Essas bases foram selecionadas por apresentarem grande acervo de artigos científicos, além de estarem disponíveis para acesso online, permitindo uma pesquisa ampla e precisa. Pode-se verificar ao final desta revisão que a literatura está frágil para estudos que abordam lesão do pé/tornozelo no processo de reabilitação pelo Fisioterapeuta, para assim concluir com maior precisão qual protocolo de intervenção a ser usado para as diversas disfunções do pé e tornozelo. Palavras-chave: Fisioterapia, entorse de tornozelo; reabilitação.



TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM IDOSOS COM BASE NO TREINAMENTO DE FORÇA: Revisão bibliográfica
Autor: Silmara de Oliveira Costa Benvindo
Orientador: PROF. ANA PAULA RIBEIRO GUIMARÃES
RESUMO A Fisioterapia pode suavizar o declínio da funcionalidade do assoalho pélvico da mulher decorrente da diminuição da capacidade muscular evidenciada no período pós- menopausa. Técnicas de treinamento de força muscular já são reconhecidas como terapia para mulheres que já apresentam incontinência, no entanto, a precisão de aplicação destas técnicas no meio domiciliar e com supervisão fisioterapêutica devem ser estudadas, a fim de investigar a possibilidade desta estratégia de autocuidado ser aplicada de forma mais ampla na rede de atenção básica à saúde. O trabalho trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, com base em consultas em dados eletrônico da Biblioteca Científica Eletrônica Online(SciELO) e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (Medline/PubMed), e em cuja, investigação se utilizou as palavras chaves: Incontinência Urinária, Idosos, Fisioterapia, Treinamento de força, dos periódicos selecionados não se excluiu nenhum, entretanto, para as discussões, por questões de atualidade, preferenciou-se àqueles datados entre 2018 a 2023. Com a pesquisa foi possível conhecer um pouco de como funcionam os órgãos da região pélvica, no que tange a bexiga. Além de discursar acerca da enfermidade e sua relação com as mulheres idosas, os estudos da fisioterapia e as relações terapêuticas na enfermidade das vias urinárias, assim como compreender que a Cinesioterapia é de suma importância nas aplicações terapêuticas da população investigada. Para idosos com incontinência urinária, a cinesioterapia pode ser especialmente útil, pois é uma abordagem não invasiva e segura, que pode ser realizada em casa ou em uma clínica de fisioterapia. Palavras- Chave: Incontinência Urinária; Idosos; Fisioterapia; Treinamento de Força. RESUMO A Fisioterapia pode suavizar o declínio da funcionalidade do assoalho pélvico da mulher decorrente da diminuição da capacidade muscular evidenciada no período pós- menopausa. Técnicas de treinamento de força muscular já são reconhecidas como terapia para mulheres que já apresentam incontinência, no entanto, a precisão de aplicação destas técnicas no meio domiciliar e com supervisão fisioterapêutica devem ser estudadas, a fim de investigar a possibilidade desta estratégia de autocuidado ser aplicada de forma mais ampla na rede de atenção básica à saúde. O trabalho trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, com base em consultas em dados eletrônico da Biblioteca Científica Eletrônica Online(SciELO) e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (Medline/PubMed), e em cuja, investigação se utilizou as palavras chaves: Incontinência Urinária, Idosos, Fisioterapia, Treinamento de força, dos periódicos selecionados não se excluiu nenhum, entretanto, para as discussões, por questões de atualidade, preferenciou-se àqueles datados entre 2018 a 2023. Com a pesquisa foi possível conhecer um pouco de como funcionam os órgãos da região pélvica, no que tange a bexiga. Além de discursar acerca da enfermidade e sua relação com as mulheres idosas, os estudos da fisioterapia e as relações terapêuticas na enfermidade das vias urinárias, assim como compreender que a Cinesioterapia é de suma importância nas aplicações terapêuticas da população investigada. Para idosos com incontinência urinária, a cinesioterapia pode ser especialmente útil, pois é uma abordagem não invasiva e segura, que pode ser realizada em casa ou em uma clínica de fisioterapia. Palavras- Chave: Incontinência Urinária; Idosos; Fisioterapia; Treinamento de Força.