Faculdade do Norte de Mato Grosso - AJES

NOTÍCIA

Data: Quinta-feira, 06/05/2021 00:00

Alunos do 7º termo de Fisioterapia visitam frigorífico na região

Alunos do 7º termo do curso de Fisioterapia, e sua supervisora Profª Daniela Batisti

Os alunos do 7º termo do curso de Bacharelado da Fisioterapia que estão em Estágio em Programa Saúde da Família, acompanhados com a Supervisora Professora Daniela Batisti, visitaram no dia 06/05/21 o Frigorífico FRIALTO afim de conhecer o trabalho do Fisioterapeuta que realiza atendimentos de Fisioterapia do trabalho e ergônomica. 

O fisioterapeuta do trabalho é responsável por manter a saúde do trabalhador em dia. Ele atua na prevenção de lesões, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais e na recuperação de problemas decorrentes da atividade profissional. É um profissional valioso para empresas, especialmente as de grande porte, pois ajuda a diminuir o afastamento de trabalhadores por problemas musculares ou esqueléticos.

Além disso, ele é responsável pela ergonomia do local, tratando-se de uma abordagem que visa conhecer o funcionamento e as situações laborais tornando possível compreender os seus determinantes, sendo o fisioterapeuta o profissional que identifica e corrige os fatores que desencadeiam as LER / DORT, doenças conhecidas como doenças do trabalho.  

 

O fisioterapeuta pode atuar na:

  • Prevenção do desconforto ou queixas musculoesqueléticas nas atividades laborais;

  • Estudo ergonômico do trabalho, junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;

  • Intervenções ergonômicas de correção, conscientização ou sensibilização nas empresas;

  • Palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;

  • Orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores, fora do ambiente de trabalho e nos postos de trabalho durante a execução de suas atividades ocupacionais;

  • Avaliação postural e análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;

  • Desenvolvimento de programas de ginástica laboral;

  • Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborais;

  • Desenvolver programas coletivos, que contribuem para a diminuição dos riscos de acidente de trabalho.

 

A coordenadora do curso Maria Isabela Haddad destaca: " Nossos alunos são incentivados desde o começo da formação a conhecer as diversar áreas em que o Fisioterapeuta pode atuar. Nossa região comporta empresas de grande porte, sendo de extrema necessidade o fisioterapeuta inserido na equipe afim de diminuir os custos para a empresa, e dar uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores, evitando lesões e doenças do trabalho, e consequentemente, afastamentos do serviço."

 

*Os alunos da AJES estavam a todo momento com equipamento individual de proteção para o local e também para o COVID-19