Faculdade do Norte de Mato Grosso - AJES

MONOGRAFIAS - BACHARELADO EM PSICOLOGIA

USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM ATENDIMENTO PSICOTERÁPICOS EM CASO DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: CAMILA MENDES DE OLIVEIRA
Orientador: Profa. Esp. Dalila Mateus GonçalveS
RESUMO Esse relatório considera a importância do conhecimento voltado para o estudo da Psicologia Clínica. Esse estudo traz um relato de caso clínico realizado durante os atendimentos psicoterápicos no estágio, e dados gráficos do número de psicólogos formados e registrados no Conselho Regional de Psicologia. A análise empreendida traz um modelo de atendimento clínico realizado em Estágio Supervisionado, trazendo informações relevantes sobre a importância e necessidade que o estágio fornece para o acadêmico. Esse presente estudo foi realizado pela acadêmica do VIII termo de Psicologia, com foco nas pesquisas e experiências em clínica. Os atendimentos relatados durante o presente trabalho foi realizado através da plataforma online Meet, e presencias na Clínica Escola de Atendimento Psicológico – CEAP, sendo acompanhados pela supervisora capacitada e responsável pelo estágio. Os atendimentos clínicos durante o estágio é muito importante, pois oferece aos graduandos experiência na área e adaptação, pois permite um vasto conhecimento no decorrer das demandas ofertadas. Palavras-chave: Psicologia clínica; estágio em psicologia; escuta clínica.



SER MÃE UMA ESCOLHA OU OBRIGAÇÃO?
Autor: CARIN ÁVILA DOS ANJOS
Orientador: Profa. Esp. Dalila Mateus Gonçalves
RESUMO Tomar decisões durante todo percurso da vida de um ser humano é inevitável, e ser assertivo no processo de decisão é fundamental para que uma pessoa possa ser bem realizada e tenha uma vida mais equilibrada, o psicólogo pode contribuir para que o paciente possa trabalhar esse processo de assertividade na tomada de decisão e consequentemente promover uma melhora no quadro das pessoas que sofrem com a dificuldade de tomar decisões. Esse estudo teve por objetivo mostrar a intervenção do psicólogo junto ao paciente com dificuldade de assertividade na tomada de decisões. A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo revisão bibliográfica com pesquisas realizadas nas bases de dados gratuitas e disponíveis, sendo elas a Scientific Eletronic Librali Online (scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com o propósito de encontrar dados que mostrem a intervenção do psicólogo junto ao paciente com dificuldade de assertividade na tomada de decisão. Através das pesquisas feitas concluiu-se que o psicólogo contribui de forma significativa nesse processo. Palavras-chave: Assertividade, medo, tomada de decisão.



A PROFECIA AUTOREALIZADORA RELACIONADA À INFIDELIDADE CONJUGAL
Autor: ERIKA FERNANDA PEREIRA MAGALHÃES
Orientador: profa. Esp. Dalila Mateus Gonçalves
RESUMO As relações conjugais estão presentes na história desde os antepassados, com intuito de desenvolver vínculos sociais importantes para sobrevivência humana, contudo, com o tempo essas relações foram ganhando novas configurações, e o amor romântico passa a ser um ponto importante na criação dessas uniões. Com a inserção desse amor, passa a existir um sentimento de posse e controle do outro, aumentando as chances de conflitos, como fugas e traições. Assim, o presente artigo foi elaborado por meio de uma pesquisa qualitativa, com objetivo de correlacionar a profecia autorrealizadora com a infidelidade frequente em relações amorosas, investigar a maneira como o luto não elaborado de uma traição contribui para a incidência deste comportamento e analisar as suas consequências psicológicas. Para isso, foi realizado um levantamento de dados utilizando as bases Pepsic, Scielo e PubMed e relatos pessoais publicados em blogs. O trabalho foi construído com intuito de contribuir com os estudos da área acerca da infidelidade e da profecia autorrealizadora, propiciando conteúdos para terapia individual e de casal. A análise do material permitiu relacionar dentro da perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental, o impacto da traição nos indivíduos e a possibilidade de que as crenças disfuncionais possam vir a ser facilitadoras da profecia autorrealizadora. Palavras-chave: Profecia Autorrealizadora. Relações Amorosas. Infidelidade. Terapia Cognitivo-Comportamental. Crenças Desadaptativas.



A IMPOTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO VÍNCULO ENTRE MÃE E FILHO
Autor: MICHELE FERNANDA PEREIRA ALVES
Orientador: profa. Esp. Dalila Mateus Gonçalves
RESUMO O pré-natal é a porta de entrada para a mulher em relação a amamentação, é importante o incentivo desde a gravidez, a mãe deve procurar informações, ler artigos, se informar sobre a amamentação e principalmente ela deve querer amamentar seu filho. O incentivo de profissionais no pré-natal é um aliado na promoção da nutrição e da saúde infantil. Quando a mulher não realiza o pré-natal, a amamentação exclusiva acaba tendo uma interrupção mais cedo do que o esperado, mães que recebem informações e é orientada corretamente precisam de apoio contínuo e incentivo em relação a amamentação exclusiva. O apoio correto para as mulheres superar os obstáculos e dificuldades que acabam acontecendo durante essa transição pode apresentar uma grande diferença entre o abandono e o sucesso do aleitamento materno. O apoio profissional é o principal para uma amamentação com sucesso. Aleitamento materno é o principal para suprir todas as necessidades da criança, mantendo e fornecendo três quartos de proteínas na qual o bebe necessita nos seus seis a doze meses de vida. No entanto este artigo explica a contextualização as formas que é proposta essa amamentação, informações e importância do apoio para as mães que não conseguem a pega correta, tendo o foco principal na importância da amamentação e todo seus benefícios tanto para mãe quanto para o bebe. Por meio de levantamento e estudo bibliográfico sistemático nas bases de dados da Pepsic, Scielo, Unifest, e livros, foram incluídos 10 artigos e um livro que embasam este trabalho de pesquisa. Palavras- chave: Leite, Materno, Bebe, Mulher.



A POBREZA COMO DIFICULTADORA DA APRENDIZAGEM: REVISÃO PÓS PANDEMIA COVID-19
Autor: ROMANO ALMEIDA SILVA
Orientador: profa. Esp. Dalila Mateus Gonçalves
RESUMO: Este artigo aborda a construção da pobreza como um dos fatores prejudicais a educação nas escolas públicas, relacionado assim a prevalência regional pobreza com a prevalência regional do fracasso escolar no Brasil por meio de análise conclusiva. O método utilizado foi pesquisa quantitativa de levantamento de dados estatísticos, foram exclusas publicações com mais de uma década de publicação. Justificasse esse artigo a necessidade de combater a desigualdade social, compreendendo como a pobreza influencia o fracasso escolar. Conclui-se que as regiões Norte e Nordeste tem a maior concentração da pobreza brasileira, assim como também do fracasso escolar. Sendo o trabalho infantil o principal agrave do fracasso das escolas públicas brasileiras e resultado da pobreza extrema no Brasil. Palavras-chave: Fracasso escolar; Pobreza; Pandemia; Trabalho Infantil.



O ABUSO SEXUAL INFANTIL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E OS TRAUMAS DESENCADEADOS
Autor: TATIANE RIBEIRO
Orientador: profa. Esp. Dalila Mateus Gonçalves
RESUMO O Abuso sexual infantil eleva-se em todos os países e civilizações, originando demasiadas consequências que concomitantemente permanecem até a vida adulta, ressoando na saúde fisiológica do ser humano, e substancialmente psicológica do mesmo. Por meio disso o objetivo deste trabalho é explorar os materiais literários existentes no intento de descobrir quais são as consequências psicológicas ocasionadas pelo abuso, como também a porcentagem de crianças que sofreram abusos sexuais em sua infância, e buscar dados quanto a incidência deste crime em meninas e meninos. O método deste artigo é uma pesquisa de base qualitativa, narrativa descritiva onde os mesmos contaram com artigos, revistas e livros de caráter cientifico. Bases de dados usadas scientific SCIELO, PUBMED - Serviço da U. S. Nacional Library of Medicine, PEPSIC –Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia. Os descritores utilizados foram os pautados no tema “Abuso Sexual Infantil”. Enfatizando os resultados, citamos que dentro do grande acervo de materiais, chegando 100 artigos, os descritores e critérios de inclusão estreitaram os resultados chegando a 12 artigos que compõem as necessidades supracitadas do trabalho. Em intermédio a isso os resultados que adquirimos é que ao analisar mais profundamente o abuso sexual observamos que as implicações do abuso sexual infantil resultam em danos graves sobre a saúde mental das vítimas, e caso não obtenha tratamento esses traumas podem ser levados por todo a vida desta pessoa. Em ato de conclusão citamos que a dimensão destes traumas está também relacionada com a idade da criança, com a relação que a criança possa ter com o abusador, a frequência e a duração. Palavras-chave: Criança; Abuso sexual infantil; Traumas Infantis; Consequências.